Em 1985 o Brasil precisava de heróis. Havia 15 anos que a seleção não ganhava uma copa do mundo, estávamos saindo de 29 anos de ditadura militar e logo no início do ano eu chorei pela 1ª vez na frente de uma televisão.  Chorei como se tivesse perdido o meu próprio avô. Havíamos perdido o pivô de todo o processo de retorno a democracia no país. Morria, Tancredo Neves. Foi uma época em que o Brasil, saindo de 29 anos de ditadura militar, ficou órfão mais uma vez . Na política, Tancredo, nos esportes, já havia uma década e meia que o Brasil havia ganho uma copa, e eu era dessa geração que nasceu sem heróis de infância. Precisávamos de alguém. O país precisava de alguém. Foi então que todos os olhos começaram a se voltar para um jovem piloto que havia estreado na Fórmula 1 no ano anterior. Apesar de Nelson Piquet ter ganho os campeonatos mundiais de ’81 e ’83, seu jeito recluso e uma quase-fama de “bad boy” não faziam dele o candidato ideal a ser o próximo herói nacional.

Senna, ao contrário, era o tipo de pessoa a quem um pai entregaria sua própria filha sem pensar 2 vezes. Bom garoto, batalhador, empresário de sucesso e filantropo. Em 1984 vindo da Fórmula 3 britânica, o garoto que começou a correr de kart com apenas 4 anos de idade e aos 17 já era campeão sul-americano da categoria, fazia sua sua estreia na categoria maior do automobilismo mundial na Toleman, que mais tarde se transformaria na Benetton. Ayrton, no entanto, só venceria o seu 1º Grand Prix, correndo pela inglêsa Lotus, em Portugal no ano seguinte. O 1º de muitos outros que viriam mas, naquele ano, ele só voltaria a ouvir o hino nacional por sua causa, vários meses depois no GP da Bélgica. No ano seguinte seriam novamente 2 vitórias, ainda pela Lotus. Mesmo assim, o talento do jovem piloto já era reconhecido por todos. Sua sorte só mudaria em 1988 com sua contratação pela McLaren, na época a melhor equipe da F1. Neste ano foram 8 vitórias e o 1º campeonato mundial. Ele voltaria a ganhar outras 3 vezes em 1990 e em 1991.

O piloto Ayrton Senna todo mundo conhecia, mas fora das pistas ele também brilhava. Empresário correto, patriota  – “O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho.”e sempre preocupado com as condições de vida da população brasileira e especialmente das crianças. Foi pensando nelas que poucos meses antes do trágico acidente que lhe tiraria a vida, anunciou sua intenção de fazer algo de concreto para melhorar sua situação. Seu sonho foi cortado pelo muro no circuito de Imola, na Itália onde viria a falecer em um acidente trágico provocado por uma falha mecânica, a coluna de direção se quebrou e o piloto perdeu o controle do carro batendo a mais de 200km/h no muro de proteção.

Depois do acidente, a família de Ayrton Senna resolveu levar a cabo seu sonho de ajudar as crianças e o Instituto Ayrton Senna foi criado. O IAS sobrevive com o que é arrecadado com os direitos de uso da marca Senna, que sempre é ligada a novas tecnologias. Com a ajuda de mais de 51 mil voluntários no país inteiro o Instituto já investiu mudou a vida de quase 1 milhão de crianças e adolescentes em 463 municípios de 25 Estados brasileiros.

Hoje, 21 de março, dia em que o herói Ayrton Senna completaria 50 anos de idade, nós do Autozine e o Blog Carplace, temos a honra de sermos embaixadores da nova campanha do IAS com um layout exclusivo criado especialmente para a data. No site da campanha, você pode acompanhar as diversas mensagens que internautas de todas as partes deixaram em homenagem ao Ayrton. Faça uma visita, conheça mais sobre o Instituto Ayrton Senna e deixe também a sua mensagem.

Fontes: 1, 2, 3, 4 e 5.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Tudo sobre o aniversario do Ayrton Senna http://bit.ly/9608cj #Senna50

  2. Laura disse:

    Tudo sobre o aniversario do Ayrton Senna http://bit.ly/9608cj #Senna50

  3. ViVi Messina disse:

    RT @Autozine: Post sobre o Aniversário de 50 anos do Ayrton Senna – http://bit.ly/9bmeia #Senna50

  4. Tudo sobre o aniversario do Ayrton Senna http://bit.ly/9608cj #Senna50

  5. maior cartão virtual do mundo ,ajude ! é só criar uma mensagem com a #hashtag #Senna50 http://bit.ly/9608cj

  6. SuKerubin disse:

    RT @Autozine: Post sobre o Aniversário de 50 anos do Ayrton Senna – http://bit.ly/9bmeia #Senna50

  7. Graham Tyre disse:

    RT @Thay_Christini: Tudo sobre o aniversario do Ayrton Senna http://bit.ly/9608cj #Senna50

  8. http://migre.me/qoXl pode ter morrido, mas o #senna50 foi e sempre será o ídolo da minha geração

  9. Carlos Silva disse:

    RT @rcobrabr – http://migre.me/qoXl pode ter morrido, mas o #senna50 foi e sempre será o ídolo da minha geração //[2]

  10. Rubens Monterrubio disse:

    Muito interessante o texto, qualquer texto que fale do Senna vale a pena ser lido, só tenho uma ressalva, sobre o acidente, já li algumas vezes que a barra de direção, na verdade, quebrou com o impacto, pois a telemetria registrou tração nela mesmo com o Senna indo em linha reta em direção ao muro, o que provavelmente aconteceu foi uma somatória de pneus frios, pois estavam atrás do safety car, com ondulações na pista, que fizeram com que ele perdesse o controle do carro e este fosse direto, em linha reta, em direção ao muro, mesmo com todo o volante virado a esquerda.

    Abraços, o blog está cada vez melhor!!

  11. RT @webdicas: Tudo sobre o Aniversário de 50 anos do Ayrton Senna http://migre.me/qnZz #Senna50

  12. […] Comemorando os 50 anos de Ayrton Senna (Homenagem) […]

  13. Vera Lúcia Sampaio disse:

    O texto merece ser lido, muito bom. Só gostaria de voltar a assistir as corridas de domingo outra vez, pois hoje quando tento assistir à corrida não tem a mesma emoção de antes, sentíamos o prazer e até mesmo uma obrigatoriedade de apreciarmos os verdadeiros esportistas desse evento.

  14. Ayrton Senna – Os 50 anos do herói do Brasil -http://autozine.com.br/eventos/ayrton-senna-os-50-anos-do-heroi-do-brasil

  15. Elizeu rocha disse:

    ELE FOI AYRTON SENNA O MELHOR E SERA PRA SEMPRE THE BEST VALEU SENNA.