Visualizando a crise no mercado de automóveis

119
1571

Que a crise é séria, todos sabem. Por muitos anos, um milhão de dólares vai significar novamente muito dinheiro, a extrema bonança financeira dos últimos dez anos chegou ao fim. E nada melhor para ilustrar o tamanho da crise que a indústria automobilística, que vai de mal das pernas, à pré-falimentar, dependendo do país.

Neste editorial fotográfico da Getty Images, vê-se o tamanho da encrenca.

Pista de teste da Nissan virou depósito de carros
A Honda não fica muito para trás, as férias coletivas que ela deu aos funcionários em Swindon (Inglaterra) foram extendidas de 2 para 4 meses.

Land Rovers Freelanders também vão sendo estocados, sem vendas
A Jaguar deverá cortar em breve 450 empregos na Inglaterra
A cidade industrial de Corby tem estoque de carros em tudo quanto é lugar...
Não, este não é um ângulo aberto da foto anterior, é outra cidade
Em Long Beach na Califórnia, Toyotas se acumulam
No porto de Newark, Nova Jersey, carros importados...
Fords em Detroide
Valência, Espanha
Carros da Peugeot no porto de Civitaveccia, Itália
Pelos tetos, são Mini Morris. Estes em Bristol
Em dezembro de 2008, a produção de carros caiu 47,5% na Inglaterra

119 COMENTÁRIOS

  1. por um lado é terrivel essa crise, pois afeta muitos trabalhadores e suas familias… mas por outro, eu torço que ela dure mais, ja que quem tinha que ser prejudicado ja ta sendo… e assim talvez a industria reveja de fato os valores… ganhar muito ou ganhar mais… tipo.. vender muito mais cobrando muito menos, porque nao eh possivel que um automovel custe tao caro com um processo de fabricacao tao automatizado… com carros com tanto plasticos

      • A crise poderia ser contornada com a venda dessas mercadorias pelo valor real da produção, não com base em valores abusivos de grande monopólios. Ao invés disso, vemos que a conta não é paga por quem todos defendem que são os importantes para as empresas: os consumidores; mas por quem realmente produz a riqueza do patrão e sua própria miséria, os trabalhadores.
        Demitam! Assim tem mais gente p/ se sujeitar ao trabalho precarizado e aumentar os lucros de outros setores e a crise é contornada.
        Não é mais uma crise cíclica depois de dez anos. Quando vivemos sem estarmos em crise? Este modelo econômico só produz riqueza para os grandes empresários e isso se comprova quando a “crise” é imensa, pois quem paga é quem puxa a carroça, os trabalhadores…

  2. Venha dar uma olhada no pátio da PSA – Peugeot – Citroën em Porto Real RJ …..tá lotado de carros , + – uns 7.0000 nos pátios , e o mais bacana é que tem muitos , mas muitos mesmo ano modelo 2006 .

    • @Demolidor, se são 7000 carros, com média de 03 ou 02 anos de fabricação, pq.esses carros não estão a venda nas concessionárias a preços de tabela do s/ano de fabricação ?

      • @Eliane Leitao, acredito que seja simplesmente pra evitarem um demérito pras marcas , e mesmo tendo muitos carros defasados , nunca ofereceram vantagens (nem pros funcionários !) para alguém ficar com eles. É muito fácil contruir uma usina (caso da PSA ) com 33% sendo do governo do estado do rio , outros 67 % integralmente bancados pelo BNDS , nem o terreno onde está a usina foi comprado ! o mesmo foi doado por empresários locais. Só pra ilustrar , a produção foi inaugurada em fevereiro de 2001 e até hoje , nunca, mas nunca mesmo a PSA trabalhou fora do vermelho.

  3. Com tantos carros parados, porque quando vamos comprar temos que esperar 60 dias para entrega, e ainda dizem que não tem na fabrica!!!

    • @Talles, concordo com vc, se existe tanto estoque por que temos que esperar tando para reeber um carro novo…

    • @Talles, Acho eu que esses carros estocados eram pra exportação, pois a maioria está em portos. E a maioria das marcas no Brasil coloca seus acessórios de fábrica, ou seja, se eles não tiverem um modelo igual ao que você quer, tem que fabricar. Mas que a demora é muita isso é.

    • @Talles, Porque esse problema de falta de crédito é lá fora, no Brasil estamos muito bem comparados com eles, esse mês venderam 10% à mais do que o mês passado

  4. É incrível a distribuição de bens no mundo. Como podemos conceber um valor tão alto desperdiçado parado nos pátios e ainda convivermos com pessoas que nao têem teto e nemm o que comer!

  5. Desculpe, não me sinto bem qdo vejo trabalhadores, idosos, estudantes aguardando em ponto de ônibus precários com um transporte pior ainda. Essa desigualdade está com seu tempo contado. Toda grande mudança exige sacrifícios, o brasileiro é esperto e criativo vai sair dem dessa. E as grandes montadores, nossos governantes, rs, vai aprender a fazer seu trabalho direito, seus bacacas!!!!

  6. Realmente é necessário repensar o modelo do que é realmente um carro….é um instrumento para transporte e não um imóvel….carro tem custar menos e durar muito mais !! é não isso que estamos vendo…luxo, alto custo, pouca confiabilidade…agressão ao meio ambiente…o mercado pede soluçoes diferentes…deve aumentar o estoque nas montadoras sim !!!

  7. Realmente é necessário repensar o modelo do que é realmente um carro….é um instrumento para transporte e não um imóvel….carro tem custar menos e durar muito mais !!

  8. O lado bom dessa crise é que é que todos esses carros que estão parados e outros que não estão sendo produzidos é que são menos carros poluindo o nosso planeta que já está bem poluido.

  9. Eh verdade… com tanto carro parado eles preferem sair demitindo do que fazer promoção… ninguem quer perder um centavo! vc vai na concessonaria é a maior frescura…além de oferecerem metade do valor do seu usado, ainda são arrogantes no último, como se tivesse se vendendo carro como nunca… não é a toa que tem carro zero 2006 nos páteos… 40 paus por um gol completo cheio de plástico??? faz favor…

    • @mauro, é isso mesmo! A crise poderia ser contornada com a venda dessas mercadorias pelo valor real da produção, não com base em valores abusivos de grande monopólios. Ao invés disso, vemos que a conta não é paga por quem todos defendem que são os importantes para as empresas: os consumidores; mas por quem realmente produz a riqueza do patrão e sua própria miséria, os trabalhadores.
      Demitam! Assim tem mais gente p/ se sujeitar ao trabalho precarizado e aumentar os lucros de outros setores e a crise é contornada.
      Não é mais uma crise cíclica depois de dez anos. Quando vivemos sem estarmos em crise. Este modelo econômico só produz riqueza para os grandes empresários e isso se comprova quando a “crise” é imensa, pois quem paga é quem puxa a carroça, os trabalhadores…

      • eu quis dizer “Quando vivemos sem estarmos em crise?”. Era uma pergunta. É sempre tempo de crise, é sempre escassez… cadê a escassez da Renault? Se tivessem mal das pernas mesmo, bastaria vender a um dólar cada carro daqueles…

  10. o que é lamentável, é que milhares de trabalhadores perdem seu emprego e o modo de sustentar familias inteiras,e isso pode acaretar o aumento da criminalidade.

  11. E vem o pior já q o elétrico vem por aí, pois com essa de “aquecimento global” não existe planeta que resista. De há muito eu sempre falei sobre o erro da extração do petróleo (Sangue da Terra) mas os abutres só veem o valor do dinheiro.

  12. o povo não tem dinheiro pra compra comida imagina carro se o salario fose decente quem sabe eses carros naõa estariam nas nosas casas e não teria crise teria e muito mais venda e oportunidade de serviso o governo e culpado diso o salario nem subio ainda e ja tão falando em aumento o aumento vira crise e tão simples acaber com a crise

  13. Faltou contar com a Renault, também tem muitos carros tops de linha, recém lançados que estão nos pátios… Por outro lado, adotou uma excelente política de valorização dos seus colaboradores. Para não demitir em massa, aqui no pólo industrial de São José dos Pinhais, PR, fez um acordo com o sindicato da empresa e concedeu “férias” por um período de 5 meses, oferecendo nesse prazo curso de qualificação profissional, acreditando que em meados de março ou abril deste ano, possa voltar a aquecer o mercado e redirecionar os funcionários novamente na fábrica.

    Tomo isso como exemplo e seria ótimo que todas as demais montadoras do país e do exterior tomasse como forma de conter os agravos da crise, que não tem como ser boa em momento algum. Temos que refletir e não ficar apenas pensando no lado pessimista de tudo, quem busca saída sempre encontra!

    D’ Serpa

  14. Nossa, ando vendo uns comentários dizendo que a crise deve aumentar ou continuar, para que as montadoras se dêem mal devido aos altos preços doa automóveis…
    Mal sabem que o que deixa o automóvel caro são os IMPOSTOS… Se não me engano, quase 75% do valor do carro são IMPOSTOS… isso, mesmo: SETENTA E CINCO POR CENTO!!!

    O governo é que tem que acordar com a crise… E não as montadoras! Mesmo porque, se forem prejudicadas, milhares de pessoas perderiam seus empregos…

    Ê mundo doido! =P

  15. Qdo se diz “depois da tempestade vem a bonança” não está errado não, mas devemos acreditar também, que depois de muita bonança, só vem tempestades junto com as desgraças, mesmo que não queiramos.

  16. De uma baixada legal nos preços dos carros, mas uma redusida de encher os olhos de lagrimas pra ver se não vai ter meguinho abrindo os bolsos e tirando dindim da poupansa. pra ter um novo, zero bala. essas montadoras tem que quebrar mesmo assim elas abaixam os preços, pois quem quer ficar com preju..

  17. É ironico, mas não vejo em nenhum problema dos carros parados. Sabe porque? muitos modelos são fabrica em um ano com preço do ano seguinte, e Durante muitos e muitos anos as montadoras ganharam rios e mais rios de dinheiro. E porque não converter esse saldo de estoque numa grande promoção?Reduzir o preço ninguem quer, mas querem que o Estado ajude na recuperação financeira? Afinal, se eu for a falência, o Estado me ajudara a pagar minha contas?

  18. para poder solucionar as montadoras devem vender os carros bem mais barato…melhor ganhar um pouco menos do que não ganhar nada, mas por outro lado eles são ambiciosos e egocentricos talvez preferem perder todos os carros no patio do que vender mais barato

  19. Eh muita fabricas de carros, como eh que inguem consegue programar a quantidade de carro por empresa, se neste mundo ja esta abarotado de carros, e ja nao ha estradas suficientes para a demanda, assim como combustiveis.

  20. isto é um paradoxo !

    Pedi um novo ford KA e pediram 45 dias para entregar. Alguma coisa não ta bem explicada.

  21. Tomara que a situação dessas concessionárias se agrave ainda mais, especialmente no Brasil, assim quem sabe passem a vender porcarias pelo preço que realmente valem, e não plástico a preço de ouro. Que apodreçam nos pátios.

  22. tirou meu recado porque?
    não deixa de ser uma fato. bem logico.
    vc compra um carro por 25,000,00 nas na verdade vc paga apenas 12,500,00 o restante é lucro pra vc e os demais envolvidos.
    segunda coisa não apaga recado que deixo. primeiro as montadoras não saiam no preju.. pois o custo real dos carros pra elas são baixos, mas como elas precisão de lucro tem que tirar de alguem.. então abaixar os preços dos autos não quebrar minguem alem de vc olho grande que quer ganhar com vedas ..

  23. culpa da política de incentivo às montadoras, que ganham mto $ cobrando altos preços em carroças (no Brasil), tornando cada mais difícil andar pelas ruas…agora a mamata diminuiu, e sobra pros funcionários cortes, férias coletivas, etc… mas os diretores e presidentes estão nadando no dinheiro, não se preocupem.

