Uno, a motocicleta de rodas paralelas

21
59

Ainda lembro quando no começo do milênio surgiram as primeiras apresentaçõrs do “It” (também conhecida à época como “a coisa”), ninguém dizia o que era, penas que o “It” havia sido inventado por Dean Kamen, o mesmo inventor genial da bomba de insulina e com a patente ficado milionário.

As reuniões eram feitas para grupos fechados de possíveis investidores, gente do cacife como Steve Jobs. Só no final de 2001, “It” foi revelado, tratava-se de um aparelho para mobilidade equipado com vários giroscópios, equipamento mecânico que desafia as leis da física, e que com duas rodas paralelas era capaz de se equilibrar na vertical, isso mesmo, “It” era o Segway.

De lá para cá, a tecnologia dentro de suas limitações se popularizou, surgiu inclusive gente ensinando a fórmula para se fazer seu próprio Segway em casa, eu pessoalmente nunca tentei.

Mas com toda inovação, o Segway foi inovado. Um rapaz de apenas 18 anos de idade chamado Ben J. Poss Gulak criou a “Uno”, uma motocicleta que usa exatamente o mesmo princípio do Segway para funcionar. Ela tem duas rodas, só que ao contrário de outras motos que as têm em linha, as da Uno são em paralelo. Para acelerar o piloto inclina-se para frente e para desacelerar, para trás.

A posição da moto, pelo menos em tese, permitirá o uso da tecnologia para viagens mais longas, já que é mais confortável que andar em pé. O modelo das fotos é o terceiro protótipo construído pelo inventor.

Mais fotos na extensão da postagem.

A matéria é da Motorcycle Mojo, mais fotos por lá.

21 COMENTÁRIOS

  1. Não deve ser motor de passo. Obrigatoriamente tem que haver uma descentralização dos eixos na hora da curva (o de dentro na curva sobe), ou então ela faz numa roda só. Se apenas uma roda girar mais rápido que a outra a moto – ou seja lá que for isso – fará a curva em pé. Aí o centrífugo joga o piloto lá no outro lado da rua.

  2. Nuoooooosa, que maior show!
    Putz, já tenho medo de pilotar a de duas rodas, imagina de uma, ops, de duas rodas sequentes, imagina a de duas paralelas, hehehehhe

  3. Essa “pemba” freia quando vc se inclina pra traz, e acelera quando se inclina pra frente …
    o mistério ainda é , como ela faz curvas…

  4. Não é novidade. Já tinha visto um negócio parecido em um desenho do Johnny Quest :p

    Como q o SEGWAY faz curva?????

  5. simples caras,esse troço tem dois motores independentes,quando vc puxa para o seu lado ela dá mais força aquele motor dependendo da velocidade,mais ou menos como no segway,não se esqueça que isto aí tem dentro um poderoso processador…foi o que deu para entender no site do “fabricante”…

  6. rsrsrsrsr nada a ver
    se andar de moto já é perigoso
    imagina pilotar isso é
    simplesmente pedir para morrer.
    inacreditavel!!!

  7. meu isso deve ser a maior doidera de pilotar , so queria saber como equilibrar em cima disso e como fazer curvas depois disso quero uma hahahahaha

  8. eu não compraria, acho que não é segura. Prefiro ficar com as convencionais Ducati, Suzuki, etc….. com rodas padrão.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui