1 milhão de Voyage produzidos

1
463

O Voyage é um caso interessante de automóvel que o mercado fez uso diferente da proposta do fabricante. Lançado em 1981, era a variação sedã do Gol e concorria com o Chevette e Fiat Oggi. A publicidade da época exaltava o modelo como um sedã econômico, moderno e principalmente prazeroso de dirigir. Qualidades verdadeiras, mas direcionadas a um público mais velho, mais familiar. 

O primeiro Voyage, de 1981.

Não demorou muito até que explorassem essas qualidades junto de outras herdadas do Gol: Mecânica barata, confiável e com altíssimo potencial de preparação, principalmente após o uso dos famosos motores AP (alta performance) em 1985. O resultado todos nós sabemos, o Voyage é um dos carros mais preparados e do país, e até hoje muito usado em competições. Mas apesar dessa fama, ainda hoje se vê alguns que permaneceram originais e conservados sob a tutela de donos cuidadosos, mas estão cada vez mais raros. (Guardem um para mim!)

Segue um pouco do histórico do modelo:

  • 1981: Lançamento da 1ª geração

  • 1982: Eleito carro do ano pela AutoEsporte
  • 1984:Junto das olimpíadas, a série Los Angeles vinha na exclusiva cor azul metálico, aerofólio e a opção de câmbio de 5 marchas para toda a linha.

  • 1985: o modelo passou a usar os famosos motores AP 1.6 e 1.8.
  • 1986: A versão GLS Super 1.8 agregava luxo e esportividade ao modelo.
  • 1987:Primeira remodelação (foto) e junto dela a entrada no mercado norte-americano (com o nome “Fox”) com extensas modificações, entre as principais bancos e suspensão mais confortáveis, motor com injeção eletrônica e câmbio com overdrive (última marcha mais longa, proporcionando silêncio e economia de combustível em viagens)

  • 1991: Segunda remodelação, mudando faróis, grades e lanternas.
  • 1993: Lançada a série especial Sport, com rodas BBS, bancos Recaro, retrovisores elétricos e ar-condicionado opcional. É a versão mais procurada e valorizada do Voyage “quadrado”.
  • 1994 e 95: Nos últimos anos de vida da primeira geração, mudanças apenas na disponibilidade de cores, padrões de revestimentos e novos modelos de rádios e toca-fitas opcionais.
  • 1996: Encerramento da produção da primeira geração, dando lugar ao Polo Classic.
  • 2008 – Após 12 anos, o Voyage é relançado com novo design, reinserindo a VW num dos mais importantes segmentos de mercado: o de sedãs de motor 1.0 a 1.6s.

2009 – Lançada a versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG.

  • 2012 – Voyage Comfortline ganha freios ABS e airbags como equipamentos de série no modelo 2012/2012.

Atualmente o Voyage é exportado para 15 países, entre os principais, México e Argentina que respondem por 27% das exportações. Tirando Brasil e Argentina, para todos os outros países ele é vendido como “Gol Sedan”. Na geração anterior chegou a ser vendido sob os nomes Gacel, Senda e Amazon.

No brasil o Voyage é dono de um dos maiores índices de satisfação do consumidor na sua categoria e foi eleito como a “Melhor Compra” na categoria de sedãs de R$25 a 35 mil pela revista Quatro Rodas que premia modelos com melhor relação custo/benefício e também foi premiado no “Os Melhores do Brasil” na categoria sedã de 1.1 a 1.6.

 Fotos: Volkswagen Brasil e HP do Voyage

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui