11
mai
09

Levando as crianças para escola, na Índia

Postado em Diversos, Inusitados por Gilberto "Knuttz" Soares Filho - Comentários

Eu já perdi a conta das vezes em que defendi a educação básica no Brasil. Acredito que TODA a educação básica seja gratuita, e a educação superior, seja no máximo subsidiada. Enquanto o Brasil não tiver todas suas crianças na escola, não vamos deixar de ter uma população resignada, que lhe engole tudo que enfiam garganta abaixo sem questionar. O melhor retrato desta resignação são nossos políticos, possivelmente a pior corja política do mundo.

As fotos abaixo, apesar de parecerem depreciativas em um primeiro momento, foram feitas Índia, o “I” do BRIC, e mostra como muitas crianças no país são transportadas para as escolas. Passado o primeiro momento e a surpresa, pode-se extrair a lição de um povo que ‘dá seu jeito’ para garantir a presença das crianças, e do próprio futuro do país, nas salas de aula.

Clique aqui para ver mais fotos!

Conheça o UÊBA, a maior fonte de coisa legal da internet. Clique aqui, vale a pena :)

Fiat + Chrysler? Xiii… (clique aqui para entender)

Enquanto isso, existem carros assim (clique aqui) que custam mais do que tudo isso somado…

Ou tem “clube dos 320km/h” (clique aqui para saber o que é)

Clique aqui para ler sobre o Tata Nano, o carro que pode mudar essa realidade indiana

Quer dar risada de um carro? Clique aqui!

Conheça o novo Ford Fiesta 2011 clicando aqui.

Fotos coletadas pelo Oobject

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Érico disse:

    e tem gente que me diz que sonha em morar na india…asuhausuahs

    1. Marcos disse:

      Seria melhor morar na índia do que ter um brasileiro ignorante como você. Pelo menos lá estão investindo nas crianças e na educação que é o futuro da humanidade… E você o que tem feito para melhorar o mundo?
      pense no que fala!

      1. Érico disse:

        desculpe me a forma de expressão, mas não sou ignorante. O que venho a dizer, é que em meu dia a dia, conheço pessoas sem cultura, que sonham em morar na india pensando que la é as mil maravilhas do que a novela da globo mostra, onde toda casa tem uma minina indiazinha dançando o dia todo. O que eu acho muito ridiculo, é o povo da tv/cinema, naciona, é fazer novelas, e filmes, que acabam com a imagem do nosso país, mostrando caos, violencia e bandidagem. E ao mesmo tempo eles fazem novelas, mostrando o lado perfeito e maravilhoso de um país tão castigado quando a Índia.
        E na questão da educação a India ta de parabéns, pois ela é um país que vem ddesenvolvendo rapidamente nos ultimos anos.

        1. Flávia disse:

          olá Érico,agora vc disse…
          eu não conheço a Índia pessoalmente,mas há quase 2 anos estudo sobre a Índia,e realmente…aqui mostram as favelas e os traficantes ,misturado ao funk e ao carnaval para exportar e mostram apenas o glamour de fora…sabemos que em todos os lugares tem os seus prós e contras…a Índia é um pais com mais de 5 mil anos..e a segunda população do mundo….a pobreza é enorme,mas os avanços tecnológicos estão entre os primeiros,existem uma taxa grande de analfabetos,mas,os indianos com um pouco mais de condições e cultura,eles levam a sério a questão do ensino..tenho muitos amigos indianos e faça muitas perguntas,muitas coisas mostradas ainda existem,porém muitas são de 50 anos atrás….um grande abraço
          Namastê!

    2. FabioF disse:

      Patético e vergonhoso ? onde ? Quem dera que no Brasil tivesse este transporte para as crianças carentes, cujos pais não tem carro, moto e muito menos dinheiro para ônibus !!! Parabéns aos indianos motoristas destes transportes, estão levando nada mais, nada menos do que o futuro da nação. Vou sugerir esta idéia indiana ao nosso Presidente.

      1. Érico disse:

        pois é. mas mesmo no Brasil, já vi lugares onde as crianças caminham mais de 10 km para ir a escola. O que mais fico indignado é que o Brasil é um país (ao menos eu acho, desculpe se estiver errado) mais rico que a índia, e o nosso investimento na educação ainda é muito pobre

  2. adriana silva santos disse:

    patetico e vergonhoso .

    1. Claudia disse:

      Nao e patetico nem mesmo vergonhoso… nao se esqueca de que a India e um pais de terceiro mundo. E louvavel que mesmo com todas as dificuldades as criancas ainda vao a escola.

      1. Gautam disse:

        Gostei a resposta da Claudia. E verdade e louvavel que memso com todas as difficuladades as crianças aidna vão a escola..E um jeito de India, por favor dar uma viagem a India, eu certo que vc vai gostar a India.

      2. Isolda disse:

        Concordo Cláudia, infelizmente ainda há muito o que se aprender e evoluir, quando se trata de “autocrítica”. Nossas crianças tem condições melhores de educação? Ah, sim, talvez os filhos dos participantes deste debate, que têm acesso à internet, um computador em casa… Como será que os europeus, ou até mesmo, os americanos, respondem quando vêem fotos das nossas favelas, das nossas crianças na drogadição e na prostituição, e ainda, o que falam quanto ao nosso nível de educação? Penso que temos, antes de criticar, fazer as ponderações necessárias, para fazer um comentário levando em conta proporcionalidades e características específicas de cada lugar e sua cultura, para não fazer comentários tão vazios e pobres feito esses – tão “senso comum”.

      3. Érica Rabelo disse:

        É louvavel sim que num país de terceiro mundo se faça de tudo para ir a escola! Mas não deixa de ser vergonho e nem patético, enquanto pessoas de uma “elite criminosa” fecham os olhos pra uma situação dessas sabendo que teem tudo pra fazer a diferença!!! É simplesmente revoltante usar cultura e religião para cegar as pessoas menos abastadas. É isso que acontece!!!

  3. rogerio disse:

    Uma prova que criança se adapta a quase tudo.

  4. É impressionante ver a Índia que a Globo tenta vender em sua novela das 9h. É uma verdadeira piada.

    1. Érico disse:

      como eu disse. Quando é pra tv ou cinema mostrar uma imagem do Brasil pro mundo, eles pensam em mostrar filmes sobre favelas, prisões, e tudo que tem de pior no país. Mas quando eles vão mostrar outro país, eles deixam uma maravilha, mas vai pesquisar um pouco sobre a cultura indiana, que vamos ver que eles são muito ‘sujos’

  5. Adail disse:

    Eu, que já estive pessoalmente em metade do país, afirmo que aqui não é diferente, as vezes, até pior, mas o povo “gosta”

  6. maria disse:

    patético e vergonhoso são nossos políticos, demagogos de carteirinha. lá de um jeito ou outro se consegue chegar na escola, aqui quanto mais longe ficar, mais voto vão ganhar.

  7. Antonioni disse:

    Eu sonho em morar na India.
    Vejo as criancas das escolas publicas e particulares brasileira se matando, usando drogas, fazendo sexo e com um nivel academico horrivel – nao estou falando mal dos professores que sao outros coitados, desrespeitados e intimidados.
    Outro dia lendo uma postagem num blog Indiano que participo (indiagestao) um brasileiro que trabalha com informatica na India ironizava dizendo que os indianos sao tao burros que tem que contratar profissionais de fora.
    A moderadora da lista, uma brasileira, residente na india, casada com um indiano, com vasto conhecimento de la, disse:
    Os indianos sao contratados a peso de ouro para trabalharem nas maiores companhias de informatica do mundo, deixando os sub empregos da india para escravos estrangeiros.
    As melhores e mais antigas universidades de matematica do mundo estao la. Leia os nomes nos stafs das grandes multinacionais de informatica e vejam a quantidade de indianos.
    Aprenda a ler as informacoes alem do limite da visao ocidental que quer um tenis de marca, e etc. As dificuldades formam o carater de um homem.

    1. Eugenio disse:

      Eu não posso dizer que gostaria de morar na India, mas o que Antonioni escreveu, eu assino embaixo.

      1. Moro na Índia há um ano, e posso dizer com certeza que existem indianos muito inteligentes, e que são pontos fora da curva. O Antonioni tem que ler o blog inteiro da indiagestão pra ter uma visão completa.
        Estou pra achar esses escravos estrangeiros, todos os europeus que eu conheço por aqui, vivem como reis.
        E na Índia de verdade, a classe média e alta é MUITO mais consumista que o resto do mundo, querem TUDO de marca. Além de ser o povo mais racista do mundo, tem pra mais de 10 propagandas na TV dizendo “white beaty”.
        E em relação ao transporte escolar, não tem como achar que isso é certo e nem modelo pra ninguém seguir.
        Retirei o texto abaixo do próprio site da indiagestão quando comparam Brasil com Índia:
        1. No Brasil não existem ataques terroristas com bombas como na Índia, quem matam e decepam dezenas de pessoas.
        2. No Brasil não se faz exame de ultra-sonografia para saber o sexo do bebe e assim poder mata-lo caso seja uma menina, antes mesmo de nascer.
        3. No Brasil não se exige dote da família da mulher antes do casamento.
        4. No Brasil não se mata a esposa só porque o marido achou que a quantia do dote não era suficiente.
        5. No Brasil não ha divisão social de castas e muito menos pessoas consideradas intocáveis (dalits).
        6. No Brasil não ha casamentos infantis e nem casamentos entre crianças e adultos.
        7. No Brasil não se matam os cristãos só por estes quererem ajudar os pobres.
        8. No Brasil respeita-se as leis de transito e usa-se cinto de segurança.
        9. No Brasil não temos corpos de seres humanos boiando nos rios.
        10. No Brasil não cremamos os mortos em piras a céu aberto e depois jogamos os restos não queimados nos rios.
        11. No Brasil não temos aghoris que comem carne de seres humanos e em especial de crianças e bebes.
        12. No Brasil não temos sadhus que andam nus pelas ruas com o corpo coberto de cinzas carregando tridentes e cobras.
        13. No Brasil não temos jainistas andando pelados pelas ruas carregando consigo espanadores e com mascaras no rosto.
        14. No Brasil não jogamos bebezinhos do alto de um prédio como forma de batismo ou ritual de passagem.
        15. No Brasil não temos 1 Bilhão e 200 milhões de pessoas, temos somente 200 milhões, ou seja, 1 Bilhão a menos!
        16. O Brasil eh muito mais industrializado do que a Índia.
        17. O Brasil possui muito mais infra-estrutura nas cidades do que a Índia.
        18. No Brasil não falta tanta água como na Índia.
        19. No Brasil não falta energia elétrica 6 horas por dia, todos os dias, nas cidades, como na índia.
        20. No Brasil não temos vacas, touros, búfalos vagando pelas ruas dos grandes centros urbanos.
        21. No Brasil gostamos de gatos, e os temos como animal de estimação em nossas casas.
        22. No Brasil não usamos elefantes como meio de transporte e muito menos como guindaste.
        23. No Brasil o serviço militar e o voto são obrigatórios.
        24. No Brasil temos universidades governamentais totalmente gratuitas.
        25. No Brasil não limpamos a bunda com a mão esquerda somente usando água. Usamos papel higiênico e mesmo assim ainda lavamos a mão com sabonete após nos limparmos.
        26. No Brasil a maioria gosta de café e não de chá.
        27. No Brasil não temos trincheiras de saco de areia nas ruas e aeroportos.
        28. No Brasil não jogamos as mulheres viuvas para fora de casa e nem a desprezamos.
        29. No Brasil as mulheres não usam diariamente saris e/ou salwar suits.
        30. No Brasil temos diversos tipos de queijos maravilhosos e pão de queijo ao invés de samosa.
        31. No Brasil as mulheres não são tão submissas quanto na Índia e tem um espaço muito maior na sociedade do que as mulheres indianas.
        32. No Brasil não temos escolas e faculdades só para homens e só para mulheres.
        33. No Brasil não temos mais casamentos arranjados.
        34. No Brasil os filhos escolhem o que querem estudar na faculdade e não são obrigados a estudar o que os pais mandam.
        35. No Brasil comemos feijão e não daal.
        36. O Brasil eh 5 vezes campeão do mundo no esporte nacional que eh o futebol. A Índia foi uma única vez campeã mundial em seu esporte nacional que eh o cricket.
        37. No Brasil temos violência urbana causada principalmente pelo uso e trafico de drogas ilícitas.
        38. No Brasil temos roubos de automóveis, seqüestras relâmpagos e muitos roubos e furtos.
        39. No Brasil a maior parte do transporte eh rodoviário e não ferroviário.
        40. No Brasil come-se carne de vaca e de porco!!
        41. No Brasil ha somente uma lei de casamento para todos.
        42. No Brasil um homem nao pode casar-se com 4 esposas ao mesmo tempo.
        43. No Brasil as mulheres nao sao consideradas menos importante do que os animais de carga.
        44. No Brasil nao temos chuvas de moncoes.
        45. O Brasil tem a maior floresta equatorial do mundo.
        46. O Brasil tem a maior cascata do mundo (Foz do Igracu).
        47. No Brasil pessoas de diferentes religioes nao se matam umas as outras como os hindus, sikhs e islamicos fazem na India.
        48. O Brasil nao eh tao sujo quanto a India.
        49. No Brasil as pessoas tomam banho com sabonete todos os dias.
        50. No Brasil a comida nao eh tao apimentada quanto na India.
        51…….. ai cansei!!

  8. angela disse:

    que país é esse?

  9. Marco Fernandes disse:

    Lamentável é ver que países de primeiro mundo contratam empresas indianas para reduzir custos, pois a mão de obra na Índia é mais barata. E fica claro por estas fotos porque é mais barato contratar indianos. São os novos “escravos” da globalização. Enquanto isso os países perdem seus postos de trabalho e a Índia continuará nesse estado deplorável. Enquanto as consultorias ficam ricas às custas destes infelizes, eles continuam na miséria ganhando míseras quantias pelo seu trabalho.

    1. Gautam disse:

      Acho que o Marco não sabe o que é outsourcing e contratar. Seu percesão sobre contratar e outsourcing é muito o que em realiade. Os premeiros mundo não contratam os seus trabalho a India somente por causa do preço mas eles também quer a qualidade. Nós temos qualificações, know-how e podemos dar a qualiades. O Gilberto tem o tema para projetar os vehiculos de escolas das pavelas e as areas dos subervios mas não das cidades. Quer saber mais sobre India favor ler sobre India ou me contetar….Gautam

      India tem varios classes de povos. Sim temos muitas classes de povos..como o Brasil que tem

  10. Alvaro disse:

    Nossa, é impressionante como ainda tem gente que está bem melhor e recoama deste país. O mundo lá fora é uma verdadeira ilusão, são muitos os véus que estão caindo diante dos nossos olhos.

  11. zulmara disse:

    E ainda tem gente que reclama do brasil, olha a dificil vida destas crianças esforçada indo para aula , simplismente admiravel;…

  12. Marcus Vinicius disse:

    Uma coisa é certa, toda dificuldade existente na vida de uma pessoa é fruto da ganância e da falta de amor de outra pessoa. Ver essas fotos me faz pensar e refletir, para se vencer a maldade de de uma pessoa para com outra, é necessário haver amor entre uma pessoa e outra. Amor sem interesse, não sei se o responsável por essas carroças ai ganha alguma coisa, mesmo se estiver ganhando e estiver fazendo com amor a essas crianças provavelmente isso vai frutificar. Essas crianças com o amor de Deus e de outras pessoas por elas vão crescer e vão se tornar homens e mulheres de bem, com um futuro bom. Elas precisam acreditar no amor de Deus e no amor como uma saída para tudo de ruím existente no mundo, a maldade existe, mas o amor também. Que essas crianças vendo tudo isso e sofrendo tudo isso aprendam que a ganância e a maldade causam dor, e que a saída para isso é amar ao próximo como a nós mesmos.

    Que Deus proteja essas crianças.

  13. Fazendo acontecer ! Isto sim é querer fazer algo de possitivo nao só aos seus filhos,mas ao seu País!Dificuldades todos possuem em algum grau,porem a forma como encarar e superar as mesmas diferencia o carater/personalidade de cada pessoa.Qdo vemos muitos pais deixando seus filhos sem escola no Brasil pelo simples fato de nao ter um onibus para fazer o percurso de 1,2,3 km temos a certeza de qual País é o menos desenvolvido!

  14. Fabiane disse:

    Bom, é triste ver as crianças todas “amuntuadas” uma em cima da outra… mas é muito mas muuuito mais triste ver as crianças do nosso país nas lavouras sem ao menos escrever o nome.
    Apesar das dificuldades mostradas nas fotos acima, elas ainda vão para a escola.
    Ao invés de criticar, deveríamos dar uma voltinha no nosso país.

    Parabéns pela matéria e as fotos estão excelentes!

  15. fulustreca dos anzois disse:

    Vc sabiam que a Índia é o país com maior numero de pós graduados? doutorados e pós doc..?? Será que é graças a educação primária que estimulam as crianças que escaparam, estudarem mais..?? No Brasil temos a cultura do jeitinho brasileiro, de se dá bem sem o estudo, como o gestor maior gosta de se vangloriar. Só que ele é a exceção da regra – e não sabe disso !!!

    1. Maria Carvalho disse:

      Realmente a India tem o maior numero de graduados. Tenho amigos Indianos e todos são graduados. Amigo com 23 anos que já é doutor em oftalmologia.

  16. Calma disse:

    Não é o Brasil que é bom, A India Que é uma m!@#$!!!!!

    Ufanistas !@#$!@#$

    1. O que está se perdendo aqui, é a importância que o povo indiano dá à educação. Por aqui, nosso povo resignado e esmoléu do governo, simplesmente deixaria as crianças sem escola…

  17. Ari disse:

    Esse Pais esta parado no tempo…
    Hallouuu…será que não tem alguma coisa que os faça acordar???

  18. Franco disse:

    É muito bom ver que as crianças na índia estão tendo oportunidade de estudarem , estão felizes e alegres e sendo transportadas em veículos que não poluem o meio ambiente , ao contrário nós que nos julgamos “mais civilizados” , permitimos que as escolas públicas secundárias se tornem depósitos de bandidos e as universidades públicas acessível somente para as classes abastadas , sendo estas classes abastadas as que menos precisam do ensino público e gratuito.

    Enquanto aqui no Brasil os alunos das universidades públicas vão a faculdade de Grand Cherokees , Land Rovers , Ford Explorer e outros carros ditos “populares” de 30 , 40 mil reais poluindo e sujando o meio ambiente não vai haver inclusão social e nem vou mencionar o fato das bolsas que o governo paga pros abastados estudarem e depois eles vão trabalhar fora do nosso país para gerar lucros a empresas estrangeiras.

    Sem justiça social , o Brasil vai continuar pior que a Índia.

  19. ana lima disse:

    Muito importante essa matéria!Aliás, como tudo na Índia, é imprescindível ser mostrado ao ocidente, uma vez que lá,os valores morais;a ética; a nobreza do caráter; o respeito aos mais velhos, às crianças, ao Divino; ainda estão em voga, desde milênios e milênios de civilização. É portanto, suscetível de espanto, incompreensível ao ego inflado de povos que vivem na degradação moral e espiritual. Eles não podem sequer ‘ver’ a luz que brilha na face de crianças e adultos em cujo semblante está estampada a felicidade de ter nascido indiano. As fotos mostram crianças de escola pública, da periferia. Sugiro aprofundar a matéria, divulgando o grande trabalho educacional do grande mestre indiano Sathya Sai Baba, hoje instituido pelo mundo todo, inclusive aqui no Brasil. Seu programa educacional beseia-se nos Valores Humanos da Verdade / Paz / Amor / Retidão e Não Violência. Vai do básico ao pós graduação e é gratuito! E, mesmo vendo, será que vão querer acreditar? O pior cego é aquele que não quer ver! Termino meu comentário c/ as palavras do comentarista Antonioni(11/05) que sonha em morar na Índia, a quem desejo a felicidade de realizar seu sonho, assim como eu mesma me realizei. Moro no Brasil mas, se pudesse, não teria voltado de lá!

    1. Todo o estudo na Índia é pago, não existe nada de graça! Mesmo nos colégios públicos. A filha da empregada de um casal de amigos paga o equivalente a R$ 1000 para a filha ter uma escola pública que ensina em inglês.

      E em relação a qualidade do estudo, neste último final de semana fui almoçar com um alemão que gerencia um grupo de programadores aqui, ele comentou que nunca havia visto notas tão altas nas certificações dos indianos, todas entre 90-99%. Na Alemanha a média é 80-85%. O problema, dizia ele, é que eles não conseguem analisar os problemas e resolver com programação, são apenas executores, tem ótima memória e conseguem decorar tudo, mas pra raciocinar “fora da caixa” é muito difícil.

      Acho que todo mundo deveria ir para Calcutá fazer um estágio lá… pra ver como o Brasil “é atrasado”…

  20. Maria Carvalho disse:

    Adorei a resposta do fulustreca. Pois tenho vários amigos Indianos e todos são graduados. Amigo com 23 anos que já é especialista em oftalmo etc.

  21. luciana disse:

    eu sei que as crianças tem que ir a escola mais e chocante ver estas fotos as crianças parecem mais uns animais pesos em gaiolas. sinceramente nao gostei. mais é bom para os nossos filhos valorizarem o que fazemos por eles.

  22. Silvia Backes disse:

    Meu marido é alemão, trabalhou e morou na índia por um ano e disse que é para refletir um pouco…com tudo isso que eles enfrentam, é um país com baixa criminalidade, e os indianos estão bem a frente da “maioria” dos brasileiros na questão educação, são pessoas muito bem educadas e inteligentes.

  23. Sérgio R. Silveira disse:

    No Brasil (pelo menos aqui no interior de MG) muitas crianças vão ainda a escola a pé saindo cedo de casa sem lanche nem nada, enfrentando muitos Km ao meio de atalhos no mato. Transporte escolar existe por convienência e por obrigação a lei. Mas nem sempre funciona.

  24. Luiz Leandro disse:

    Gente, essa civilicazão é muito mais antiga que a nossa… Então eles sabem onde ha uma falha… E isso tudo é para entendermos que a EDUCAÇÃO E o Amor ao próximo esta em primeiro lugar.

    Abraço

  25. Luiz Leandro disse:

    *Desculpem os erros anteriores…

    Gente, essa civilização é muito mais antiga que a nossa… Então eles sabem onde ha uma falha… E isso tudo é para entendermos que a EDUCAÇÃO E o Amor ao próximo estão em primeiro lugar.

    Abraço

  26. William Maciel disse:

    É por isso que a Índia será a 3ª economia do Mundo até 2015! Pois mesmo com todo esse sacrifício não deixa de mandar suas crianças para escola! E lá os alunos não batem em Professores, não usam drogas e nem fazem sexo dentro da sala de aula. O que me nosso Pais é noraml!

  27. Edvaldo disse:

    Este é o lado que a rede GLOBO nao mostra. Um País de tanta adoração aos deuses que nao pode fazer nada pelo povo sofrido, mas Deus é Fiél

  28. ronaldo disse:

    Enquanto isso, neste país ,paraiso de político ladrão, existe dentre outras, a farra das passagens aéreas…

  29. Edson Dimas disse:

    Vendo tudo isso “fotos e comentários” pego-me a refletir até quando vai a ambição do ser humano,enquanto de uma ponta a forbes lista milionários extravagante do outro lado pessoas que morrem de fome diria que falta muita coisa, Mais isso tudo só vai se resolver quando todos tiverem DEUS no coração e começarem ver as pessoas como irmãos e se colocarem no lugar das outras, Acredite eu não estou sonhando já têm pessoas assim, mais ainda é pouco façamos nós a nossa parte que DEUS fará o restante amén.

  30. José Benedito disse:

    Infelizmente no Brasil, as crianças muitas vezes viajam em pau de arara, arriscando suas vidas muito mais do que nas bicicletas indianas, por este pais afora buscando uma oportunidade de conhecimento.

  31. Nadir Antonio disse:

    Quando adolescente andava 9 km para ir a escola, não tinha nem mesmo um “veículo de luxo” destes da Índia. O qe me preocupa não é o meio de transporte que as crianças usam para chegarem as escolas, e sim o que elas aprendem quando chegam lá. Até onde conheço, elas estão aprendendo a discriminar as castas inferiores, a se banharem no imundo Rio Ganges, a adorarem milhares de deuses e serem escravas dos espertalhões inescrupulosos. Tenhamos misericórdia dos indianos e oremos em pró deles.

  32. Antonio disse:

    O Gilberto tem toda a razão. Não fosse a corja de Brasília, hoje seríamos um País mais moderno e próximo do primeiro mundo.
    O problema da Índia é que é um país do terceiro mundo. Mas dá acesso à escola e Universidade a todas as crianças.
    Não podemos esquecer que lá eles tem o sistema de castas.
    Quando nosso país acabar ccom os políticos corruptos, ou com todos eles, talvez as coisas melhorem.
    O que atrapalha o desenvolvimento é essa quadrilha que se intalou na Capital Federal.
    Terrível, não vejo futuro para nossos descendentes…

    1. Antônio, nem eu :(

      Quando eu vejo discussão para aumentar o atendimento do Bolsa Família, meu estômago revira. Em vez de se ensinar este povão a trabalhar, está se fomentando uma legião cada vez maior de esmoléus, e a quadrilha política (que e suprapartidaria), vai ao delírio :(

  33. richard~peru disse:

    mas el ser humano trata de salir adelante con los propios recurosos k tiene nunca de ser creativo guste de esas fotosdeven incentivar a otras personas a ser muy crativos grcias que dios los bendiga

  34. Ludmila disse:

    Tenho 18 anos de idade e no meu ponto de vista é bonito de ver que algumas pessoas ainda se importam com a educação dos filhos(Digo dos indianos nas fotos), mesmo que para que eles tenham acesso a essa educação eles sofram com o aperto dos meios de transporte que têm para a escola, aqui no Brasil tambem temos nossos apertos nos onibus, metros e trens, mas o engraçado é que contudo isso consigo ver um melhor caráter dos Indianos pelo fato de que mesmo com as dificuldades eles não desistem dos estudos( a maioria) porque assim acham mais facil ganhar a vida, eles lutam e batalham duro pelo que querem e já nós comu um país de condições “Boas” perante a India desistimos de nossos objetivos com facilidade por puro Comodismo, todos querem o melhor para sí, acham que merecem um bom emprego, uma boa casa, mas, não lutam por isso. Já neste País distante na qual a maior paret da população tem dificuldades de boa moradia e emprego, continuam se empenhando para obter o melhor. Nõa deveríamos buscar uma boa lição de vida sobre isso?!

  35. luiz disse:

    estranho ki na novela da globo passa outra india e nao essa…

  36. Harini disse:

    Neguinho faz pior aqui…vocês falam demais!!!! O Brasil é tão atrasado quanto a India, se não for mais!

    1. A moral da história Harini, é que lá os caras fazem o que podem para garantir a escola da molecada, já aqui, muitos ficam no fundo da rede esperando o dia de buscar a esmola do Bolda Família

  37. Caxaca disse:

    Adorei ver as fotografias e a história que as sustenta. Para educar uma criança valem todos sacrifícios. Quantos de nós estamo-nos a dar bem só porque aguentamos os sacrifícios de ir a escola percorrendo vários kilometros a pé?
    Os indianos são muuuito criativos paa minimizar o sofrimento com soluções locais… nós estamos à espera de uma limusine para ir à escola. Resultado, são as drogas nas ruas.

  38. Sandra disse:

    Todas as criança na escola é só o começo. As escolas tem que ter qualidade, estrutura, alimentação para docentes e discentes, professores motivados e funcionar de VERDADE. Se não, é só balela. É o que a gente vê na educação brasileira: balela!
    Se o moleque vai para a escola, e não quer aprender nada, o que adianta?

  39. Jeny Jeny disse:

    é as pessoas se esforçam muito para ter uma boa educação, tanto que os melhores profissionais de diversas àreas, tais como medicina e informática, temos na Índia…
    *quanto mais dificuldades há, mais a pessoa se esforça ,mais ela se dedica, e esta consegue mais que os outros”
    Jeny

  40. Inês disse:

    Não devemos nos esqucer, que é uma cultura totalmente diferente, com valores diferentes, eles ainda valorizam as castas, quem nasce numa familia que tem casta chega a um banco de faculdade, mas quem não nasce.?Nem o governo toma partido, aqui no Brasil é diferente o Presidente dá esmolas, assim o povo fica feliz e apoia a merda de governo dele, nos trabalhamos que nem uns loucos, pagamos absurdo de IR, para reverterno que?, saude, não, não, tenho plano, educaçao??? não não? meus filhos estudam em escolas particulares, ah! é para segurança??? nã, não, já fui assaltada 3 vezes, mas na contra partida, nossas casas não imundam em dias de chuva? ah! é povo que joga lixo não???.
    Quando nossos governantes amarem nosso pais e o ser humano, não só aqui mas no mundo tudo será diferente., mas quando?falta compaixão no mundo, ´individualismo é muito grande, todos querem brilho e poder, e se esquecem de quem precisa., somos todos um, de onde saimos um dia retornaremos. indistintamente, seja rico ou pobre, seja espirita, catolico, ou seja indicano, alemão e mesmo até BRASILEIRO, hhheheh por que não?

  41. Luiz germano disse:

    Vergonhoso é a rede globo vender uma imagem linda da India igual ja venderam do Brasil.Vergonhoso e patetico é nossas crianças aqui estudarem em cercados de arames com a Gloria maria mostrou antes de ser demitida da globo. vergonhoso é um analfabeto ser presidente do Brasil. la na India je tem transporte mesmo que precario as crianças estao indo pra aula.

  42. SILAS MARINHO disse:

    QUE TAL UTILIZAR OS NOSSOS PRISIONEIROS, QUE DÃO PREJUIZOS À NAÇÃO, PARA PEDALAREM ESSAS GERINGONÇAS?
    ALGEMADOS A ELAS, É CLARO!

  43. J Garcia. disse:

    Espero ao menos que, diferentemente do Brasil, quando essas crianças chegarem ao destino, realmente encontrem professores e aulas esperando por eles. E que as aula não sejam para ensinar a tocar tambor em uma lata, rodar bambolê e pular corda usando a desculpa que são ensinamentos culturais ou relativos a cultura afro. Todas as crianças precisam de educação séria, das letras, das pesquisas e da tecnologia de informação para serem homens e mulheres de verdade e que fazem o país andar pra frente.

  44. Mirian disse:

    O esforço que o povo indiano faz para levar a educação às crianças é de emocionar. Eles acreditam que a educação é um fator de desenvolvimento e todo esforço é válido, mesmo com todas as adversidades.
    Se as crianças vão à escola de carroça, não importa, mas vão assim mesmo e felizes.
    Graças à AÇÃO governamental, a Índia tem combatido o analfabetismo de forma efetiva e podemos ver os resultados no próprio desenvolvimento do país que cresce a olhos vistos.
    O Brasil precisa aprender essa lição e parar de fingir que todos daqui são educados.
    China e Índia estão se tornando polos de prosperidade graças a esta ação de luta pela educação.

  45. Beatriz disse:

    Daqui a 20 anos a India será como o Brasil é hoje. A India nao eh exemplo de nada. Eh um pais para la de miseravel. Que estatisticas sao estas que foram mencionadas? De que ha maior numero de graduados e pos-graduados? Se a India tem 1 bilhao de habitantes eh natural que tenha mais graduados e pos graduados que o Brasil, por exemplo, que tem 180 milhoes. A estatistica citada eh em numeros absolutos ou em percentual proporcional? Se apenas 20% da populacao da India tiver formacao superior já vai haver um numero maior de graduados do que se 100% da populacao brasileira tiver formacao superior. Se voce tem amigos indianos graduados e pos graduados é porque este é o publico com o qual voce se relaciona, nao quer dizer que esta é a verdadeira realidade da India. Vendo as fotos dá para entender porque tantas criancas indianas estao fora da escola. O post me pareceu uma desculpa para falar genericamente e superficialmente mal dos politicos brasileiros – que nada mais sao do que reflexo de nós mesmos, pois sao brasileiros como nós e eleitos por nós – é só olhar um pouco para suas atitudes. Voces sao 100% éticos nas empresas onde trabalham, nas empresas que comandam, na sua vizinhança, nas compras que realizam, voces se preocupam com o legado cultural e ambiental que estao deixando para seus filhos? Diminuem o consumo, se sentem responsaveis pelo lixo que geram? Pára meu. O Brasil ainda está longe de uma verdadeira inclusao educacional, há muita demogogia há 509 anos e pelo menos agora está em andamento o PAC que tem objetivos a longo prazo, algo que sempre impede os politicos de fazer alguma coisa porque depois nao conseguirao votos dos desmemoriados. De qualquer forma valeu pelo post que gerou alguma atençao ao assunto.

    1. Marco Fernandes disse:

      Concordo plenamente com a Bia… qdo a Índia servir de exemplo pra alguma coisa aí sim alguém poderia publicar um texto como esse. Falar que o país tem educação pq mostraram meia dúzia de carrocinhas de cachorro pra levar criança pra escola é demais. O que conheço da Índia é que trabalhei muitos anos com os indianos e apesar desta “elite” que atua em TI ter educação refinada, eles são como nós neste site… a elite do país. Nossa empresa 100% brasileira foi pra Índia instalar software!!! A Índia não era a maior potência em software do mundo ? Pq contratariam uma empresa brasileira pra isso ? de certo vão dizer que é política e tals, mas não é isso ! Nesse tempo de convivência com os Indianos pude conhecer a realidade de um lugar dito “desenvolvido” da Índia pois instalamos o sistema próximo a Nova Delhi (Noida). Não tem nada lá que se possa dizer “isso seria bom no Brasil”. Eles são muito gentis, mas se vc acha bom ter sua comida servida num restaurante cheio de ratos, então vá pra lá ! A equipe de instalação voltou pro brasil muitos quilos mais magros… poderiam dizer que foram pra um Spa de regime intenso ! É fácil escrever qualquer coisa nesses posts sem conhecer a realidade.

  46. Carlos disse:

    Tenho tido cada vez mais dificuldade de julgar minha cidade, meu estado, meu país. Eu, que antes tinha tantos argumentos. Agora, imaginem julgar uma outra “civilização” através de um pequeno punhado de fotos… Quanto às mazelas humanas, estamos todos atolados até o pescoço. Fico tão somente chocado que lá, como aqui, toda a riqueza está tão concentrada que, assim como lá, aqui também vemos crianças correndo riscos em ônibus perigosamente mal conservados, ou tendo de fazer um sacrifício desnecessário, se fôssemos países justos e sérios quanto à educação. Parafraseando a Bíblica, versão terceiromundista: “aonde abundou o conhecimento e a riqueza, superabundou a injustiça e a pobreza”.

  47. mr.happy disse:

    É impressinante a forma superficial que as pessoas utilizam para fazer críticas. Isso é prova de que se nossas crianças tivessem indo à escola ao menos nestes “carros alegóricos”, o conhecimento do nosso povo seria outro. A Índia tem cerca de 1 bilhão de habitantes. A índia só se tornou independente em 1947, ou seja pouco mais de 50 anos de liberdade! E ainda tem gente achando que esse esforço assíduo para levar cerca de 500 milhões de crianças na escola é pouco?????? Obs: A população total do Brasil está em torno de 190 milhões.

  48. Cecília disse:

    É só ler esses posts e ver como a educaçao no Brasil anda péssima… erros e mais erros de português, falta de conhecimento sobre o outro…entre outros.
    Agora, convenhamos, o transporte escolar no Brasil não fica tão atrás. Não faltam denúncias sobre ônibus caindo aos pedaços, estradas em péssimas condições, vans e outros meios de transporte em condições irregulares, colocando a vida das crianças em risco. Isso tudo pra chegarem na escola e não aprenderem nada, visto a péssima qualidade do ensino público brasileiro.
    Que tal usarem todo seu palavrório para reclamarem com nossos politicos e denunciarem tantos absurdos em vez de ficar aqui discutindo em vão?

  49. Rogério disse:

    Acham que estas imagens são motivo de chacota? Pesquisem sobre o nível e quantidade de produção intelectual dos indianos. Um dos mais elevados do mundo.
    Tenho pena é da gente aqui…

  50. João Carlos disse:

    Gostaria de ver fotos de nossos crianças do norte e nordeste indo à escola, ou fotos de “escolas” dessas regiões. É louvavel qualquer esforço para manter as crianças nas escolas, mesmo que isso pareça ridiculo. O ridiculo é como os governantes tratam desse assunto.

  51. Chris disse:

    É louvável o sacrifício que as crianças e os pais que precisam se submeter a ver seus filhos em consdições tão dolorosas para ESTUDAR. Achei horrível o comentário que pelo menos não é o Brasil,precisamos ser sensíveis a condição humana seja ela onde for, no Brasi tamabém há miséria, analfabetos e jovens que pouco ou nada dão valor à seus estudos. Espero que essas imagens dessas pessoas pequenas mas grandiosas em sua perseverança seja uma lição a todos nós, de solidadriedade e responsabilidade.

  52. paulo disse:

    tem muitas cidades do nordeste que a situação é muito pior,andam 6/7km a pé em baixo de um sol insuportavel,sem alimentação adequada(com fome)façam uma comparação que situação é pior,,e no rio de janeiro,as crianças sendo baleadas dentro das escolas,onde para chegarem as escolas passam por esgotos a ceu aberto,no meio de marginais fazendo uso de drogas..

  53. Morais disse:

    Ao invés de criticar nosso País, que tal fazer algo por ele, a começar por não mais eleger os mesmos políticos aqui referidos. Hipocrisia e falta de concepção Patriótica, esse é ogrande mal do grande maioria dos brasileiros. Quanto ao Brasil? Trata-se de um País extraordinário, habitado por um povo estúpido e demagogo que não o merece.

    Parabéns Beatris por seu comentário!

  54. gisele cristiane prudêncio disse:

    A Índia é uma prova de que a miserabilidade, por si só, não subsiste sobre a vontade de ultrapassar os próprios limites para se alcançar um objetivo…um sonho… Eles sabem, desde pequenos, que “ação e reação” são consequências uma da outra…
    De fato, isso é muito inerente ao povo indiano, que mesmo sob condições desumanas na qual é mantido, possui um dos índices mais baixos de criminalidade…levando-se em conta ainda a sua super população.
    Mas no Brasil também temos muitas crianças “indianas”…basta observar o interior do Nordeste… e certamente todas elas…um dia…irão colher seus frutos…
    Quem acredita…sempre alcança…
    Lindas essas crianças!! Exemplo para o mundo!

  55. Teresa disse:

    Gostei do comentario do Willian Maciel.
    A educacao para a maioria de nossas criancas e degradante.
    Aqueles poucos que pagam por um bom conhecimento, nao aprende em sua propria casa valores eticos e morais.
    Resultado sao os nossos policos. Para quantos deles poderiamos dizer que tiveram uma boa educacao?
    Se tracarmos um paralelo com a India, veremos que temos muita coisa em comum. Andei por la, nao tive medo de andar na rua de grandes cidades, como tenho no Brasil.

  56. Suse disse:

    Na list de países miseráves o Brasil perde para a ìndia imaginem a miséria desse país,mas é incrível como as crianças adoram ir a escola,são comportadas,educadas e a população geral se esforça para colaborar ao máximo para o progresso,porque eles sabem que a educação e a chave para a evolução,eu tenho certeza que em pouco tempo a Índia vai sair da situação de miséria e analfabetismo e vai despontar para o mundo enquanto o Brasil com tantos recursos,parceiros econômicos,tão livre não sai do lugar nunca e a TV e os políticos continuarão com aquela frase patética que todos os brasileiro tontos engolem: O Brasil é o país do futuro…PIADA

  57. Vamos para escola criançada!!!
    http://tinyurl.com/car87888
    Será que eles mostram isso na novela?? E eu aqui reclamando de ônibus lotado…..

  58. Geórgia disse:

    Eu fico chocada com essas cenas… Mas acho louvável que as crianças superem as dificuldades e frequentem a escola.(concordando com o comentário da Claudia). Obs.: conheci um indiano q é a coisa mais linda do mundo e bem sucedido profissionalmente… Dificil acreditar q ele teve q passar por situações como essa aí… Mas enfim…Isso só aumenta o valor dele, né?

  59. Marcel disse:

    Imaginem isso em um dia quente ou em um dia de chuva, mas o duro é saber que no nosso país existem situações piores de nem ao menos se ter uma escola para irem e nem um tipo de transporte a não ser a própria coragem e o bom animo.

  60. angelitalima disse:

    Concordo com muitas e muitas opinioes esclarecidas aqui.
    MAS,peoem meu particular,que cada pais,devera pensar mais nas crianças de hoje que se tornarão ADULTOS,POLITIOS,VENCEDORES.e at´mis amorosos com suas crianças,poisjá sofreram o bastantes em suas infanciâs.
    Só de pensar o que as fazem quererem continuar a irem para as escolas nestas condiçoes,do que ficarem em casa,vendo os tratamentos de seus pais,querendo arrumar um jeito de sairem de lá,para fugirem ds problemas da vida que levam.
    Digo isto:porque está na cara que á INDIA éum pais pobre,sofrido…afinal é AFRICA.
    Penso que estas crianças,so vão á escola pensando em CRESCER,SUBIREM NA VIDA,e terem uma vidamai digna que es pais.DEUS,ESTEJA COM ELAS,SEMPRE.

  61. angelitalima disse:

    Concordo com muitas e muitas opinioes esclarecidas aqui.
    MAS,peso em meu particular,que cada pais,devera pensar mais nas crianças de hoje que se tornarão ADULTOS,POLITIcOS,VENCEDORES.e ate´mais amorosos com suas crianças,pois já sofreram o bastantes em suas infanciâs.
    Só de pensar o que as fazem quererem continuar a irem para as escolas nestas condiçoes,do que ficarem em casa,vendo os tratamentos de seus pais,querendo arrumar um jeito de sairem de lá,para fugirem dos problemas da vida que levam.
    Digo isto:porque está na cara que á INDIA é um pais pobre,sofrido…afinal é AFRICA.
    Penso que estas crianças,so vão á escola pensando em CRESCER,SUBIREM NA VIDA,e terem uma vida mas digna que as do seus pais.
    DEUS,ESTEJA COM ELAS,SEMPRE.

    1. Marco Fernandes disse:

      O que ? A Índia fica na África ? num é possível alguém que usa internet falar isso… Angelita, comece agora mesmo a explorar os benefícios do Google Maps !

  62. JA disse:

    Voces não sabem de nada e ficam comentado sem o menor conhecimento de causa. Alguem conhece o Programa Caminho da Escola do FNDE? Vejam la!!

  63. Transporte escolar na Índia – http://bit.ly/nNCF4

  64. Messias disse:

    Talvez, o nosso maior problema é sempre achar que nós estamos bem e que o outro é pior… Talvez até hoje continuamos vivendo num país subdesenvolvido e com baixo índice educacional do nosso povo povo , porque só vemos que o “outro” está numa condição inferior a nossa. Não acho que a índia seja exemplo de educação como referencia para o Brasil. É como pensar que o Sudeste é desenvolvido e o Nordeste atrasado. Talvez o Sudeste “cai mais água” mas tb existem mendigos, pessoas analfabetas, políticos corruptos e um número significativo de crianças fora da escola e analfabetas, com casas desabando na periferia e passando fome, dependento do irrisório valor da bolsa famíla ou bolsa escola (realidade que alguns pensam que é só de estados mais pobres). Talvez o que precisamos é ver e tentar corrigir os nossos erros e não apenas criticar por criticar, pois não estamos em posições melhores, apenas se é que posso dizer assim: Menos piores. Vamos conhecer o nosso país e mudá-lo, olhar apenas o telhado de vidro do outro não resolve, pois a pedra que quebra o vidro índiano também quebra o telhado de “vidro” da escola Brasileira. País com boa educação é aquela onde Família , estado e valores culturais caminham juntos. Não existe país desenvolvido só porque os políticos são honestos. Até porque a honestidade não deve ser bandeira só de políticos, mas de todo um povo. Não será por isso que procuramos nos espelhar apenas no que achamos que é “inferior” e ao que ainda não alcançamos e achamos o haver alcançado?

  65. Eles vão amontoadinhos mas não deixam de estudar: http://migre.me/146r

  66. Mauro Muniz disse:

    Como você ia para a escola quando pequeno? http://bit.ly/nNCF4

  67. João Ric@rdo disse:

    De qualquer jeito se dá um jeito para a educação… http://bit.ly/nNCF4

  68. seiti disse:

    @jrra1981 http://bit.ly/nNCF4
    O bacana é ver a garotada toda limpa e ajeitada!

  69. Levando as crianças para escola, na Índia http://bit.ly/nNCF4

  70. Edson disse:

    Que Deus abençoe essas crianças e perdoem as pessoas que só criticam e nada fazem…
    Admiro e tenho um carinho especial as pessoas que de um jeito ou de outro procuram auxiliar o próximo e também aquelas pessoas que sabem se calar a ofender…
    Parabéns India, e a todos que tem idéias construtivas…
    Deus está vendo!!!

  71. Tubaiina rz disse:

    levando crianças na escola… na Indiiia ! – http://migre.me/14NO a india ta famooosa né ? ^o) #india

  72. Marco Fernandes disse:

    Acho que a idéia principal dos posts não é dizer que o Brasil é melhor ou pior que outro país. A idéia é comentar a situação calamitosa que se encontram as crianças indianas. Aquela população é muito sofrida e a concentração de renda lá é algo assustador, mesmo para os padrões brasileiros que são péssimos. Lá não existe classe média como aqui… ou vc é rico ou vc é pobre. Se é rico vc realmente vira doutor, mas quem nasce pobre lá dificilmente sai da lama. Exceções existem em todo mundo. Vemos demais ídolos mundiais seja na área Academica, seja no Esporte. Sempre tem alguém que desponta ! Temos um brasileiro astronauta ! qtos países do mundo tiveram um astronauta na Nasa ? eu mesmo conheço muitooooos doutores brasileiros na minha área de atuação (TI). E muitos são os melhores do mundo em suas áreas de conhecimento e nem por isso eu me atreveria a dizer que no Brasil temos educação sequer razoável. Estamos longe disso e basta ver o grau de instrução do maior cargo do país. Se pra ser presidente de um país não se exige nem o segundo grau e para o cargo de lixeiro se exige segundo grau completo, é pq tem algo errado ! As críticas não servem apenas pra degradar… sem críticas não há melhoria ! O homem só evoluiu pq nunca se contentou com pouco e sempre criticou os “pré-conceitos” (terra plana, sol que gira em torno na terra, etc). Desculpe mas criticar é a alma da evolução ! quem critica o faz pq quer melhoria ! eu garanto que to fazendo minhas parte!

  73. […] » Autozine – Crianças sendo transportadas para a escola na Índia e a lição de um povo que dá s… […]

  74. Robson disse:

    Temos que prestar bastante atenção, pois estamos chegando nos fins dos tempos, se voce tiver tempo Leia a Bíblia e voce vera que estamos igual ou pior do que na epoca do DILUVIO, Deus é muito misericordioso.

  75. José Carlos de A. Silva disse:

    Que País é este, colonizado pela Inglaterra, que busca se colocar entre os em desenvolvimento, que produz tecnologia nuclear, que na informática é quase ou potência, mas que tem uma educação básica tão rudimentar. Que País é este? É lamentável como pensam pequeno os governantes dessa pobre nação!!!

    1. José Carlos de A. Silva disse:

      Vendo a imagem da Índia, com tão afamada tecnologia informática e nuclear, encho-me de esperânça acerca do Brasil. Lamentável é o fato de não reconhecermos nosso potencial.

    2. A Índia não foi colonizada pelos ingleses, ela foi dominada pelos ingleses.

  76. Sandra Bose disse:

    So filhos de indianos classe media tem transporte escolar, os filhos de pobres vao a pe. Veja meu blog Indiagestao que vc vai entender bem o que digo.
    Om Shanti

  77. thatá disse:

    Ola estou fazendo um trabalho sobre a índia e gostaria de saber se há poluição na índia……se poder ajudar vou ficar muito agradecida

    1. Não existe poluição aqui… é tudo como na novela! :)

  78. Antonio Fernandes disse:

    A Índia além da superpopulação, tem contra a extrema religiosidade e apego às tradições milenares esdrúxulas como a questão das castas. Vergonha mesmo é o Brasil com 6 vezes menos habitantes, com riquezas naturais e minerais inimagináveis, um dos melhores e mais estáveis climas do planeta, solo fértil, único país do mundo com um biocombustível alternativo e eficiente, mentes brilhantes.. apresentando índices de miséria semelhantes aos da Índia, África e Haiti. Vamos acordar moçada, alguma coisa tá errada neste país dominado pela casta dos “pilantrâmanes”, onde meia dúzia de famílias de gangsters transformaram o norte e nordeste na nossa Bangladesh (lugar pior do que a Índia ainda).

  79. Marcio Maia disse:

    Apesar das fotos chocantes, são justamentes estas fotos que farei questão de mostrar meu filho, para que ele pare de reclamar todas as vezes em que entra no carro, sozinho para ir para a escola.

  80. devitus disse:

    cuidado……. na novela da globo eles mostram um mundo de fantasia que não é a realidade como, -se diz pura flicção:

  81. Wagner dias naganuma disse:

    Vamos aprender a votar!!!!

  82. adorei esse site muito obrigada minha homenagem a vcs grande beijos

  83. inara julia disse:

    não e muito completo poderia ser

  84. manoela disse:

    que coisa em

  85. bira disse:

    gostei

  86. rainha do pink disse:

    Jesus como eles aguentão eles já estão alcustumados,mas eu não. Ainda bem que eu sou do Brasil não da índia.