31
dez
11

Os melhores do ano de 2011 – Parte 2

Postado em Editorial por Rafael Moreira - Comments

Continuando a eleição dos melhores de 2011… (parte 1 aqui)

Melhor picape pequena para lazer: Volkswagen Saveiro

Decidimos dividir essa categoria pois há dois tipos de compradores delas, totalmente difetentes: Quem compra uma picapinha mais pelo estilo ou pra levar cargas leves como uma moto de trilha ou uma carga esporádica e quem realmente precisa delas para trabalho. Pro primeiro caso, a Saveiro possui um design bastante agradável, e mais esportivo. Sua versão Cross não é tão “carregada” visualmente como a Strada Adventure e está fazendo sucesso, particularmente entre jovens que gostam de personalizá-la. Por aqui tá mais fácil achar uma rebaixada do que original…

Pelo lado racional, é muito boa de mercado (assim como a Strada), confortável e depois dos problemas de lubrificação dos motores VHT, se tornou bastante confiável também. Seu desempenho, seu “jeito” de andar sempre muito elogiado ficou ainda melhor nesta geração, tem horas que você esquece que está numa caminhonete… (saiba os outros vencedores clicando aqui!)

Melhor picape para trabalho: Ford Courier

A Strada tem muitos fãs que a usam para trabalho, nós sabemos. E quando se trata disso, certas coisas como design são deixadas de lado em vista de espaço, capacidade de carga e durabilidade. E nisso acreditamos que a Ford Courier é superior. É a mais antiga do mercado, sua geração data de 1997 e foi reestilizada em 2001. Fabricantes focam muito em capacidade de carga e “litragem” da caçamba (até a borda), mas na prática quando se está carregando uma picape (faço isso costumeiramente numa Strada) você não pesa a carga e quase nunca precisa de uma caçamba alta para segurá-la (pra isso usa-se cordas…). A caçamba da Courier é a maior em espaço real, a mais larga e comprida. Isso facilita muito ao organizar sua carga e não é a toa que vemos muitas delas sendo usadas para transporte de motos, placas de madeira e granito, etc. Junte isso ao menor preço da categoria, uma suspensão muito robusta, um motor de desempenho excepcional e quase imortal (1.6 Zetec Rocam) e você tem a melhor picape pequena para trabalho do mercado.

Melhor picape média: Nissan Frontier

Não que a Hilux seja ruim, muito pelo contrário. Mas quando se analisa conteúdo X qualidades no geral X preço, a Frontier vence. No mundo de picapes maiores há muita fidelidade a marca, tanto é que conheço muitos donos de Hilux que gostam tanto da mesma que sequer pensam em experimentar uma Frontier ou Amarok. A maioria dessas picapes são para um uso mais leve, são para quem busca um veículo com luxo e boas capacidades off-road, e a Frontier apresenta um comportamento mais neutro e agradável para a maioria que a experimenta. Possui câmbio de 6 marchas e 6Kgfm a mais de torque (num total de 41) frente a Toyota. Pelo preço, pelo pacote e pelo andar, a Frontier é uma melhor compra. Ah, e não costuma dar dor de cabeça não, tá?

Melhor utilitário esportivo: Renault Duster

O Ecosport é o mais popular nessa categoria, com muitas qualidades. No Duster, você encontra todas as qualidades do Ecosport aprimoradas, um andar mais agradável e preços também. Some isso ao fator “novidade” e você entenderá como que logo ao chegar ela já está vendendo muito mais que a Ecosport, fazendo com que esta última seja negociada com vários descontos e brindes. São dois ótimos carros, mas a Duster é melhor e recebe nosso voto.

Lançamento, empresa e personalidade do ano: Sérgio Habib, JAC Motors e J3

Reunimos as três categorias este ano pois não podemos falar de uma sem falar da outra.

O que mais gostamos na JAC é que o Sérgio Habib mesmo com a experiência adquirida pela vinda da Citroën para cá, buscou pesquisar ao máximo e fazer um carro o mais direcionado possível ao nosso mercado, fugindo do ‘arroz com feijão’ que é elevar a altura do carro e recalibrar a injeção. Ele foi além, e além de inúmeras mudanças e pesquisas fez uma enorme estrutura de pós-vendas e marketing da marca, muito além que qualquer importadora fez ao chegar por aqui antes.

 

O J3 causou impacto logo que foi lançado por aqui, fruto justamente das várias mudanças que recebeu para o nosso mercado. Conhecemos muita gente que experimentou o carrinho (inclusive o Danilo testou ele) e nenhum deles desgostou do mesmo, muito pelo contrário. Um carro chinês que busca quebrar o preconceito quanto sua origem: É espaçoso, confortável, bem acabado e um motor moderno (1.4 16V VVT de 108cv) e ainda por cima recheado de equipamentos como Airbag, ABS, ajuste elétrico dos faróis e tudo o mais por R$37.900,00. Um valor que não paga concorrentes com apenas “ar e direção”.

Quanto a qualidade, preconceito quebrado. Mas e se o carro quebrar, como faz? Para isso a JAC oferece 6 anos de garantia sem limite de quilometragem e uma rede de concessionárias que cresce a passos largos, além de revisões de preço fixo e bem baratas (menos de R$100 a maioria).

Como comentei ao falar do J3 anteriormente, a concorrência local tratou de se mexer, como a Ford que baixou drasticamente os preços do Fiesta 1.6 top.  Logo depois veio a minivan J6 (saiba mais) e em 2012 teremos o compacto de entrada J2 e o sedã médio J5.

Devido a ousadia de Sérgio Habib e por todo o esforço e planejamento para promover a marca no país, este que está num momento próspero em vendas e nem tanto assim em produtos, faz dele a personalidade de maior destaque do meio e da JAC Motors, a marca de maior destaque.

Nós do Autozine desejamos a todos os nossos leitores, amigos e colaboradores que em 2012, a estrada que todos teremos que percorrer seja a mais tranquila e agradável possível, que tenhamos todos muita paz, sucesso e prosperidade. Que seja um ano de acontecimentos ainda melhores a todos!

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Divulga! Web! disse:

    Os melhores do ano de 2011 – Parte 2 http://t.co/egeKw8cz