Evento Ford Transit – Fábrica de Caminhões da Ford

4
526

Após escrevermos sobre a Ford Transit aqui e aqui, fomos convidados pela Ford para conhecer a fábrica de caminhões, que faz a série Cargo e a série F, e fica em São Bernardo do Campo – e também fomos convidados a dirigir uma Ford Transit.

Clique aqui para ver mais

Fomos recepcionados com um delicioso café da manhã na JWT, agência que cuida da publicidade da Ford – a mesma que criou aquele fabuloso  comercial do Focus – e que está tocando a campanha da Transit

E que tem um visual incrível – deve ser ótimo trabalhar lá

Poder parar pra pensar um pouco olhando pra uma vista dessas é sensacional

Sério, deve ser BEEEM legal… olha aqui em baixo o que tem por lá!

To falando dessa salinha, que é bem confortável e tem um visual bem agradável

Mas vamos ao carro – belo carro, aliás.

O painel parece mais de carro de passeio do que de utilitário, desenho bonito, volante com boa pegada, boas e legíveis informações disponíveis e câmbio de 6 marchas com engates bem fáceis e alavanca bem à mão.

O carro transmite muita segurança com o ABS para frenagens, sistema de controle de tração não deixa o carro “sambar” nas curvas – testamos o carro na chuva (o que eu acho ótimo para testar esses tipos de sistemas de segurança) – fazendo curvas em velocidade acima do recomendado com pista molhada, o carro queria desgarrar mas o sistema de controle de tração tomou conta e segurou o carro, deu mesmo pra sentir o sistema segurando o carro. O carro estava vazio, com a traseira leve, o que ajuda a deixar o carro mais instável – mas o sisteminha foi sensacional – deveria ser obrigatório em TODOS os tipos de veículo.

Testamos também o sistema de freios ABS, freiando com força máxima em pista molhada, tanto de asfalto quanto de paralelepípedos, e a van manteve a trajetória reta, sem travar as rodas ou demonstrar qualquer sinal de que iamos perder o controle. Outro sisteminha sensacional é o HLA, sistema de auxílio em rampas, que ajuda a sair de lugares com inclinações superiores a 4%, não deixando o veiculo voltar, evitando acidentes e facilitando a vida do motorista. Ah, funciona para a ré também.

A visita a fábrica de caminhões foi muito legal – pena não podermos entrar com câmeras dentro da fábrica – talvez para não divulgar nenhum segredo comercial – seja algum futuro lançamento ou alguma técnica de produção – mas podemos ver de perto a produção dos caminhões Cargo e da série F, que vai da picape F250 até o caminhão F4000, incluindo os modelos exportados até para a Austrália.

O legal da fábrica é o tamanho – menor do que eu achava para uma fábrica de caminhões – bem enxuta e organizada – todo o sistema de logistica interna (levar peças do estoque para a linha de produção por exemplo) é terceirizado e feito pela empresa DHL, a linha de montagem vai como uma “serpente” por dentro do prédio, e os funcionários não tem que ficar andando para lá e para cá, quem se move são os caminhões.

Uma das coisas mais interessantes é a estação de abastecimento – uma máquina que abastece TODOS os fluídos do carro – diesel suficiente para ligar e chegar na revenda, óleo do motor, óleo de cambio, fluido de freio, liquido de arrefecimento e até liquido para lavar os vidros, tudo de uma vez só.



Bem confortável, cinto de 3 pontos para todos os ocupantes…

Ah, outra coisa legal no Transit Van é que tem uma janela superior, para escape no caso de acidente, e abaixo tem o “martelinho” para quebrar os vidros e sair. O problema é que nada prende esse martelinho, como uma cordinha ou correntinha, vai sumir em questão de dias. Algo a se pensar para evitar prejuizos.

Acima, a galera que foi visitar a fábrica, junto com o pessoal da Ford, da Riot e da JWT! Obrigado a Ford pelo convite!

4 COMENTÁRIOS

  1. Essa Ford Transit é muito bacana, ainda não vi uma, mas pelo que li ai em cima, vem bem equipada para esse tipo de seguimento, acho bom a Mercedes Benz atualizar a Sprinter e a Fiat/Iveco fazer o mesmo, não que essas sejam ruíns, pelo contrário Sprinter e Iveco são violentas e bacanas d+, mas a Ford está oferecendo bastante coisa nesse Ford Transit, parabéns pela matéria…

  2. Faço replicas e artesanatos de caminhões em madeiras acesse o site.www.replicaseartesanatos.com.br.GRATO…

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui