TAGS: ,

• Muscle car será importado na versão SS, a mais completa da linha
• Motor é o V8 de 406 cv e o câmbio é o sequencial/automático de seis marchas, com opção de troca por meio de botões no volante
• Interior mescla acabamento diferenciado e muita tecnologia
• Chevrolet oferece pacote de acessórios para personalização do esportivo
• HUD projeta imagens no para-brisa para deixar a condução mais esportiva e segura
• Esportivo tem a melhor relação custo/diversão do mercado. Chega a 185.000 reais





“É um ícone, um sonho sobre rodas”

Um carro que desperta a paixão em qualquer um que o dirija ou simplesmente olhe para ele.

A versão SS chega ao Brasil equipada com o motor mais potente da linha Camaro. Trata-se de um V8 de 6.2 litros, que tem bloco e cabeçotes feitos em alumínio e que desenvolve 406 cv de potência a 5.900 rpm e impressionantes 56,7 kgfm de torque, a 4.200 rpm, números que o credenciam para um distinto clube que reúne esportivos como Corvette, Ferrari, Lamborghini e alguns modelos da Porsche. O Camaro acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.

Além de toda a sua potência, o motor do Camaro oferece muita tecnologia. Seu motor é equipado com o AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de injeção desliga quatro cilindros, reduzindo o consumo de combustível – que pode ser aferido pelo computador de bordo – e aumentando significativamente a autonomia do esportivo.

Em conjunto com os mais de 400 cv de potência do Camaro, trabalha a transmissão sequencial/automática de seis velocidades, exclusiva da versão SS. Com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da transmissão automática ou trocar as marchas conforme a sua necessidade, por meio de botões atrás do volante, permitindo que o condutor pilote da maneira mais esportiva possível: sem tirar as mãos da direção.

“O câmbio sequencial, com opções de troca no volante, é uma unanimidade hoje. Praticamente todos os superesportivos e os carros de corrida utilizam esta tecnologia. É um item fundamental, para conseguir aliar em um único carro a agressividade de condução com mais de 400 cv de potência, ao conforto necessário para se rodar também nas grandes cidades”.

Para pilotagens mais esportivas, além dos botões no volante, o Camaro oferece controles de estabilidade e de tração, ajudando o motorista no caso deste cometer algum excesso. O sistema atua em dois diferentes níveis. Pressionando-se o botão (localizado no console central) apenas uma vez, ele desabilita imediatamente o controle de tração. Pressionando ele novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Stability Track”, mais dinâmico, permitindo uma condução mais pura e esportiva, sem tantas intervenções do sistema. Entretanto, ele não se desliga por completo, mantendo o alto nível de segurança exigido em um muscle car como o Camaro.

Ao contrário de seus concorrentes em outros mercados, o Chevrolet Camaro vem equipado com suspensões independentes nos dois eixos. Tanto na dianteira quanto na traseira, o Chevrolet utiliza suspensão do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos, além de molas helicoidais e amortecedores. Além de já poder receber nossa gasolina (com adição de etanol), sua boa altura livre em relação ao solo, de 15,6 cm (um Chevrolet Agile tem 16,0 cm), lhe permite trafegar sem problemas por nossas ruas e estradas. Para assegurar a estabilidade superior, o Camaro vem equipado de série com rodas de alumínio de 20 polegadas – de tala 8’ na dianteira e 9’ na traseira. Calçando as rodas estão os pneus de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira.

O conjunto de rodas e pneus deixa à mostra os enormes discos de freios (com 35,5 cm de diâmetro e 3,2 cm de espessura na dianteira e 36,5 cm de diâmetro e 2,8 cm de espessura na traseira) e as pinças da Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1 – de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

O desempenho é apenas uma parte do show. Além do potente V8 sob o capô, o Camaro agrada pelo design surpreendente. Com um visual que é muito próximo ao concept car de 2006, o Camaro retrata a herança de sua primeira geração, produzida de 1966 a 1969.

As linhas do muscle car impressionam no primeiro olhar. A frente conta com a “agressividade” necessária por ter a grade e os faróis “escondidos” dentro da grande abertura frontal. Completam o visual os para-lamas salientes e altos, que continuam pela elevada linha de cintura do esportivo – uma característica típica dos muscle cars – culminando na traseira, com quatro lanternas retangulares e com o para-choque, que aloca as luzes de ré e os sensores de estacionamento, que são item de série no Camaro.

O esportivo da Chevrolet estará inicialmente disponível no Brasil em cinco diferentes cores: amarelo, branco, prata, preto e vermelho.

Interior mescla esportividade, design surpreendente e tecnologia

Não é só por fora que o esportivo impressiona. Desenhado para abrigar quatro passageiros, o habitáculo do Camaro consegue equilibrar design moderno, com inspiração em alguns elementos retrôs, e atenção máxima aos detalhes. O interior envolve o motorista, deixando claro que tudo foi feito pensando nele e no controle do carro.
Para começar, o volante de três raios é revestido em couro e conta com ajuste de altura e profundidade. Ele impressiona: primeiro pelo visual diferenciado, já que no centro ele estampa o nome do carro – ao invés do logo da Chevrolet. Segundo, pela pegada esportiva e por conter os comandos do rádio e do controlador automático de velocidade embutidos.
O painel de instrumentos é futurista. Os mostradores são em profundidade e envolvidos por duas molduras quadradas, que dão um toque de esportividade e requinte ao interior do Camaro. Eles têm a iluminação em Ice Blue, encontrada no Malibu e no Agile. No mostrador da esquerda, fica o velocímetro e o marcador de temperatura do motor. No centro está a tela de cristal líquido, com as informações do computador de bordo – com 7 funções – e, à direita, fica o conta-giros, com o indicador do nível de combustível. Na parte inferior do console central, ainda vão quatro outros marcadores em formato retangular, que medem a pressão e a temperatura do óleo, a voltagem da bateria e a temperatura do fluido da transmissão de marchas.
Os bancos do Camaro foram desenhados para oferecer o máximo de conforto e a segurança necessária para uma pilotagem mais esportiva. Na versão SS, eles são revestidos em couro e tem oito regulagens elétricas para o motorista e duas para o do passageiro, além de contar com aquecimento. Tudo de série.

Tecnologia a serviço do motorista

O sistema de entretenimento do Camaro inclui rádio com CD Changer para seis discos, MP3 Player, entrada auxiliar e entrada USB (no console central), além de um sistema premium de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Além disso, o Camaro conta com o PDIM (Portable Device Interface Module). Trata-se de um sistema que permite transmitir áudio de qualquer dispositivo que tenha Bluetooth para o sistema de áudio do carro, sem a necessidade de cabo.

No entanto, uma das grande novidades do Camaro é estar equipado com o Head-Up Display (HUD), um sistema que projeta informações no para-brisa do veículo. A idéia é a de que, em um veículo esportivo (o Corvette também oferece o equipamento), o motorista não desvie o olhar da estrada – por isso as informações ficam refletidas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações refletidas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

Acessórios: para ter um Camaro só seu

Ter um esportivo como o Chevrolet Camaro na garagem é o sonho de muita gente. Imagine então, poder personalizar seu Camaro e deixá-lo ao seu gosto, único. Pensando nisso, a Chevrolet está trazendo ao Brasil uma linha de acessórios originais do Camaro, a fim de permitir a customização do esportivo, mantendo os níveis de qualidade encontrados no modelo de série.
Na primeira lista de acessórios oferecidos há sete itens: cobertura para o motor, dois tipos de faixa decorativa, tampa do tanque em aço escovado, grade frontal diferenciada, apliques estéticos para o interior e capa protetora.

Nas cores amarela, vermelha e preta, a cobertura do motor dá um visual diferenciado coração V8, de 6,2 litros, que equipa a versão SS do esportivo.

Externamente, para diferenciar ainda mais as premiadas linhas do Camaro, a Chevrolet oferece dois tipos de faixas decorativas. O primeiro é um conjunto de quatro faixas (uma central, sobre o capô e a tampa traseira e outras duas na lateral) e em três diferentes cores: preta, cinza ou branca. O segundo tipo de faixa é bem mais conhecido pelos fãs do Camaro, trata-se de uma faixa dupla, nas cores preta, branca, prata ou cinza, que já estampou a carroceria do Bumblebee, um dos robôs da trilogia Transformers.

Além das faixas, o consumidor pode personalizar seu esportivo com uma nova grade frontal e também com uma tampa de combustível em aço escovado. E para manter a pintura do seu Camaro intacta quando estacionado, a Chevrolet oferece dois modelos de capas protetoras: uma cinza com faixas pretas e a vermelha, também com faixas pretas.

O interior, que já é um capítulo à parte no Camaro, ganhou ainda novos revestimentos de portas, como acessório, feitos em um material brilhante e colorido – são três opções de cores: amarela, branca ou prata. Alem das portas, o revestimento feito em uma resina especial também decora o painel do Camaro, dando um toque diferenciado e ainda mais exclusivo ao interior.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Divulga! Web! disse:

    Chevrolet Camaro, ícone da esportividade. http://migre.me/2TQdP

  2. Akminarrah disse:

    RT @divulgaweb: Chevrolet Camaro, ícone da esportividade. http://migre.me/2TQdP

  3. Mario Viana disse:

    RT @divulgaweb: Chevrolet Camaro, ícone da esportividade. http://migre.me/2TQdP

  4. Alvino Brito disse:

    RT @divulgaweb: Chevrolet Camaro, ícone da esportividade. http://migre.me/2TQdP

  5. Dimitry Gobbo disse:

    Chevrolet Camaro, ícone da esportividade. http://is.gd/iFfXB

  6. […] Chevrolet Camaro, ícone da esportividade. • Muscle car será importado na versão SS, a mais… […]