25
ago
10

Engarrafamento na China de 12 dias chega ao fim.

Postado em Diversos por Roberto Camara Jr. - Comments

Faltando cerca de uma semana e meia para o feriado de 7 de setembro já podemos ter certeza de uma coisa: As reportagens ao vivo na Tv mostrando os monstruosos engarrafamentos daqueles corajosos que optam por viajar de carro nesta época. De acordo com o nosso sumido amigo Danilo Gordo, em dias normais uma viagem entre São Paulo e Ubatuba (cerca de 220 km de distância) levaria um pouco mais de 3 horas mas durante os feriados a mesma viagem pode chegar a 12 horas dentro de um carro.

Eu acredito que um dos maiores males da vida moderna nas grandes cidades sejam os engarrafamentos. Realmente não sei se existe algum estudo sobre quanto tempo perdemos em nossas vidas presos no transito (acreditem, eu procurei) mas de acordo com Ronaldo Balassiano, professor de engenharia de transporte da Coppe/UFRJ, somente nos Rio de Janeiro o prejuízo chega a R$12 bilhões por ano.

Continue lendo abaixo.


A suposta solução para este problema é conhecida de todos: Oferecer à população um sistema público de transporte de qualidade eficiente e incentivar os cidadãos a deixarem seus carros na garagens. E sim, apesar de toda a praticidade e conforto em simplesmente entrar em seu próprio carro e sair quando quiser e bem entender esta pseudo-utopia funciona. Por anos morei em Israel e lá todos os pontos de ônibus tem uma tabela com os horários exatos de quando cada linha passará naquele determinado local. Tabela esta que você pode ter consigo na bolsa, carteira e até mesmo no seu celular se precisar. Bem diferente daqui – estou falando especificamente de Salvador mas, pelas minhas andanças Brasil afora percebi que a situação é a mesma em todo país – quando não é incomum esperarmos por mais de uma hora para por um ônibus. Além disso, um país com uma área menor que o Estado de Sergipe possui um sistema férreo que o cruza de uma ponta a outra. Bem diferente do que acontece aqui no Brasil onde um trem que sai de São Paulo não pode chegar à Pernambuco pois o tamanho da bitola dos trilhos é diferente.

Se reclamamos da situação aqui no Brasil, com nossos 190 milhões de habitantes, imaginem o que acontece na China com seus 1,3 bilhões.

Pois seja lá quantas estressantes horas você já tenha passado preso no trânsito nada chega perto do que está acontecendo aconteceu nos arredores de Beijing, na China, onde um engarrafamento de 100 km de extensão, via expressa Beijing-Tibet (antiga Badaling Expressway), já está durando durou cerca de 12 dias e tinha previsão de terminar somente no mês que vem.

A surpresa.

Estava justamente escrevendo este post quando subiu uma janelinha aqui no computador avisando que o tal engarrafamento havia finalmente terminado e que a situação já estava normalizada. Ninguém sabe como mas o dito-cujo simplesmente sumiu. Desapareceu. Escafedeu-se. A surpresa foi tanta que uma equipe do portal msnbc estava a caminho do local para reportar o tal engarrafamento e deu de cara com um trânsito pesado mas se movendo.

Como isso aconteceu, não se sabe ao certo mas especula-se que o governo chinês tenha colocado todos os policiais que tinha a disposição (o que não deve ser poucos) nos pontos de pesagem e pedágio da tal via para agilizar o processo. Afinal, esta estrada é uma das mais importantes rotas de carvão da China, um país em plena expansão econômica que não pode parar por causa do “colesterol em uma das suas principais veias”.

O lado bom disso tudo foi a melhoria na economia local nos povoados que margeiam os 100 km da via expressa onde está ocorrendo ocorreu o tal engarrafamento onde a população vendia comida, bebida além de formas de entretenimento (não. Nada disso do que está pensando cabecinha suja!), como livros e jogos de tabuleiro e baralhos.

Fontes: 1,2,3,4.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Taí mais um post que tenho orgulho de compartilhar. http://tinyurl.com/24dne68 Leiam e entendam por que.

  2. Knuttz disse:

    RT @robertocamarajr: Taí mais um post que tenho orgulho de compartilhar. http://tinyurl.com/24dne68 Leiam e entendam por que.//excelente 🙂

  3. Divulga! Web! disse:

    Engarrafamento na China de 12 dias chega ao fim. http://migre.me/17pls

  4. Que loucura! RT @Autozine Engarrafamento na China de 12 dias chega ao fim. http://bit.ly/al5JFn

  5. Engarrafamento na China de 12 dias chega ao fim http://bit.ly/bFMgqO

  6. e a gente reclamando dos engarrafamentos de Belém http://ow.ly/2v4va

  7. Pio Lobato disse:

    Caramba! Neymessias e a gente reclamando dos engarrafamentos de Belém http://ow.ly/2v4va

  8. Ingo Müller disse:

    Jisuis! Chineses loucos! RT Neymessias
    e a gente reclamando dos engarrafamentos de Belém http://ow.ly/2v4va

  9. Ingo Müller disse:

    Jisuis! Chineses loucos! RT @Neymessias e a gente reclamando dos engarrafamentos de Belém http://ow.ly/2v4va

  10. Henrique disse:

    Nossa, alguém sabia que a China tava tendo um engarrafamento há 12 dias? http://migre.me/17z0T

  11. RT @vyctorpotiguar: Engarrafamento na China de 12 dias chega ao fim http://bit.ly/bFMgqO

  12. @BelemTransito acha o transito de belém dificil?? sempre tem um pior… http://migre.me/17zpP – Engarrafamento na China dura 12 dias !

  13. RT @vicentecunha: acha o transito de belém dificil?? sempre tem um pior… http://migre.me/17zpP – Engarrafamento na China dura 12 dias !

  14. Eluar Cruz disse:

    Engarrafamento de 12 dias chega ao fim… http://migre.me/17zUG ahh essa China.. alieníginas.. haha

  15. Caramba, http://bit.ly/bLjKYQ um engarrafamento na China durou 12 dias.

  16. Bruno Mangilli disse:

    O melhor sistema de transporte coletivo do país é o de Curitiba,que serve de modelo para várias cidades. Enquanto São Paulo não aplicar métodos de transporte alternativos,coletivos e ciclovias,a situação vai ficando cada vez mais tensa.

  17. Elias Filho disse:

    E tem gente reclamando das metrópoles: http://migre.me/17KJ2

  18. Eu achei q era mentira qndo vi no #FuroMTV, mas não! oO' RT @autozine: Engarrafamento na China de 12 dias chega ao fim. http://bit.ly/bFMgqO

  19. Márcio Leal disse:

    Mas os chineses "deram sesu pulos" e logo resolveram a situação: http://bit.ly/9c6hfN e http://bit.ly/d2Krlv

  20. Sérgio disse:

    Legal! Queria isso aqui em Belém todo mes.