Íon – O francês de emissão Zero

5
224

Hoje em todo o mundo só se fala em consciência ambiental, porém o simples ato de não usar a sacolinha do supermercado e tão difícil para muita gente, quanto mais criar uma nova tecnologia de carros que não emitem poluentes. Parece uma realidade muito distante, mas a Peugeot conseguiu chegar a um produto que promete resolver este problema, com um carro 100% elétrico. O Peugeot Íon e um carro urbano, fácil de operar, silencioso, confortável e segundo a montadora, oferece tudo o que precisamos para viver o nosso dia a dia nas grandes cidades de uma maneira mais sustentável, com ausência de emissões de CO2.

Veja mais sobre ele aqui

O foco da montadora com este carro são os serviços públicos e empresas que tem esse foco em sustentabilidade, mas também o público em geral. 

O Íon tem velocidade máxima de 130km/h e aceleração de 0 a 100 em 15.9 seg e a emissão de CO2 é zero (pelo menos o carro, o que se emite para produzir a energia é outra conversa). Graças a gestão de energia da bateria e recuperação de energia durante a desaceleração e frenagem, o carro roda ate 150km sem recarregar.  Leva 6 horas para recarregar a bateria completamente usando uma tomada domestica, e com uma carga rápida oferece uma taxa de 50% de recarga em 15 mins, ou 80% em 30mins. Da até para imaginar com nossa rotina de chegar em casa a noite, coloca o carro e o celular pra carregar e ir dormir. No dia seguinte, tudo pronto pra sair de casa.

Com o custo entre € 1,50 e € 2,00 por 100 km, a conta de energia do Íon é beem interessante. Quem não vai gostar são os donos de postos de gasolina.

Quanto a segurança, seus equipamentos de série  incluem 6 airbags, freio de emergência, entre outros que dão o Íon o mesmo nível de equipamentos de segurança que um carro moderno  convencional.  

O Íon ainda oferece serviços de ultima geração para facilitar a vida dos passageiros como serviço de chamada de emergência ou assistência. Quando o botão de segurança é pressionado os ocupantes do carro são colocados em contato com o centro de chamadas de emergência ou assistência.

Ele tem tudo que um carro atual pode oferecer,  rodas de liga leve, direção hidráulica, ar condicionado, Bluetooth, vidros elétricos, etc, e além disso o proprietário pode checar o status da carga de bateria do carro via Smartphone ou PC e tem 5 anos de garantia ou 50.000km que cobre a bateria e trem de forca de energia elétrica para reparação e manutenção.

No primeiro semestre de 2010 a Peugeot já assinou 15 cartas de intenção de compra com empresas públicas de transportes, empresas de leasing e de energia, todas européias, e a montadora prevê a produção de 50.000 íons ate 2015

5 COMENTÁRIOS

  1. Pôxa, faltou o preço estimado do carango. Por favor publiquem, ou me respondam, fiquei muito interessado, já chega de respirar CO2…

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui