06
jun
11

Nissan Leaf, mais silencioso do que a minha geladeira

Postado em Ecológicos por Simone Sterpeloni Ferreira - Comments

Hoje, no dia do meio ambiente, a Nissan apresentou em seu evento Nissan Inova Show 2 veículos. Um deles é o Leaf, veículo elétrico mundial da marca, com emissão zero de CO2 ou outros gases de efeito estufa. Ele já é vendido em larga escala nos Estados Unidos e no Japão. É totalmente diferente dos carros convencionais. Alias, de um carro comum só tem as 4 rodas e a lataria. A começar pelo design, que lembra o Tiida em uma versão… talvez 2030. Poucos notam, mas nem escapamento o carro tem. O motor, por fora parece normal, como dá para ver pelas fotos, mas o seu funcionamento é totalmente diferente. É movido a bateria de íon de lítio. Não dá pra falar que ele faz x km por litro. Ele possui autonomia de 160 km com uma única carga, capaz de se recarregar completamente em 8 horas, em uma tomada de 220 volts, ou em 4 horas nos “postos de recarga” (quando eles existirem por aqui).

Clique aqui para ler mais e ver mais fotos!

A potência equivale a um motor 1.6 no modo normal, ou a um carro 1.0 no modo ECO, que economiza energia da bateria. O cambio é bem semelhante a um cambio de carro automático, mas o que mais me impressionou foi o barulho, ou a falta dele. É EXTREMAMENTE silencioso. Minha geladeira faz mais barulho do que ele ligado. Alias, você liga ele apertando um botão e sabe que ele está ligado pelas luzes do painel, e não pelo barulho.

Em fim, é totalmente diferente, mas para que ele possa ser comercializado no Brasil ainda precisamos de muita adaptação. É uma mudança de hábitos de vida.

Você chega do trabalho, liga seu carro na tomada, deixa ele carregando durante a noite, pode programá-lo também. Quero q meu carro carregue das 22h as 6h da manhã. E quando a carga estiver completa, ele te manda uma mensagem para o seu celular. Se você tem uma casa, é mais fácil, mais imagine um prédio, onde a tomada é do condomínio, como isso será administrado? E se acabar a bateria no meio da marginal Tietê? É como um carrinho de controle remoto, mas não da pra você pegar ele na mão e consolar seu dono que terá que carregar antes de continuar brincando.

Tirando estes problemas que acredito que o tempo, os avanços tecnológicos resolverão, o carro é muito legal. Perfeito para resolver problemas como enfrentamos hoje de poluição e podemos afirmar que estamos vendo o que é o futuro dos carros no mundo.

 

 

O preço? 32.700,00 dólares, lá fora.

Amanhã falo do outro carro apresentando no evento, o Nissan March.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Divulga! Web! disse:

    Nissan Leaf, mais silencioso do que a minha geladeira http://migre.me/4JRGg

  2. e o @nissan_oficial Leaf ? http://bit.ly/lIDPEG O barulho que ele NÃO faz é fantástico.