Radares: Sem placas de aviso agora

13
359

É isso mesmo: De agora em diante não há obrigação para a instalação de placas avisando sobre radares nas rodovias. O que significa que você pode ser multado sem querer e por um radar que não viu.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, foi aprovada ontem (23/12) uma resolução que permite que além de não avisar que há “fiscalização eletrônica”, não há mais exigência de estudo prévio para se liberar radares móveis. E podem colocá-los mesmo onde não há sinalização da velocidade máxima permitida, ou seja: Estamos diante de uma indústria de multas!

Não quero fazer apologia ao excesso de velocidade, mas fato é que grande parte do prazer de dirigir é perdido quando você está numa rua ou estrada com radar: Você não curte o passeio, a paisagem, a conversa com o(s) passageiros. Dependendo não curte nem a música.

Além de ter que concentrar na estrada, verificar retrovisores, tomar cuidado com barbeiros, buracos e tudo o mais, você tem que ficar de olho no velocímetro e nas árvores, se não tem nenhum radar escondido ali. Apesar que pelo menos essa resolução não permite que radares fiquem escondidos. Agora, como avaliarão quanto a visibilidade ou não deste, não sabemos até o momento.Toda essa preocupação, muitas vezes tira a concentração que você teria para… Dirigir corretamente.

A maioria das infrações de excesso de velocidade acontecem por descuido do condutor, por exemplo estar a 72Km/h onde o limite é 60Km/h. A pessoa é criminosa por isso? Um irresponsável completo que está pondo em risco a segurança de outras pessoas? Não acredito.

Muitas vezes pela preocupação com o trânsito, justamente por buscar dirigir com segurança por nós e pelos outros, nos distraímos e passamos um pouco do limite. Isso é normal, quem nunca passou por isso?

Infelizmente, como já disse outras vezes, aqui se preocupa mais em punir do que educar, por ser mais cômodo e lucrativo. Mas, até quando?

 Imagem: Blog do Aldo

13 COMENTÁRIOS

    • Fico muito preocupado com leis que favorecem o cidadão, ate quando ficaremos na mão desta
      gente que so pensão no nosso bem estar.

  1. “Muitas vezes pela preocupação com o trânsito, justamente por buscar dirigir com segurança por nós e pelos outros, nos distraímos e passamos um pouco do limite. Isso é normal, quem nunca passou por isso?”… falou e disse tudo.

  2. Excelente texto, concordo plenamente!! A educação do país, em todos os sentidos, está falida. São motoristas mal educados, assim como policias, como nossas crianças…. Infelizmente, não temos a quem recorrer,somente sonhar que um dia apareçam muitos e bons políticos, gente comprometida com o bem estar da população. Alguns dizem que temos o voto como arma, mas com os políticos que temos é o mesmo que atirar no próprio pé. Votar (obrigatório, diga-se de passagem) é assinar um procuração em branco pra esses … que estão no poder. Os bons e poucos políticos eleitos ou são corrompidos ou obrigados a entrar em esquemas, pois quem não entra na dança acaba morrendo como já aconteceu e continua acontecendo (policias, juízes(a), repórteres…) É lamentável ver nosso país ser extorquido dessa forma.
    Abraço,

  3. Fico muito preocupado com leis que favorecem o cidadão, ate quando ficaremos na mão desta
    gente que so pensão no nosso bem estar.
    Achei outro colega com meu nome que pensa da mesma forma

  4. assino em baixo tudo que foi comentado nesta coluna e digo com o Boris Casoy isto é uma vergonha, se ainda esta industria das multa fosse revertida em beneficio como sinalização ou asfalto de ruas td bem mas vai td para obolsos destes ladroes

  5. Eu mesmo já recei 02 multas onde a velocidade máxima é de 40 km/h. Em uma delas eu dirigia a 45 km/h (e dirigir a essa velocidade é considerado gravidade média). O radar fica em uma descida (óbvio) e após passarmos por uma escola infantil. Percebe-se claramente que a preocupação não é com a segurança dos alunos da escola, pois o radar foi instalado após a mesma, em uma descida, onde fica mais fácil arrecadar o valor da multa. E viva a indústria da multa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui