21
abr
12

Volvo Ocean Race

Postado em Eventos por Danilo Ferreira - Comments

A Volvo nos convidou para o evento Volvo Ocean Race, etapa de Itajaí. A Volvo Ocean Race é uma disputa única, na qual 6 equipes passam pelos 5 continentes, a bordo de barcos impulsionados a vela. É considerada a Formula 1 dos mares, e leva, no total, 9 meses para ser disputada . É uma disputa emocionante e exigente, que passa por 10 “stopages” (paradas) diferentes, e que agora está em Itajaí, litoral de Santa Catarina, e trouxe, além dos belos barcos, uma estrutura enorme, que vamos mostrar a vocês

A Volvo é dona da categoria desde 1998 (dividida entre Volvo Car Corporation e Volvo Group, que são duas empresas distintas), daí o nome Volvo Ocean Race – e é conhecida também como The Volvo. Cabe a marca o desenvolvimento e suporte tecnológico a categoria – que conta com tecnologias como fibra de carbono na construção dos barcos, conexão permanente dos barcos a um centro de controle, que fica localizado na cidade de Alicante, na Espanha, e os eventos, que são feitos a cada parada.

Clique aqui para ver mais

A Volvo aproveita para mostrar os produtos e as novidades, como o Volvo C30 Electric, na foto acima, que tivemos a oportunidade de dirigir (post sobre o C30 vai ser publicado em breve!)

Os barcos, que pesam cerca de 15 toneladas, são feitos de fibra de carbono, e podem alcançar velocidades de cerca de 80km/h (melhor falar em km/h do que nós para entendermos aqui!) e andam sempre no limite – o que acaba ocasionando quebras. O desafio é ficar entre a velocidade e a resistência do barco e acabar a “perna” (parte da corrida) em segurança. Se ocorre uma quebra, a central de controle sabe imediatamente, porém, como os barcos estão no meio do oceano, o socorro pode demorar (e muito). Uma das quebras do barco Abu Dhabi ocorreu em um dos pontos de maior distância de terra firme, entre a Nova Zelandia e o Brasil – para se ter uma idéia, em um determinado momento o barco estava mais perto da estação espacial internacional do que de terra firme!

Os tripulantes se revesam em turnos de 4h de trabalho e 4h de sono. 4h de sono? Difícil conseguirem dormir tanto tempo, pois quando uma grande manobra precisa ser feita, é preciso a ajuda de todos os tripulantes! O único membro que não faz “nada” é o câmera, que filma, tira fotos, edita e envia material o tempo todo, além de cozinhar e limpar. E é bem dificil filmar qualquer coisa enquanto o barco está passando por entre as ondas, que varrem constantemente o barco!

Informações do barco:

Material: Fibra de carbono
Peso: 14,5 toneladas
Comprimento total: 21,5 metros (70 pés)
Velocidade: 40 nós de média
Balão: 500 m²
Tamanho do mastro: 31,5 metros
Espaço: 2 m³ por pessoa (o equivalente a uma cabine telefônica de fibra de carbono)
Velas: 17 para a viagem completa e 2 velas balão para a competição In-Port
Peso da quilha e bulbo: 7,4 toneladas
Câmeras a bordo: 7

Em breve aqui no Autozine mais informações e fotos!

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz