29
dez
11

Os carros movidos a lenha (gás de gasogênio)

Postado em Ecológicos, Inusitados por Gilberto "Knuttz" Soares Filho - Comments

Tem coisa, que quando me passa pelas mãos, e eu faço uma pesquisa, me deixa de queixo caído. Os carros deste post são uma destas coisas, principalmente por ser uma tecnologia MUITO antiga, e usada desde a década de 1920.

Como vocês poderão ver, todos os carros têm caldeiras alimentadas por biomassa (no caso, madeira), e o mais impressionante, a única adaptação necessária, além da óbvia, é no carburador! Sério!

A pegada aqui é a seguinte. O processo chama-se ‘combustão incompleta de combustível sólido’, ou seja, a biomassa queima e se gaseifica, mas sua queima não consumiu todo o material combustível que ela continha. Os gases resultantes desta queima são o monóxido de carbono e o hidrogênio, que se misturam, formando o que se chama de Gás de Síntese, ou gasógeno, e são armazenados em um tanque próprio.

Sim sim, é o ‘famoso’ gás de gasogênio, e se você gosta de história, já deve ter escutado algo a respeito do seu uso, até mesmo no Brasil durante a Segunda Grande Guerra. Este gasógeno, que é inflamável por conta do hidrogênio que traz na mistura, pode ser injetado diretamente no sistema de combustão do carro, daí a necessidade de adaptar o carburador.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Os carros movidos a lenha (gás de gasogênio) | Autozine http://t.co/qJhIjdHA ; + 1 bela dica http://t.co/si3es18d – p/ sua 6º feira

  2. Pereirinha disse:

    Pode crê! Ainda existem carros movidos a lenha. http://t.co/abEHshwY #interessante

  3. Porque alguem nao aperfoiçoa esta ideia, seria interessante ? mas no BRASIL NEM O ALCOOL FOI PRA FRENTE, IMA GINE CARRO A LENHA

    1. Luis carlos disse:

      vc esta certo amigo, mas enquanto nos, eleitores “BURROS” , elegermos sempre a mesma catrefa, nunca vamos evoluir, infelismente eu sozinho nao faço a diferença, mas tava na hora do povo brasileiro bater o pe e dizer chega. nos poderia ter 100% de nossos carros movido a alcool, exportar o petroleo a preços super alto, assim nos nao usaria petroleo, e sim derivados da cana, entre outro. com isso nos poderia cobrar dos outros paises a emissao de gases na atmosfera, que na minha opiniao ja eh tarde pra reverter. abraço, segue meu desabafo, pq eu cansei!

  4. Aldo_Vieira disse:

    #Carros movidos a #lenha (gás de gasogênio). A única adaptação necessária, além da óbvia, é no #carburador!
    http://t.co/HPsNkXRs

  5. Os carros movidos a "lenha" – http://t.co/rtOfNblj (via @autozine)

  6. José Calasans disse:

    Realmente esse recurso foi usado aqui no Brasil durante a segunda guerra mundial,infelizmente a maioria do nosso povo tem memória curta e também não gosta muito de ler.Acho que o gasogênio,deveria ter seu uso estimulado por donos de sítios e fazendas,como uma opção ao diesel e a gasolina,pois biomassa não seria problema para alimentar esses veículos, devido a sua grande quantidade na zona rural.

  7. Os carros movidos a "lenha" – http://t.co/rtOfNblj (via @autozine)

  8. Mario Radovich disse:

    Nas cidades, poderíamos usar como combustível os panfletos de propanganda, distribuídos nos semáforos, as malas diretas que recebemos, jornais e revistas velhos… Seria um alívio para o nosso sistema de coleta de lixo!

  9. rogerio disse:

    receba esta novidade

  10. israel silva disse:

    como e que eu consigo fazer um carro a lenha sera muito bom economico precisa de muita peças .

  11. Pereirinha disse:

    @CaitoLM @LafayetteNunes Pessoal, carros com forno a lenha parece ser um tendência. Tem gente usando como motor. http://t.co/qqh7uxGP

  12. @CaitoLM @LafayetteNunes Pessoal, carros com forno a lenha parece ser um tendência. Tem gente usando como motor. http://t.co/qqh7uxGP

  13. Daniell NT disse:

    "Carros movidos a lenha." http://t.co/3C5rQ3xV

  14. Salinas Ford disse:

    Os carros movidos a lenha http://t.co/JkoH9Q4L