Se você me parar e perguntar de supetão quem é “o cara” do mundo do automobilismo esportivo norte-americano, eu não pensarei duas vezes antes de dizer Carrol Shelby. Você pode até não saber, mas este senhor, um ex-criador de galinhas hoje com 85 anos de idade, tem participação ativa na criação de alguns dos maiores mitos dos carros esportes, não apenas norte americanos, mas mundiais.
Além do seu AC Shelby Cobra 427 S/C, carro que montou com chassis da inglesa AC e motor Ford, Shelby esteve envolvido naquele que na minha opinião é o carro mais bonito já produzido na América, o GT40, um carro da Ford feito para dominar, coisa que fez com pleno sucesso, a mais famosa corrida da categoria turismo, as 24 Horas de Le Mans. Ele teve participação no trabalho das Big 3 (Ford, GM e Chrysler – se bem que agora estão mais para ‘Broken 3’), mas sem dúvida seu trabalho mais conhecido é com a Ford, seu relacionamento com o Mustang é tão forte que as linhas especiais deste poney car, ainda hoje, chamam-se Cobra.
Em 1991, Shelby foi submetido à um transplante de coração, e decidiu que criaria uma fundação para dar apoio a crianças que fossem passar por transplantes de órgãos, nasceu assim a Carrol Shelby Children’s Foundation, que atende crianças que estão aguardando por transplantes e corção ou rins. Além de seu trabalho normal na fundaçã, que envolve a venda de diversos produtos com sua marca, com renda revertida, este ano ele resolveu leiloar seu próprio Mustang, um Shelby EXP500 CSS 1968 batizado Black Hornet, e reverterá toda a renda em prol de sua fundação.
Um Mustang, que além de ser lindo, é um pedaço da história automotiva, retrato da época de ouro dos Muscle Cars e pertencente a um dos maiores ícones automotivos da história. Eu bem que gostaria de ter cafice para enrar em uma brincadeira destas, mesmo sendo um sedã, e não meu preferido, o fastback 😉
Seguem fotos em detalhe do carro, clicando nelas, você poderá vê-las em melhor resolução.
Fantastico…
Que espetáculo!!!
Ôh maldita megasena que não saiu pra mim este final de semana!!!
esse é o carro.
Realmente é muito lindo, um clássico, é exotico, parabéns Carrol Shelby…
concordo com tigo mano e um espetaculo esse classc
nos aguardamos moderacao
é demais!!
muito lako
simplismente lindo, muto lindo. O shelby é e sempre será o melhor!!!
Lindo carro!
Realmente os shelby’s são um tesão!
Ps.: cafice? 😛
[…] já falei aqui no Autozine pela paixão que nutro pela obra de Carrol Shelby, um criador de galinhas falido que tornou-se um […]
MAGNIFICO…sem mais
Amigo, ótimo post, só que este carro não é um sedã, e sim um coupé, com um magnífico teto HardTop…. famoso por não possuir colunas centrais e “imitar” um veículo conversível de capotas fechadas… esse é um dos´poucos carros a utilizar este tipo de teto… ao meu ver é até mais interessante um carro deste do que um fastback que já virou carne de vaca…. esse é um em um milhão todo mustang que se ve envenenado poraí é fastback.. esse tem dois diferenciais 1º é um Shelby legítimo e do próprio Shelby e 2º é hardtop assim como nosso Dodoge Dart 2 portas e chargers….
Abraços… ótimo post novamente
esse cara era cafetão !!!
VOCÊ DEVE SER UM CAFETÃO PARA TER TÃO MAL GOSTO DE FAZER ESTÁ PERGUNTA SOBRE UM ICONE DA INDUSTRIA MUNDIAL, VOCE DEVERIA CHAMAR NARCISO , SEM NIVEL.
Eu ainda vou ganhar na mega-sena ficar rico e comprar 1 desses, meu sonho, prefiro 1 desses que qualquer BMW,Ferrari dessas 😀
Nasci no ano errado,quem dera ter 30 anos quando esse carro saiu. hehehe
Vale apena lembrar que a Shelby no presente momento é uma empresa totalmente independente da Ford Mustang, apenas é utilizada a platforma dos carros, modificada(claro que para melhor) pela Shelby. A prova é que se você quizer comprar um Camaro vc vai na GM, mais se vc quiser comprar um Shelby a Ford não te venderá, ela não pode pois o carro não é dela e sim da propria Shelby.
Eu era fanboy do cara 🙁 http://t.co/PSimPfNK
Putz, @roniuj eu era fanboy TOTAL do cara http://t.co/kAnjJ9Oh dois dos meus cinco sonhos de consumo automotivos tem o dedo dele 🙁
esses são os verdadeiros carros os de hoje é mera imitação ……….