  24. Eu fico me perguntando até quando permanecerá essa crise, e quais são as consequencias que ainda viveremos derivadas dela, uma vez que ela esta sendo a responsavel por inumeras demissões e logo também inumeras familias desamparadas financeiramente, essa é a minha preocupação.

  25. ESTA CRISE VAI SER UMA BOA PARA CLASSE POBRE PORQUE TALVEZ CONSIGAM CARROS MAIS BARATOS MAS SE DEPENDER DO EGOISMO DAS REVENDEDORAS OS CARROS APODREÇEM LA MESMO!!

  26. Quando o consumidor final de carros, disser três letrinhas siples: (NÃO), inteferirá na moeda do mundo, reduzirá matéria prima, atravessadores, intermediários, impostos, e consequentemente os preços finais. O problema é que muita gente compra, pelo simples fato de poder dizer. EU POSSO. Eu tenho poder.

  27. Esta crisa é pior que a grande depressão de 1929. Vai sobrar carro, vai ter fusão de montadora. E não sobrarão apenas os carros. É uma crise global. Graças ao presidente anterior dos Estados Unidos.

  28. Ainda bem que o Brasil é o único país do mundo capaz de superar a crise. Está blindado. Viva os PTralhas e os 80% de aprovação do pinguço e analfabeto. Que venha mais crise!!!

  29. Quando a consciência social-empresarial dá lugar à avareza com o título de visão empresarial vê-se esse cenário e a ganância principia ao abismo. Talvez algum lapso de visão social de mercado ilumine alguma mente e venha disponibilizar esses veículos com preços mais acessíveis fazendo girar mais capital produzindo renda a várias classes e mantendo o emprego de trabalhadores que não querem favor de ninguém e sim apenas condiçoes de manter sua familia com dignidade.
    Senhores empresários a maior obra social que poderão realizar é a manutenção do quadro empregatício. Não fiquem tão preocupados com suas reservas financeiras, e sim, com o caos da humanidade. A volência e a miséria acontece por essas decisões egoístas e opressoras deixando pessoas à beira do desespero.
    Combatam a violência, mantenham o emprego. Deus os ilumune, creia Ele proverá condições para suprir tua necessidade.

  30. Pátios Lotados??
    Essa Crise existe mesmo pras montadoras?
    Moro em Recife, e recentemente tentei adquirir um modelo da FIAT (Novo SIENA)que estava em promoção, constantemente sendo informado através da televisão.
    Procurei algumas concessionárias FIAT da cidade e fui informado em todas, que não tinha carro algum pra vender, pois todos os modelos tinham sido vendidos.
    Propaganda enganosa ou não existe crise?

    Sds

    ITA

  31. Acho que essa conta realmente só pode sr paga pelas montadoras. E o nosso país deveria investir em transporte de massa. Dessa forma, teríamos uma boa opção para desistir dos carros e acreditar em outros projetos como EDUCAÇÃO !

  32. gasolina barata carro barato e as estrada ruas estacinamentos como ficam, no veraõ como é bom porto alegre metade da poupulacaõ esta na praia

  33. Quanto menos carros poluidores no mundo melhor, recontratem funcionarios pra novas tecnologias, carros eco-sustentaveis, comunitarios, bicicletas, sistemas viaveis que não FODAM com o planeta como essas merdas de carros acima!

  34. O problema maior, que enfrentamos no Brasil, é a alta carga tributária. Um exemplo, a que presenciei, foi um modelo de carro que é produzido aqui no Brasil, exportado para a argentina, e lá o mesmo carro, é vendido a R$ 15.000,00, enquanto o mesmo modelo, que saiu da mesma fábrica, e não precisou atravessar fronteiras, custa aqui para nós, R$ 32.000,00. Eu sou empresário, e defendo que a culpa não é das montadoras, e sim da alta carga tributária, que aliás também encaresse muito os produtos que trabalho. Infelismente nosso governo ainda não acordou para que “se reduzir os impostos, as vendas aumentam, e consequentemente a arrecadação também.”
    Porém o que poderiamos esperar de um governo como o nosso. Só tenho um recado, não adianta nada ficar reclamando, porque reclamar não dá dinheiro, o que dá dinheiro é trabalhar… Portanto vamos trabalhar mais e superar mais uma crise, afinal esta não é a primeira e não vai ser a ultima…. Abraços

  35. Eu não estou nen aí, pois tenho dois BMW’s com placas diferentes para ludibiar o rodízio, a minha Land Rover uso para ocasiões especiais, eu não tenho crise!

  36. Carro é sinonimo de “status”. Só que ninguém absorve tanto “status” assim. O mundo precisa reaprender a “andar”, e para isso há muitos outros meios de locomoção além do carro.

  37. Para que tantos carros, se já sofremos com a poluição e a falta de espaço,grande parte dos veículos que hoje estão circulando, também deveriam parar, e aí eu pergunto, o que fazer com todos esses trabalhadores e suas famílias, não temos como responder porque não existe resposta, não tem mais solução.

  38. Moro, bem pertinho da Mercedes-Benz(já trabalhei 6 anos), da Ford, Volkswagen, e fora o lucro absurdo das montadoras, outro ponto que ninguém fala é que: Metalúrgico ganha bem pra caramba!!!
    Eu fui metalurgico, e posso falar por mim mesmo, que conheço muitos metalúrgicos, que ganham mais que eu que sou engenheiro. Muitos tem o segundo grau, casa prória(ótima), carro com menos de 2 anos de fabricação, viaja todo final de ano para o nordeste…
    Solução: diminui o salário dos metalurgicos(de acordo com a realidade brasileira),e os carros vao reduzir o valor e tudo voltara ao normal.

  39. Bom que eles abaixam os preços dos carros. Problema deles agora!! Eu preciso de um carro mas so compro um quando achar o preço justo.

  40. Os donos das montadoras não estão se ferrando muito, só estão deixando de ficarem mais ricos, que se fode é o operário, que perde o seu emprego, e pros donos está tudo bem, por isso eles não dão descontos e não limpão os estoques.

  41. Bom, na minha opinião eu desejaria q, como mtos já opinaram q diminuissem o preço dos carros e q o governo parasse d abastecer as concecionárias com os bilhões q poderiam ser investidos em outros tipos d empresas,e mais importante, ser destinados a pessoas q passam fome, pq enqto o governo fica investindo em concecionárias q simplesmente visam seus lucros e em vez de fazer investimentos úteis como na cidade(q foi comentado acima) do Paraná q a Renault “deu 5 meses de férias” e nesse tempo investiu cursos aos seus funcionários, as outras concecionárias preferem fazer milhões de demissões a vender seus automóveis + baratos e sem impostos…

  42. bom a coisa boa é q esses desgraçados tão perdendo bastante dinheiro, a parte ruim é que muitos trabalhadores tão ficando desempregados

  43. imaginem todos esses carros no transito, que já é caótico?? eu já previa algo assim, existe um limite para o consumo de bens duráveis, chega uma hora que as pessoas que podem comprar já compraram, e se já compraram não estão interessadas em comprar novamente tão cedo… com a quantidade de marcas e modelos existentes, chega uma hora a coisa não se sustenta mais… infelizmente temos que torcer pra que esses estoques tenham saída para que não haja muitas demissões, pois pessoas sem emprego e desesperadas podem se tornar bandidos amanhã…

  44. – acho que nunca vão baixar os preços
    – e o pior é que eles nunca perdem
    – sempre dão um jeitinho de ganhar mais e mais
    – só fico triste pq isso vai causar a demissão de milhares de trabalhadores
    – como sempre a corda vai arrbentar do lado mais fraco
    – mundo capitalista é assim mesmo
    – poucos ganham muito
    – e muitos se f…

  45. A crise de uma maneira geral complica a vida de todos, pois não tem como haver vida digna se não há empregos, estou na Europa já fazem cinco meses e estou voltando com a sensação que desenvolvimento nem sempre quer dizer superioridade, as pessoas aqui também estão com medo de perder seus empregos, os países não querem mais estrangeiros por aqui!! E é incrível como os carros são baratos por aqui, qualquer trabalhador pode ter um, tenho uma irmã que esta tentando vender seu carro 1998 por 1500 EUROS e não consegue, no Brasil penso que valeria 13 ou 14 mil enquanto aqui sairia por 6000 REAIS. No nosso país existe muita desigualdade, mas somos culpados de não conseguir se unir e brigar por melhoras, pensamos sempre que o próximo governo será melhor, enquanto o melhor seria não comprarmos nada que seja abusivo, assim eles teriam que colocar um preço justo e na média do salário da população!! Temos um grande país mas ainda não somos um grande povo!! robertodesouzabirus@yahoo.com.br

  46. E ainda fazem conferência Mundial para discutir a respeito de aquecimento Global, acho que a ganância do ser Humano e o poder consumista vai acabar nos sucateando pois não há espaço no planeta pra tanta porcaria Mecânica

  47. Verdade mesmo, conforme a lei da oferta e demanda, quando está tudo bem, vem também a exploração “preços altos”, será que só assim para baixar a margem de lucratividade?

  48. Por que não vendem por menos então!? Claro que não! Encalhar é melhor, assim se faz pressão no governo para baixar mais impostos além de conseguirem algum dinheiro sem precisar produzir!

  49. O bicho estou achando tudo isso uma beleza, onde já se viu cobrar por um carro popular de 35 a 40 mil reais, tomara que essa crise dure pelo menos mais uns dois meses, talves eu compre o meu por preço justo!!! Ou seja barato kkkk…

  50. Bem, grande parte destes encalhamentos são das prórias montadoras que dificultam o máximo as vendas, eu mesmo queria trocar meu Stilo 03-04 em um Linea e a Fiat não fez negócio alegando que era mais vantajoso ter um carro zero no pátio do que um usado, então fodam-se todas as montadoras!!!!!!!!

  51. Em primeiro lugar esse povo tem que
    aprender a escrever.
    A partir daí, poderá pensar em ser
    dono de um carro zero quilometro.
    Reduzida, poupança com “s”
    Limpam, precisam com “ão”
    Essas são apenas algumas das “pérolas”
    a que somos obrigados a conviver.
    EDUCAÇÃO e um pouquinho de CULTURA já…

  52. Eu acho que a agua de algum mitsuname bateu na bunda de algum poderoso,ou quem sabe acabaram entendendo oque é que aquele indio falou.
    “Quando não mais existir peixes nos rios é que o branco entendera que não nos alimentamos de dinheiro”.

  53. SE A NISSAN QUIZER EU POSSO AJUDAR UM POUCO DA SEGUINTE FORMA: TROCO UM UNO 2002 COMPLETO MENOS AR E DIREÇÃO, MAIS R$20.000,00, POR UMA CAMIONETE 0 KM.. NÃO RESOLVE MAS É MENOS UM CARRO QUE PODE DESVALORIZAR EM CASO DE CHUVA DE GRANIZO.

  54. CRISE NUNCA VAI ACABAR, DE TEMPOS EM TEMPOS APARECERÁ. PORQUE NÃO CRIAM UM FUNDO EM ÉPOCAS DE LUCROS PARA SALVÁ-LOS NA CRISE?
    PORQUE QUE NÓS QUE NÃO GANHAMOS NADA É QUE TEMOS QUE PAGAR?

  55. Acho eu que está mais do que na hora das montadoras repensarem seus critérios na fabricação dos carros. Cada vez mais automação e esquecendo do valor humano. Daí quando pinta uma crise momentanea como essa a primeira coisa que fazem é demitir. Penso que os carros novos deveriam ter prazo de validade. Deveriam poder ser usados 10 ou 15 anos e depois prensados para voltar a ser matéria-prima. Mas isso, é claro, com um custo do ZERO muito menor do que 23.000 reais em um FIAT sem qualquer recurso ou conforto de um carro de 20 anos atrás.

  56. As montadoras precisam sim é parar de fabricar todo esse lixo queimador de petróleo e trocar tudo para algo sustentável imediatamente, nem que custe 3 vezes mais cada carro obrigando as pessoas a usarem mais a bicicleta. Só traria benefícios para o planeta e para a saúde da humanidade.

  57. Aqui em Boston nao e diferente, no porto ja nao cabe mais nada e ja estao estocando carros em depositos alugados

  58. Uma coisa é certa, esse mundo já não está suportando tanto carro nas ruas!!! É só olhar o trânsito das grandes metropóles, é engarrafamento todos os dias, de Belo Horizonte a Nova York. Será que nas fábricas de bicicletas, como a Scott e Specialized que são bikes TOP de linha, tem tanta bike parada assim??? Eu duvido!!! É bom que a indústria descanse um pouco, tem muito carro já pronto…

  59. Na decada de 50 deu tanto café que o governo brasileiro teve que mandar queimar grande quantidade do estoque a fim de valorizar o produto de exportação. Acho que as montadoras váo ter que sucatear grande parte do seu estoque pelo mesmo motivo. Hoje qualquer pé de chinelo tem carro.

  60. Essa crise deve vir para fazer as pessoas entenderem que o maior negocio do mundo tem que ser repensado. Existe uma obsessão na produçao e venda de veiculos atualmente. O automovel já nao é um meio de transporte, mas um simbolo de status. As ruas estão entupidas de veiculos e engarrafamentos nas grandes cidades e fazem do nosso “ir e vir” diário um verdadeiro flagelo, com perdas de tempo e dinheiro sem falar na poluição. As cidades estão sofrendo de uma trombose crônica e o poder público faz vista grossa devido ao “lobby” do poder econômico. Chegou a hora de se repensar o modelo de desenvolvimento. Existem várias alternativas para fazer um modelo de transporte de massa que permita um maior fluxo com menor custo, livrando as cidades da trombose crônica. Transporte de massa é o que tornará a economia mais fuída e produtiva, mas antes a mentalidade tem que ser mudada. Com meios de transporte mais eficientes e eficazes, todo o processo de desenvolvimento econômico tambem muda.

  61. acredito muito q esta crise sera bem forte mais.. sera uma crise como as outras .. vem mais vam…nois temos q ser otimistas… e buscar oportunidades na crise… sorte a todos…DEUS ABENÇOE A TODOS Q LEEM ESSE COMENTARIO.

  62. no meu caso eu comprei um carro , mas poderia comprar um moto por q comprar carro hoje só, temos prejuizo em como mantelo……..ainda mais q o carro seja um pouco caro………………………………………….!!!!!!!!

  63. Discordo.

    A indústria automobilísica no Brasil vai muito bem, obrigado. A própria GM reconhceceu que a filial do Brasil não sofrerá cortes por ser “muito lucrativa” em entrevista na Bloomberg. Carros que custam US$ 6000 mundo afora são vendidos como sonhos de US$ 15000 aqui no brasil.

  64. O povo está começando a enchergar o que é o CONTO DO CARRO ZERO !!! Só divida ,prejuizo e sofrimento!Estou muito feliz com meu usado,revisado e pago.Não me da dor de cabeça e me faz muito feliz !Também durmo em paz e sem carnê!!!

    • Infelizmente,não estou falando mal de ninguém,mas a situação esta dificil !!! O preço dos carros esta muito caro,demais!!!

  65. Quem esta saindo bem são os reparadores automotivos,não estão dando conta dos serviços,pois,seja novo ,semi-novo ou usado,todos dão manutenção.

  66. é só trazer pro Brasil que é um pais cheio de otários (pagamos uma fortuna pelos nossos carros/carroças) que compramos todos por um preço super acima do mercado mundial!

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui