Onde tem um Fusca, sempre tem outro

212
2746

O Fusca, simpático carro da Volkswagen que sobreviveu por gerações, teve sua origem na Alemanha Nazista, quando Adolf Hitler pediu a Ferdinand Porsche que criasse um carro para a familia alemã, e esse carro deveria ser capaz de:

– Levar 2 adultos e 3 crianças

– Alcançar 100km/h e manter essa velocidade

– Consumir no máximo 13km/l

– Ser refrigerado a ar, pois as garagens da Alemanha naquela época não tinham aquecimento e poderiam congelar o liquido de arrefecimento

– Levar 3 soldados e 1 metralhadora

– e deveria custar no máximo 1000 Marcos Imperiais, que era o equivalente a uma boa motocicleta na época.

O Fusca foi um dos carros mais vendidos da história, e deve ter sido isso que gerou a cômica constatação abaixo:

Onde tem um Fusca, sempre tem outro

dsc01618.jpg

É incrível, toda vez que você vê um Fusca, é só olhar em volta que você acha outro.

Mais fotos na extensão da postagem.

Edit: Achei finalmente o site aonde conheci essa teoria, que é do Luis Moraes! Clique aqui

Belas cores.

capa.jpg

dsc00633.jpg

dsc00634.jpg

dsc00637.jpg

dsc00638.jpg

dsc00639.jpg

dsc00647.jpg

dsc00649.jpg

dsc00651.jpg

dsc00653.jpg

dsc00658.jpg

Ué, pintura também vale?

dsc00660.jpg

dsc00661.jpg

dsc00682.jpg

dsc00685.jpg

dsc00686.jpg

dsc00689.jpg

dsc00690.jpg

dsc00692.jpg
dsc00693.jpg

dsc00694.jpg

dsc00696.jpg

dsc00698.jpg

dsc00702.jpg

dsc00706.jpg

dsc00708.jpg

Esse tá escondido, olha lá do outro lado da rua.

dsc00710.jpg

Viu? tinha 2 lá estacionados.

dsc00727.jpg

Legais essas fotos utilizando o retrovisor.

dsc00730.jpg

dsc00729.jpg
dsc00749.jpg

dsc00750.jpg

dsc00786.jpg

Onde está Wally? tem 4 fuscas na foto abaixo.

dsc00787.jpg

dsc00797.jpg

dsc00798.jpg

dsc00799.jpg

dsc01029.jpg

dsc01030.jpg

dsc01036.jpg

Até de brinquedo!

dsc01805.jpg

dsc01761.jpg

dsc01765.jpg

Agora quero ver vocês olharem para um Fusca e não tentar achar o outro!

212 COMENTÁRIOS

  1. não existe carro mais famoso, o VW Fusca é um jipe do asfalto, tem só o essencial pra andar, mas dura até hoje, e apesar de ser ruim, é uma escola de pilotagem, Schummacher não o pilotaria de tão acostumado com a parnafenalha eletrônica dos F1…

  2. Somente em 2003 consegui vender o maximo de outros carros alcançando o record de fuscas, quem ultrapassou? o Gol

  3. Fusca é Fusca pessoal esse carro Eu sou apaixonado por eles…. a mulherada odeia…. mas onde tem um sempre tem outro isso é fato !

  4. Opa…!!
    Sou mulher e adoro um bom fusquinha…
    O último que tivemos roubaram com um guincho!!
    Ainda vou ter um cor-de-rosa sem capota!!

  5. Eu tenho um fusca 83, e qdo ele pegou fogo comigo e o meu filho dentro, sabem por quem as pessoas perguntavam? Pelo Fusca!!! Tudo bem que ñ aconteceu nada comigo nem com meu filho + vamo cambinar né? Cadê a humanidade? kkkk

  6. adorei esses fatos, estou programando O 1º vai yomar no Fusca de Ruy Barbosa – BA e vou apresentar esses dados no início da festa. posso contar com mais informações de vocês. obrigado

  7. Eu Ammmmmooooooo Fuscas…p/ mim é o carro mais fofo do mundo…ainda vou ter o meu conversivel e cor de rosa….rsrs

  8. Eu so comecei a ver fusca sozinho aqui nos Estados Unidos. E todo mundo olha, e todo mundo gosta. Eles nao sao nada baratinhos aqui se comparado com carros de outras marcas e mesma kilometragem.

  9. Na verdade sempre ha carro da mesma marca onde quer que seja, acontece que os fuscas por ter um formato singular se agrupam por forma.
    Achei esse trabalho uma percepção e um estudo fotográfico muito interessante.

  10. Tenho um fusca, adoro ele não vendo por nada, e gostaria que o luciano huck levasse ele no lata velha , para ele ficar cor-de-rosa e sem capota.

  11. O FUSCA é o melhjor carro do mundo. Resistente, de manutenção barata, ótimo pra rodar tanto em vias urbanas , como rurais. E tem outra, impostos baratos, e vc não chama a atenção dos ‘OLHOS GORDOS” de plantão…O que com um carro moderno é impossível ter está restrição…

    • Se bem que chama sim viu, o Fusca é maravilhoso, é um carro respeitável, pela sua história e pela sua forma bonita e simples, Fusca rouba a cena e os ladrões também prestam atenção nisso…

  12. tenho um que virou bugre,todo aberto e personalisado,cor berrante e banco da cor.ano 1971 e ja recusei vinte mil pratas,quem quizer ve-lo e so me mandar um e-mail,que eu enviarei a foto

  13. Uma coisa é certa: o Fusca sobe até em parede… já esses novinhos, que nada! O Brasil foi feito à custa do Fusca e da Kombi!

  14. fico pensando o q tem te mais em um fusca…tem tanta gente q tem um carro mais novo e n sai da oficina sem falar do imposto!fusca é economico e faz mais do q um carro novo!!

  15. Muito legal esta reportagem, sou muito fã do Fusca, um tio meu tinha um, quando eu era criança, e gostava de andar nele. A partir de agora, quando eu for para a rua, vou prestar mais atenção. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!

  16. não vi um carro do ano nessas fotos… o que me leva a pensar que as fotos podem ser antigas ou foram tiradas em locais onde só existem carros velhos… assim fica fácil achar dois fusquinhas juntos.

  17. Tenho um Ano 74, comprei em Fevereiro/08
    estou gostando muito, pois aprendi a dirigir com um Fusca. Bom demais.Gostei da matéria, parabéns.

    • Amigão, tô nesse caminho, quero comprar um esse ano, ou então ano que vem, e quero aprender a dirigir nele, é muito bom ver que tem tanta gente falando bem do fusquinha. Abração fera!

  18. eu tenho um fusca 1986 desde 1993 e sou o segundo dono adoro meu besouro.recebi varias proposta para vender nas não vendi

  19. Sempre digo aos meus amigos que as pessoas deveriam aprender a dirigir em um fusca, além da baixa manutenção desenvolvem uma habilidade muito boa para estacionar, pois não enxerga nada a frente, nada atrás e nada para os lados. Quem coloca um fusca no meio de dois outros carros,sem bater, coloca qualquer carro sem pestanejar.

  20. Hitler queria 4 adultos no fusca, e não 2 mais 3 crianças….

    E motor a ar foi idéia de Porsche mesmo, como diziam os executiovs da Opel na época “É doido, quer colocar motor de avião num carro…” Não foi imposição de Hitler

  21. Sexo dentro do fusca é melhor ainda, tirei a virgindade de minha primeira namorada (mais a serio) dentro de um fusca…saudade!!!!

  22. Gente, é verdade! Tinha um gol G3 2001 que só me deu canseira, vivia esquentando daí eu acordei um dia e disse: Porrrraaaa!!! Não quero mais essa bosta! Vou comprar um FUSCA!!!
    Comprei 2, um fica no Rio pra usar quando vou pra casa o outro em Cabo Frio aonde eu trabalho.
    ESTOU FELIZ DA VIDA!!!!!

  23. Tenho um fusca 1300 ano 1981, sem luz de ré. Único dono Cr$436.000,00. Já passei por 3 gol´s, 3 parati´s, Corsa Classic e Quantum. Ele continua firme.
    Abraços a todos e obrigado pela chance.

    • Caramba,
      O que precisa de EXTINÇÃO são os analfabetos do BRASIL.
      Vai procurar um dicionário!
      Certamente nem habilitação você tem!

  24. Se enganam aqueles que acham que fusca é carro de pobre… O Roberto Carlos (cantor) tem um, o Emerson Fitipaldi também e perguntem a eles se eles vendem!!! É um carro que em bom estado vc não sabe se a pessoa que está dirigindo é rico ou pobre …

    • É verdade, Roberto Marinho e Amador Aguiar (fundador e presidente do Bradesco) também foram proprietários de Fuscas.

  25. Tenho um fusca ano 80 com um boneco do Seu MADRUGA, adorei a reportagem, depois
    que comprei o meu ,apareceu outro que para ao lado de minha casa sempre.

  26. Fusquinha é bom demais, mas verifique sempre o extintor, pois quando o meu pegou fogo, tive q urinar nele para apagar o incêndio.
    Não o troco por nada.

  27. Meu Deus do Céu!!!tenho um fusca branco e ja tinha percebido isso só tinha medo de falar para não me chamarem de doido… agora estou aliviado e satisfeito por saber que meu fusca tem vida própria e ainda ta namorando… pois sempre vejo perto dele um fusca rosa.

    • rsrrsrsrsrsrs, muito legal seu comentário Alex, você percebeu isso e pensou em falar por medo??? kakakakaka, ta certo, agora você ta vendo que não é doido, falow…

  28. Quem nunca viajou, trabalhou com um FUSCA, pelo BRASIL, em estradas que não tinham nem CASCALHO, e com um 1.200, fazer de Porto Alegre, só um trecho de 1150Km. em 15 Hs. até São Paulo, e não foram pocas, não tem a dimenção do que foi este BESOURO, no Desrnvolvimento do nosso BRASIL.

  29. o meu fusca ja não é so meu é o chamego da familia e o carro mais solicitado pelas crianças todas querem andar no herbi ja arrumei até briga na familia qdo quis vendê-lo

  30. Conheço essa história de ‘onde tem um tem outro’ faz um tempão, Alias, tem site sobre isso, gostaria que a fonte fosse citada!
    Abraços a todos

  31. Fusca!!! Que saudade!…tvi um ano cinza ano 85,1600cc cabeçote rebachado,volante 4 bola,banco de corsa,pedaleira,roda de brasilia,etc.No tempo um amigo mecãnico (“”)mim falou que ele estava com o motor abrindo o bico.Fiquei muito triste e vendi!Resultado já faz 6 anos e o dono p/ quem eu vendi não viu ele abri o bico até hoje? Não vende por nada!…Que raiva do mecânico,pois amava o meu fusca.Um dia terei outro,mas a saudade nunca vai passar.Já tive varios carros mas fusca a gente não esquece não é!.

  32. Parabéns! Adoro o fuska, foi o meu primeiro carro: ano 85, reformei do assoalho ao teto. Tive que vendê-lo por aperto financeiro. Até hoje me arrependo.

  33. fusca é paixão…teve um 57,um 61 e um 81…ahhh e uma kombi 1200 alemã safari.Olhem o preço de um fusca bom na argentina em algum site por aí…não menos de 6000 dolares…viva o fusca !!!

  34. Aprendi a dirigir num Fusca, durante 9 anos só dirigia o Fusca do meu pai. Hoje voltei a ter um Fusca. Estou muito feliz com ele.

  35. Adorei a reportagem..e tenho certeza que os fusquinhas são os melhores amigos que alguem pode ter, pois sempre estão por perto! hehehe

  36. para quem ama fusca como eu minha familia ,e só olhar o newbeatle e o fusca em versão atualizada, isso e tudo de bom Bh Minas Gerais Brasil

  37. Não tive fusca e sim uma Brasilia 1600 dupla carburação, mas também dirigi muito o velho besouro e cá pra nós os carrinhos de hoje em dia parecem mais aqueles brinquedinhos de cereais não aguentam nada, paga-se muito por carros que nem sempre conseguem realizar o minímo esperado “encarar uma boa ladeira” ou ainda “ter pouca manutenção”.

  38. Existe outro veiculo antigo tão numeroso e comum no Brasil quanto o Fusca. O caminhão Mercedes, só que não anda tanto nos grandes centros, mas nas rodovias ele é rei.

    • Verdade, os Mercedão 1113, 1313 e 1513 marcam presença nas estradas brasileiras, também tem os Mercedinho 608, muito valentes e importantes para o Brasil, falow cara…

  39. O MEU ALEM DE SER BOM TA PAGO NUM DEVO NADA PRO BANCO E TEM MAIS VOU A TODOS OS LUGARES Q OS OUTROS Q AINDA ESTÃO FINANCIADOS VÃO KKKKKKKKKKK

    • Então vai aí um desafio:

      Moro e trabalho em Cabo Frio, uma das cidades do litoral do Rio de Janeiro mais chiques e ricas do sudeste!
      Toda hora eu vejo fuscas por aqui e cada um mais bem tranzado que o outro!
      ! Estou juntando dinheiro pra fazer um upgrade no meu no fim do ano, já quesou professora e ganho pouco.

  40. Eu amo meu fusca, não consigo ficar sem meu besouro e mais não existe carro melhor e mais fiel a seu dono. Sim!os fusquinhas tem vida própria eu até converso com o meu!

  41. Odiava Fusca… até ver um arrumadinho!! Hoje estou no segundo: um branquinho, 78, sem maçaneta, baita som, roda esportiva, freio a disco, vidro inteiriço, motor de santana 2.0 e tudo, lindo!!
    Mas tô precisando vender….. 🙁

    rafaelmezenga@yahoo.com.br

    Abraço a todos os apaixonados

  42. Nunca reparei nisto, mas pelas várias e várias fotos… só pode ser verdade =D Agora sempre que eu vê um Fusca vou procurar outro ao redor…

  43. A matéria ficou ótima, tô doido pra comprar um fusca, mesmo como toda minha família contra, e boa parte dos meus amigos tb, dizem que vou passar vergonha, que o fusca é feio, que é brulhento isso e aquilo, mais sinceramente vejo td ao contrário… eu não tinha o menor interesse em ter carro, mais passei a poegar carona com um colega da empresa, que tem um fusca, e pense num psseio legal, cômodo, gostei mesmo, e quando ele me disse o preço, fiquei mais doido ainda, como eu sempre fui alheio a valores, não pesei que fosse tão acessível, não vou precisar ficar devendo aos bancos, vou usar minhas economias e logo terei meu fusca, quero parabenizar a todos. Sou de Maracanaú-CE, e nunca tinha observado a proximidade dos fuscas, mais vou passar a observar mais agora. A foto que eu mais curti, foi aquela que tem um fusca na calçada, e outro pintando numa porta..rsrsrs muito bom. Parabéns!

  44. Saudade do meu Fukinha!!
    Marido me deu de presente de aniversário e me roubaram pouco tempo depois. Boas recordações.

  45. Já estive em Guadalajara/México. Lá é impossível não encontrar pelo menos outros 3/4 fuscas no mesmo lugar. Pena que não trouxe fotos. Alias, lá fusca quer dizer revólver, eles chamam de VW beetle.
    Gostei das fotos.

  46. Estou muito feliz com meu Fusca 84 todo arrumado e restaurado.Era cinza pintei de prata tá lindão.Mandei retificar o motor trocou os 4 amortecedores sonzão dentro tá lindo.Só falta trocar as rodas,e fazer uma tapeçaria,tem bancos de gol.Amo fusca…

      • @Danilo – Autozine.com.br,

        o da frente num tem mais, ele trocou o Itamar num Gol GT, agora só o vizinho do lado esquerdo q tem um amarelinho q eu olho e babo td dia…mto inteirinho

        ashaeuhasuehasheushaue

        Parabéns pelo site q sempre tem coisa mto interessante, um abraço!!!

  47. o primo do meu pai tem um fuskit e ele ficou aq em minha ksa 3 meses na politica,eu sou de menor en tão dirigi ele poucas vezes escondido mas peguei amor nele eu adoro ele a politica ja passou então a qualquer momento pode vim buscar etou com o coração super apertado ñ sei se vou aguetar ver ele ir enbora com aquele barrulhão q me acalma nas horas extresantes sou fãzaço do fuskit ele é 1300 ano 1980 esta prescisando de uma reforma mas se fose pra mim ficar com ele eu qria ele do jeito q ele é eu adoro ele
    vou fazer de tudo pra ficar aq comigo, eu ñ me vejo sem ele,as vezes coloco a cadeira perto dele e fico olhando ele,ñ me canso poi e um prazer ficar perto dele,ele é a unica coisa nese instante que me faz felíz eu amo ele d+++++ de coração, e por encrivel que pareça meu visinho tem um agora eu amo e meu fuskit, obrigado pela oportunidade

    • @Myller villela,

      eu tenho um 1300 81…meu primeiro carro, kra eu sinto quase a msm coisa q vc, por ele…a única diferença é q eu não quero deixar ele do jeito q está, quero restaurá-lo inteiro…a mecânica já tá bala, agora só falta funilaria e o interior…

      eu tenho um ciúme danado do bichinho…outro dia minha mãe teve q usar ele, kra…fiquei contando nos dedos a hora dela chegar com ele…eu queria ter dinheiro para comprar um outro carro, sem me desfazer dele…mas, as coisas nem sempre são como gostaríamos, né?!?

      Abraço a td’s os fusqueiros!!!

  48. acabei de comprar um e estou gostando muito , a manutenção é barata e ele leva vc para todo lugar é muito bommmmm ter um fusquinha , abraços para todos que gostão de fusca…

  49. Putz!! Meu q massa essa matéria apesar de ser paixonado pelo o velho besourinho, fico muito triste pelo o enorme preconceito que esse ótimo carro sófre. Mais tudo bem o q importa é q sou muito feliz com o meu e “Fusketeiros até o fim”!!

  50. RSS tive um fusca que seu assoalho era todo remendado com pedra ardosia, um dia passeando , parei do lado de uma menina pra chavecar e uma das pedras caiu,,rsss a que escorava o meu banco do motorista,,afundei uns 20 cm, o suficiente para a menina sair morrendo de rir…affff

    • sempre tem um fusca perto do outro, se eu precisar para em algum lugar paro perto de outro, sempre par ao ladrão ficar com dúvida de qual roubar se for o caso.. abrs

  51. Poucos carros fazem parte de musicas famosas, tirando o corcel 73 de Raul Seixas e a brasilia amarela do Mamonas encontramos o fusca na melodia de Caetano Veloso: ” Motos e Fuscas atravessam os sinais vermelhos ”
    lembram?

    • NhacaLoko, tem também o Mustang cor de sangue, da música de mesmo nome, dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

  52. Fusca? adoro!

    so n conhecia essa teoria! Me lembro qndo criança q eu brincava de quem contava mais fuscas sem repetir.

    Meu sonho eh ter um todo repaginado ou um newbeatle! Charmosissimos os dois!

  53. Fusca é o carro mais popular que tem. Muitos abusão mais no final acabam gostandoo do famoso fusquinha!

    Eu sou estudante, o busão que pego vai super lotado, então no ponto com meus colegas eu falei: – eu vou comprar um fusca rosa pra nós ir-mos pro colégio! A maioria me zuou, mais teve uns que me de defenderam. Esses dias o busão tava muitoooo cheio ai os que me zuaram falaram: – haá o fusca da “JOANA” aqui!

    Moral da história querendo ou não em momentos prefirimoos um fusca do que um carro luxuosoo é bem mais farra! (66′

    *—-*

  54. Quando se descobre o amor por tal carro é que se entende o prazer e verdade de ser Brasileiro. Infelizmente nem todos têm ou tiveram o prazer de andar ou possuir um carro que é ícone! Observem que outros carros antigos, também têm seu espaço (Chevette, Opala etc…) Mas sinceramente o VW-FUSCA além de historia própria, tem luz própria que encanta e chama aos olhos curvas maravilhosas que só as mais lindas mulheres têm! Não vendo meu fusca pois é dádiva e não necessidade! Abraço a Todos amei o WeB-SiTe!

  55. Olá!sou fusketeito em petrolina-PE,gostei da materia, e não linguem para criticas, isso é complexo de inferioridade uma coisa queo fusca não tem!um abraço Mário Martins

  56. Cara,ficaram demais estas fotos,o carro é tão tradicional que parece que foi até combinado!
    Sabe de uma coisa, o fusca sempre vai ser esse sucesso que é!

  57. Não é por nada não, mas…
    Eu, como boa pobre que sou, moro em um morro excessivamente íngreme. Quase nenhum “carro” tem “coragem” de descer (e muito menos subir ele) e, dos que tem, já capotaram uns 3 ou 4 (atenção – é quase um milagre alguém que não mora em minha rua se “aventurar” a descer e principalmente subir minha rua).
    Há carros novos, bonitos e reconhecidos que não conseguem subir meu “morro”. Alguns poucos até tentam às vezes, mas é difícil subir… Os fuscas, entre tanto, conseguem (e eu me surpreendi quando vi pela primeira vez e descobri que o Fusca é tão “potente”).

    Abç.

  58. Rss…
    É a mais pura verdade,eu tenho um fusca…
    e meus dois vizinhos de cima tbm tem!
    Ele não é meu FUSCA é meu XODÓ!

  59. Olha Alemão, não querendo ser o cara do “contra” mas o Fusca é apertado, tem os comandos ruins e por fim pelo preço cobrado hoje em dia vc compra um carrinho melhor.

    Mesmo um Del Rey, Escort, Gol, Uno… entre outros. Que tem uma posição melhor de dirigir, é mais confortavel e sinceramente eu tive a oportunidade de comprar qdo foi comprar meu primeiro carro.

    Sinceramente nunca gostei de fusca, essa coisa de tood mundo amar não funciona comigo. No final das contas evitei o Fusca vermelho 1979 que poderia comprar para comprar o Uno do meu pai 1995 (que ja vendi inclusive).

    Claro que são padrões de carros e construções e ideologia diferentes, mas não conseguiria me sentir bem dentro de um fusca.

    Principalmente pq mtos modelos até 1980 não tem revestimento do motor e acaba por vc sair cheiroso de casa e ficar cheirando a gasolina depois que entra no “bolido”.

    Abraços
    Edson

  60. comprei um fusca a 1 ano, quando ando todos olham, e esses dias aconteceu de um cara conversar comigo na rua e falar – te conheço, vc tem um fusca branco de rodas liga leve…. conclusão, todos reparam no fucão – adoro o meu, apelidei de espanta mulher, e prá andar na cidade, só uso ele….

  61. Muito bacana mesmo, e é engraçado perceber principalmente quando a gente tem um fusca, daí parece que a gente só vê fusca na rua… isso se aplica com outros carros também. =D
    Adorei o post e as fotos!!!!

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui