Os carros movidos a lenha (gás de gasogênio)

17
2450

Tem coisa, que quando me passa pelas mãos, e eu faço uma pesquisa, me deixa de queixo caído. Os carros deste post são uma destas coisas, principalmente por ser uma tecnologia MUITO antiga, e usada desde a década de 1920.

Como vocês poderão ver, todos os carros têm caldeiras alimentadas por biomassa (no caso, madeira), e o mais impressionante, a única adaptação necessária, além da óbvia, é no carburador! Sério!

A pegada aqui é a seguinte. O processo chama-se ‘combustão incompleta de combustível sólido’, ou seja, a biomassa queima e se gaseifica, mas sua queima não consumiu todo o material combustível que ela continha. Os gases resultantes desta queima são o monóxido de carbono e o hidrogênio, que se misturam, formando o que se chama de Gás de Síntese, ou gasógeno, e são armazenados em um tanque próprio.

Sim sim, é o ‘famoso’ gás de gasogênio, e se você gosta de história, já deve ter escutado algo a respeito do seu uso, até mesmo no Brasil durante a Segunda Grande Guerra. Este gasógeno, que é inflamável por conta do hidrogênio que traz na mistura, pode ser injetado diretamente no sistema de combustão do carro, daí a necessidade de adaptar o carburador.

17 COMENTÁRIOS

    • vc esta certo amigo, mas enquanto nos, eleitores “BURROS” , elegermos sempre a mesma catrefa, nunca vamos evoluir, infelismente eu sozinho nao faço a diferença, mas tava na hora do povo brasileiro bater o pe e dizer chega. nos poderia ter 100% de nossos carros movido a alcool, exportar o petroleo a preços super alto, assim nos nao usaria petroleo, e sim derivados da cana, entre outro. com isso nos poderia cobrar dos outros paises a emissao de gases na atmosfera, que na minha opiniao ja eh tarde pra reverter. abraço, segue meu desabafo, pq eu cansei!

  1. Realmente esse recurso foi usado aqui no Brasil durante a segunda guerra mundial,infelizmente a maioria do nosso povo tem memória curta e também não gosta muito de ler.Acho que o gasogênio,deveria ter seu uso estimulado por donos de sítios e fazendas,como uma opção ao diesel e a gasolina,pois biomassa não seria problema para alimentar esses veículos, devido a sua grande quantidade na zona rural.

  2. Nas cidades, poderíamos usar como combustível os panfletos de propanganda, distribuídos nos semáforos, as malas diretas que recebemos, jornais e revistas velhos… Seria um alívio para o nosso sistema de coleta de lixo!

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui