Carro ecologicamente correto precisa mesmo ser feio?

113
1661

Quem levantou esta bola não fui eu, foi o site Tree Hugger, que explica em seu editorial que um carro “verde” em sempre é bonito… eu iria um pouco mais além, alguns dos carros listados abaixo são um pouco mais feios que bater em mãe na noite de natal por conta do presente

*Edit*: eu não sou contra carros ecológicos, tanto é que escrevi muito empolgado sobre o Honda FCX Clarity – que usa célula de hidrogênio -, aquele sim, um carro ecológico DE VERDADE, que não usa centenas de quilos de baterias de níquel-metal hidreto, de vida útil limitada e que precisa ser descartada de forma especial, não utiliza energia elétrica que nos países de primeiro mundo é barata por ser oriunda de usinas nucleares (aqui no Brasil seria completamente inviável qualquer carro elétrico por conta do alto custo da transmissão de energia que temos) e finalmente não depende de combustíveis fósseis, aí, e só aí, quando a produção for viável para massas, já que depende da criação de uma forma economicamente eficaz para obtenção de hidrogênio, o mundo estará realmente perto de um carro cuja pegada ecológica seja restrita a sua produção, sem ações predadoras anteriores ou posteriores. Então caros, entendam que não sou contra carros verdes, apenas não engulo bobagens e de fato considero os carros abaixo verdadeiras ‘coisas’. Antes seus fabricantes tivesse procurado designers, até mesmo em faculdades, para criar algo que pelo menos não fosse feio.

MiniC.A.T.
Trata-se de um carro movido à ar comprimido, provavelmente o sonho dos ecologicamente corretos, para isso basta usar uma compressor de ar também verde, confesso que fiquei imaginando algum xiita usando uma daquelas bombinhas de pedal para ‘encher’ o receptáculo do carro.


GM EV1
Sério, alguém lembra do tempo em que a Citroën fazia aqueles carros horríveis com um saiote cobrindo parte das rodas traseiras? Eles fizeram isso pelo menos até os anos 1990… Agora olhe para o EV1, ele parece um Citroën da década de 1960.

REVA/G-WIZ
Eu confesso que à despeito de tudo que o BR800 representa para a industria nacional, eu nunca o achei um carro que passasse pelo menos perto de bonito, mas o Reva/G-Wiz, um carro elétrico, me faz rever conceitos, e passar a achar o BR800 bonitinho…

ZAP Xebra
Eu confesso que novamente estou sendo parcial, desde o Romi Isetta*, carrinho que eu considero simpático, eu nunca vi um automóvel de três rodas sem achar feio e imaginar qual a velocidade necessária para fazer a porcaria tombar. Olha o Zap, diz se ele não parece que vai tombar na primeira curva, ou primeiro retorno que fizer em uma ladeira?

*Edit*: como informado por alguns leitores, o Romi Isetta tinha quatro rodas sim, só que o eixo traseiro é menor, dando a impressão de que o carro tem três rodas…

Tango
O Danilo já falou sobre o Tango aqui, mas como bem diz o Tree Hunger, nem mesmo o George Clooney ao seu lado ajuda. Sério, esta coisinha ainda tem pretensões esportivas, ok, ele pode ter um centro de gravidade extremamente baixo e uma geometria muito apurada a ponto de fazê-lo ter estabilidade, mas… você teria coragem de entrar em uma curva de forma um pouco mais agressiva com ele?

113 COMENTÁRIOS

  1. A Romi Isetta tinha quatro rodas, as duas traseiras ficavam próximas, uma da outra, daí, talvez, o engano. Mas eram quatro, na verdade.

  2. Romi Isetta tinha 4 rodas…. as traseiras eram mais proximas mas eram 2…

    Curto muito seu blog continue assim

  3. Concordo plenamente.

    Hahahahahahahaha

    Acho a idéia de carros ecologicamente corretos muito boa, mas, francamente, com essas “faces”, eu prefiro os que poluem o_O

    • @Lucas, meu querido…
      Eu te garanto,mais importante é o conteúdo e não a lataria…

      E digo mais…só pelo seu interior,pelas coisas que vc disse,vc já fica ridiculo,nem um Mercedes te faria melhor…

  4. Gostei da reportagem, e das críticas, mas quando escrita em primeira pessoa expressam um ar de arrogância.
    Abraço !
    Saulo

  5. Ja nao gosto do termo ECOLOGICAMENTE CORRETO, agora carro ecologico, muito feio mesmo. Nunca vou ter um desses, antes a morte!!!

  6. Não concordo com o autor. Temos que rever nossos conceitos de beleza. O belo está na aerodinamica, na economicidade e do não desperdicio. O gigantismo dos carros atuais, poluem nossa visão.

  7. É, legal mesmo é continuar com os carrões lindões e posudos enchendo a p.do planeta de fumaça … e eu ainda perco meu tempo lendo esse lixo …

  8. São feinhos pra você ficar com cara de bocó se usar um desses.
    Uma boa parte das pesquisas para desenvolver energia limpa, são financiadas por companhias petrolíferas.

  9. Eu compraria um TANGO ou um ZAP XEBRA, se tivesse dinheiro, são bonitos sim e como são diferentes não precisamos andar rápido. Deixe que apreciem.
    obrigado
    lucio batalha

  10. O cara, porque você num vai assistir novela para saber que roupa você vai ter que usar amanhã de acordo com a moda…
    Primeira coisa, o GM EV1 que vc criticou a respeito do saiote nas rodas traseiras, engraçado o CADILLAC tem esse saiote e é o grande charme dele…
    Agora se você estudasse um pouco veria que esses carros não são para arrancadão nem para ficar tirando pega na cidade.
    Esses carros possui toda a economia e facilidade de dirigir no transito de uma moto com a comodidade de um carro, sem molhar, sem passar frio, e é um carro, onde você pode deixar as coisas e trancar.
    E o principal eles não poluêm…
    Agora se vc acha eles feios tudo bem, eu também gosto de um Dodge Challanger GTR V8, tem a Murciellago.
    Mas esse carros não são muscle car e sim carros práticos para serem usados no dia a dia…
    Vai ver no japão os carros que tem lá…
    Lá é um pais pequeno…
    Aqui no brasil esses carros seriam para vc ir de casa para o serviço e vice-versa, com exceção do GM EV1, que é maior e possui maior autonomia devido a sua maior quantidade de bateria e pelo fato de ser carregado em qualquer tomada…
    Agora voltando a falar do GM EV1, vc sabe que essa sai na roda traseira junto com o desing da traseira, ajuda em diminuir o arrasto aerodinâmico…
    Procura na internet um carro conceito da Cadillac, o Cadillac VOYAGE, uma simetria muito parecida com o CAPRICE da General Motors, porém com todo o requinte da CADILLAC e bem maior que o CAPRICE, que por sinal é o carro mais utulizado pela policia dos EUA…
    Então antes de comentar se é feio ou bonito, procure estudar o porque desse desing…
    Você conhece o Toyota PRIUS, ou nunca ouviu falar?
    Cara, se informa mais antes de lançar seus comentários (******)…

    • Só tenho a dizer o seguinte, nao importa o quanto o carro é feio…acho q muitas coisas chegaram pra nos aqui e no começo achamos feias ou algo parecido, com o tempo aprendemos a gostar pq viraram moda…entao nao vejo pq os carros nao seriam da mesma forma, deixa q o tempo cuida disso.
      fora isto achei os carros muito bons, acho q a intençao atras de tal ato é muito boa, e achei os desings muito lindos sim, achei o zap parecido com o corsa, mas com 3 rodas, do q de certo modo nao é tao mal assim, ate pq a roda é na frente, do q nao provocaria perigo para o carro, pois a estabilidade do carro é atraz…entao atraz tem 2 rodas, entao sindo muito, mas comentario infudado.
      enfim…

  11. Neste caso o que interessa nao é a beleza,aliás,apesar da aparência deles nao serem apreciadas por todos nao os faz menos importantes do que os são. Na minha opinião eles não são tão feios como os “pintam” alguns são exóticos, mas tem seu charme,além do mais são soluções para minimizar os problemas que o homem já tem causado com a queima de combustíveis fosséis, poluindo a atmosfera e os demais ciclos biologicos,é bem verdade que a aceitação destes veículos será bastante dificil, e isso não digo por causa da população que na maioria das vezes encontra-se desinformada ou apática aos problemas sociais e ecologicos, mas levo em conta principalmente os “barões do petróleo” que não admitirão perder suas fontes de riqueza e poder, e com isso farão de tudo para barrar a comercialização destes carros. Todavia se a população se mobilizasse e revendicassemos nossos direitos e uma melhoria de vida para as futuras gerações conseguiriamos mudar uma parte da nossa historia pois afinal de contas a historia foi feita por meio de revoluções, revoltas e lutas. Faça você também a sua parte!

  12. Os carros “verdes” são feios , justamente pra não vender! Ainda é mais lucrativo pras grandes companhias produzirem carros que consumam petróleo, eles fazem carros verdes, mas sem muito esforço pra que sejam ótimos, é só pra constar. Assista o filme “Who killed the eletric car”… vale a pena.

  13. Amei . . . são lindos . . . maravilhosos. . . Falam que são feios porque tem um design diferente?.
    Não se esqueçam que carros pequenos deveriam ser obrigatório em cidades grandes. . . com certeza diminuiria o transito; no lugar de 02 grandes caberiam 03 pequenos imagine isso em uma dimensão de km de distancia? e em 04 pistas caramba sinceramente até hoje não sei porque não pensaram nisso. . . .

    Suadi
    ssuad50@yahoo.com.br

  14. Olá amigo! Boa a matéria sobre os carros “verdes”! Mas só pra lembrar, a Romi Isetta não era com três rodas, tinha quatro mesmo. Mas o eixo traseiro era menor e muita gente confunde com aquela “Lambreta” triciclo que tinha guidão de moto e os japoneses imigrantes usavam, tradicionalmente, pra entrega de suas tinturarias! Grande abraço pra vc e bom trabalho!

  15. Ta certo que os carros verdes não são muito bonitos, chamativos ou da pra tira onda com uma garota com ele, mais pelo menos não poluem o planeta.O Xebra é só bota mais uma roda nela que ele fica bonitinho.

    • Youssef,

      existe uma concepção errada no quesito não poluir. Ninguém NUNCA considera a pegada ecologica de um carro deses…

      Veja o caso dos carros elétricos ou híbridos que usam várias baterias de niquel-metal hidreto, o processo de produção dessas baterias, desde a extração do níquel até o processamento e transporte é pesadíssimo. E depois de pronto, ele ainda consumirá mais recursos, como gasolina, ou até mesmo nuclear, como no caso dos países de primeiro mundo que usam este tipo de energia que é muito mais barata que a hidroelétrica usada aqui no Brasil.

      O Tesla, se não me engano, usa umas 6000 baterias de notebook! E elas têm vida útil determinada, ou seja, um dia viram lixo…

      Como citei e citarei em outros comentários, só no dia em que os carros com célula de hidrogênio forem factíveis para produção em massa (e isso depende de uma tecnologia eficiente na obtenção do hidrogênio puro, cujo processo ainda não é economicamente viável para larga escala), aí sim, vamos ter uma safra de carros REALMENTE verdes, que não precisam de baterias, não precisam de tomadas nem precisam de combustíveis fósseis. Leia esta reportagem sobre o Honda Clarity,, ela te dará subsídios..

  16. gosto é algo induvidual, achei todos interbonitos. além disso, qual a nossa prioridade: carros bonitos e poluentes ou carros não poluentes? No atual estágio de saúde do planeta acho que seria prudente considerar a segunda opção.

  17. Eu acho que como é uma novidade os designers tentam parecerem modernos e diferentes, sem sucesso diga se de passagem

  18. Perdi o meu tempo lendo essa reportagem….. mas como tem gente q faz uma reportagem desta …… é no minimo não faz uma pesquisa antes de qualquer coisa!!!! Sai ai escrevendo qualquer merda… Bom como dizem quem fala o q quer escuta o q não quer!!!!
    Carro ecológico não e feio…. a primeira coisa em q se pensa não e beleza e Eficiência!!!!
    Temos q mudar o carro pq??????? nao tem nem ideia uma pessoa q escreve tal materia e ainda critica uma criação do Gurgel ….. BR800!!!
    Eu tive um SuperMini…. o irmão mais novo do Br800… Na cidade eu fazia 14,5 Km/L isso pq ele e um carro com tecnologia de 1992 e ainda era carburado!!!
    Então um carro deste antigo fazendo o q poucos carros Mil de hoje faz……… E vem falando de beleza?
    E pior tem gente assim ate em faculdade!!!!!! fui uma das pessoas q procurou professores da FEI e Unicamp pra falar sobre motores flex…….. isso em 2000…….. e todos q conversei falaram q era impossivel de se fazer!!!!!!! engraçado hoje existe… e não me pareceu q e impossível ….. bom mas falar com pessoa de pensamento pequeno e fogo!
    Hoje os carros usam de toda a energia da gasolina só 6% para andar….. se vc contar as freadas cai em torno de 3%!!!!!!!! Então por isso precisamos mudar esse modo ridículo de carro ineficiente e grande!
    Os americanos q gostam disto!!!!!! por isso estão na merda q estão (as fabricas de automóveis) GM mesmo matou o carro elétrico o EV1… hoje esta ai quase fechando!!!!!! e as fabrica japonesas …. com seu carros híbridos??? Um pais minusculo q tem uma porrada de fabrica e uma delas e a primeira em vendas no mundo!!!!
    O q precisamos e mudar!!!! principalmente esses pensamentos pequenos…. pq a natureza esta sofrendo com isso!!!
    Da próxima vez faz um artigo de VERDADE! Q traga algo paras as pessoas q vem ate aqui ler!!!!

  19. o problema é que carro, onibus, metro, escada rolante, elevadores… são pra carregar a gente, não pra (outra pessoa de fora) ficar olhando. e o conceito de carro bonito tem a ver com carro como simbolo de consumo e status. aliás o consumo é o que produziu um mundo em decadência (física). claro que os carros verdes mesmo não precisando serem feios vão tentar não ser tão sedutores: isso é coisa de consumista… rs.
    agora, não achei nenhum tão feio assim. só porque não lembram em nada uma nave espacial… bem, tinha aqueles módulos redondos de 2001…

  20. Quem não conhece realmente penssa que TODOS os carros ecológicos são feios, que na verdade é mentira, existem muitos bonitos, pena é o preço né…

  21. Eu não acho estes carros feios, são bonitinhos e o mais importante é que são bons para o planeta. Eu só não entendo porque ainda não foram fabricados em série para que sejam vendidos ao público e ajudar a salvar o planeta da poluição. Acho que é influência das grandes fábricas que não deixam isso acontecer. O dinheiro das grandes empresas está sendo mais importante do que salvar o planeta ! Eu adoraria ter um carro pequeno e que não poluisse o planeta.

  22. O mini c.a.t. é uma graça e o tango também fofo demais. Acho maravilhoso carros movidos à ar comprimido, tem que ser fabricados em grande quantidade urgentemente para que possamos melhorar a vida no planeta. Afinal carro serve mesmo para nos levar de um local a outro. não precisa ser tão rápido e nem lindo. O importante é serem práticos e funcionais. Eu quero um destes ! Sou totalmente ecológica !

  23. Não achei os carros feios, não. Mas é tudo uma questão de gosto. Não acredito que lançariam um carro que não aguentasse uma curva sem tombar — e por que, afinal, um carro precisa correr tanto? 110km/h deveria ser a velocidade máxima de um carro.

  24. Pergunto se não seria melhor apenas utilizar a tecnologia do carros ecologicamente corretos, nos modêlos já existentes?

  25. Não acho feios os carros, apenas estão indo além de usar combustível “verde”, pois atende outra necessidade premente nas grandes cidades como São Paulo: o espaço que ocupa!É uma questão de Parâmetros!

  26. Eu tenho uma explicação pra essa feiura.
    Basta ler um pouco sobre mercado. É que não interessa, no momento economico atual, que os carros não pulentes sejam competitivos com modelos poulentes. Alem do que o que atrai o comprador (principalmente masculino e norte americano) são modelos agressivos e possantes, assim lançar um carro ecologico feio é a melhor coisa pra manter o mercado de poluidores no topo. A tecnologia de carros potentes e não poluentes ja existe, mas a pressão dos que obtem renda com petróleo tbem exite, e nada vai sair do papel até que estejamos no limite econômico/ecológico.
    Você é que é um Xiita, um xiita fanático por automóveis. Se você pode ser autoxiita, outros podem ser ecoxiitas.

  27. Dizer que os citroens DS eram carros horríveis é mostrar completo desconhecimento do ramo. Esses carros eram objeto de desejo nao so dos franceses mas do mundo todo, sem contar que marcaram epoca por seu estilo.

  28. Gostei de alguns, mas outros poderiam ter um visual moderno e não repetir o passado, que horror, mas vamos lembrar que as ruas que andamos não é pista de corrida para vc fazer uma curva agressiva ou correr, os carros tem de ser observado para efeitos de locomoção e não para competição ou por status. Espero que no futuro todos os carros sejam apropriados para preservação do nosso sistema bio.

  29. pq os carros verdes são tão feios???? Acho que é simples a resposta, pq se fossem bonitos muitas, mas muitas pessoas mesmo, iriam querer comprá-los e isso seria um tiro na cabeça da industria de petróleo. Só lembrando que o EV1 é um carro de 1996, a roda coberta é feinha, mas ele é um carro bonito e se tivesse sido melhor desenvolvido (assista o documentário Quem Matou o Carro Elétrico [ Who Killed the Eletric car? ] ) seria um carro ótimo hoje.

  30. Há coisas bem mais feias existindo por aí! Parece-me que a evolução tecnólogica tem sido maléfica para todos, considerando-se os tipos de comentários escritos neste site.

  31. Moro na alemanha, e aki virou febre esses carros pequenos e menos poluentes, o consumo de corros “verdes” ainda nao é tao popular, mas carros como o Smart, que sao pequenos e economicos vendem mais que cerveja e linguica…hehe
    Isso é ultrajante, morar em um pais onde podemos comprar Mercedes, BMW, AUDI a precos baixos, e de repente voce se depara com as ruas cheias destes “sapatinhos de elefante” …é um absurdo.
    Mas se paramos para analisar o Smart é bem bonitinho perto destes modelos aí…rsrs

  32. falta muito à indústria ecologicamente correta…
    já é difícil concorrer com os grandes, ainda mais sem ter o mínimo gosto para atrair o consumidor…

  33. Eu arrisco dizer que o público de carro ecologicamente correto no momento é gente que quer se exibir mesmo. Não se exibir como luxuoso, estiloso, mas como consciente, intelectualóide. Peço perdão àqueles que são realmente conscientes, mas venhamos e convenhamos: quem pode pagar, normalmente paga por causa disso.

  34. Honestamente? Não achei os carros feios… o que eu acho feio mesmo é acabar com o planeta. Tenho uma filha de cinco anos e fico pensando se ela terá ar para respirar daqui a alguns anos. Pessoas formadoras de opinião como você deveriam pensar seriamente em formar uma opinião positiva destes veículos, pois este tipo de post é tudo o que a indústria do petróleo gostaria de ver publicado. Sardinhas para o Flipper!!! Obrigado por contribuir com o senso comum sobre automóveis e estética!!!

  35. Eu acho os carros da Citroën, os que têm as rodas de trás cobertas, lindos. Um charme. O Citroem DS foi um dos carros mais legais que estiveram por aí…. e esses carros nem são tão feios assim; feio é o Honda FIT que parece uma saboneteira.

  36. HERESIA chamar o Citroen DS de feio! Um dos carros mais revolucionários de todos os tempos, PREMIADÍSSIMO!!
    Porque ser chamado de “XIITA” ao escolher um veículo com motor de ar comprimido? Andei em um taxi deste modelo na França e foi bastante dinâmico e agradável! Ainda bem que é um BLOG! Ou seja, as matérias são de ESTRITA interpretação do autor! Ou como ele parece dizer: “Da-lhê gasolina! Pé no fundo!” Tudo bem, tudo bem. O Planeta Terra manda lembranças aos seus filhos e futuros netos!

    • Por gentileza, leia novamente, sua interpretação foi completamente errada. Não é xiita quem usa este carro, e sim quem por ventura usasse uma bombinha de pedal para encher de ar o tanque de ar comprimido. Tenha um pouco mais de humor, e não leve tudo à ferro e fodo, aqueles ao seu redor agradecerão.

      • @Gilberto “Knuttz” Soares Filho,

        De forma alguma.
        Em 1891 Nikola Tesla já desenvolvia um protótipo de motor elétrico. Foi um gênio da “eletricidade”.
        Quanto à Tesla Motors, a qual não conheço, fica óbvio a homenagem prestada ao grande Nikola Tesla.
        Pesquisem.

        • Olha,

          o assunto aqui é carro, eu sei quem é Nikola Tesla, e sei que ele é o pai da corrente continua, e que perdeu para Edson a competição porque era mais fácil transportar corrente alternada…

          Mas o problema aqui não é o motor elétrico, isso existe há muito tempo, mas a forma de se gerar ou armazenar a energia para ele funcionar.

        • Preciso.
          Aproveitando o assunto Tesla, gerar e armazenar, gostei do Roadster deles, que segundo o fabricante, “the battery stores enough energy for the vehicle to travel about 220 miles without recharging, something no other production electric vehicle in history can claim.”
          Impressionante. Digno de Tesla.
          E bem diferente dos modelos mencionados nesta matéria.

  37. O carro magrinho do Clooney deve ser bom para passar entre os veículos em um engarrafamento. E ainda não pega chuva! Sai pra lá motoqueiro!

  38. OLÁ PESSOAL, SOU A FAVOR DO ECOLÓGICO, MAS NÃO DO FEIO, MAS SE PRECISO FOR… CADA PESSOA TEM UMA OPINIÃO, E SERÁ QUE SEUS FILHOS VÃO APROVEITAR TANTO QUANTO NÓS ESTE PLANETA, SÓ PORQUE ACHAMOS O “BONITINHO” MELHOR?

  39. Interessante Vanna o teu comentário. É muito instigante perceber que poucos enchergam as coias como elas são. Não li na integra todos os depoimentos sobre os carros verdes mas esta história é antiga e tem as suas implicações bem definidas. A indústria do petróleo e da borracha para os pneus desde a metade do século passado tem alterado o curso da história por motivos financeiros. Muita gente já foi presa e morta por inventar e querer patentear carros movidos por combustível renovável. É muito fácil fazer uma coisa andar e até voar sem queimar nada, era assim antes da última passagem do sistema solar pela zona crítica de sua rota estelar em torno do centro da galáxia. A energia cinética aliada à energia nuclear usadas de forma defensiva, isto é, sem ferir as leis da galáxia, o que significa o que chamamos de sustentabilidade proporciona a saida para qualquer carência energética, transcende as leis da física conhecida na terrae e explica as intervenções de povos extra e intra terrenos como já sabemos desde a passagem de Pacal Votam pelo planeta no ano 500 DC. Os egípcios também possuiam este conhecimento. Tuso que acontece nesta hora sideral conosco é ruto da ignorância e da propensão intrinseca da Terra de ser uma escola…
    Estamos na pré-história e o que vai acontecer agora é o mais fascinante…
    Não há motivos para se preocupar, e isso não significa que não é importante usar um carro verde, eles são feios porque as intenções de seus patrocinadores também são feias, muito feias. Seus idealisadores continuam fazendo o mesmo trabalho de sempre, transformar os instrumentos de tortura, exploração e escravização em possibilidades para um mundo sem doentes no poder. Do jeito que dá, do jeito que eles conseguem.

  40. A questão de beleza dos carros ecológicos é um item a ser considerado, entretanto vários carros da atualidade também foram discrimindos inicialmente e muitos deles são sucesso.
    Um novo estilo de carro demora algum tempo para tornar-se popular, todavia o fator econômia e ecologia é que vão pesar na balança, até porque o nosso planeta não da mais conta da poluição emitida com a tecnologia automotiva convencional.

  41. Esses carros ecológicos, a meu ver, são alternativas para o trafego nas cidades. Portanto, não é preciso ser agressivo nas curvas… Ao contrário, devem ser usado com respeito e educação no trânsito, assim como deveriam ser usados os carros atuais…

    É hora de rever conceitos e parar de gastar combustível para movimentar toneladas de um carro para transportar uma pessoa de cerca de 70kg!! Um desperdício enorme de recursos!!

    Quanto à beleza, gosto é gosto.. eu não acho tão feio assim!

    Abraço!

  42. EU, seria hipócrita falando que achei bonito, mas há quem ache bonito.
    Hoje,de fato, esses modelos diferem do “padrão de beleza” de carros, seu pequeno tamanho, modelos exóticos… porém… EU COMPRARIA UM COM TODA CERTEZA!
    Do que me adianta um carro bonito (na visão atual da maioria da pop.) se fosse muito caro p/ comprar, usar, e principalemente um poluidor do planeta??? NADA!
    Feio ou não, pequeno ou não, são carros usuais, econômicos, prático e não poluem (diretamente).
    Pensamento pequeno desses que acreditam que com um carro desse não vai conseguir mulher (se é que eles chamam de mulher, aquele “bixo asqueroso” interesseira, fútil, e burra – porque uma mulher que se aproxima de um homem por causa do carro bonitão dele, pra mim não é mulher, é uma coisa qualquer!).
    Homens que aderem a carros (como ex.: carros “feios” verde) se “conseguir” (apesar de não ser um prêmio de “bom comportamento”, optei por usar a palavra por ser a usada no momento) mulher, esta será ao mínimo inteligente e não fútil.
    Gostei da reportagem, mas não concordo com o ponto de vista, mas os comentários nos faz observar a humanidade… tem tantas pessoas com cabeça pequena, que chega desanima lutar para salvar o planeta… acho que não teremos chance! A humanidade está perdida…

  43. Mas é o tal da coisa: “gosto, cada um tem o seu!” – Realmente o design desses carros são bastantes peculiares e diferentes e que não me agrada nem um pouco. Pois é! É feio mesmo! Mas claro, nunca se agrada a gregos e troianos, então tem gente que acha feio e tem gente que acha bonito! Mesmo olhando pelo lado “ecologicamente correto” desses carros não quer dizer que eu tenho que achar bonito, e nem quem escreveu o texto! Se fizessem, um Gol, ou Palio ecologicos, venderiam muito mais! Mas é o tal da coisa, empresas que desenvolvem carros “verdes” são as mesmas que fabricam os carros poluentes, entãos os desenvolvem apenas por opção, por que se desenvolvessem (por exemplo) um gol ou outros carros populares “verdes” acabariam com a industria do petroleo e não é isso que os ricos e poderosos querem… Se tivesse uma Hilux, ou um Hammer “ecologicamente corretos” com certeza eu teria um…

  44. É bom saber que estamos em um momento planet´rio muito especial. A indústria do petróle que tem sufocado as propostas alternativas para a locomoção da matéria estão em seus últimos dias, elogo os carros verdes não serão mais estéticamente rejeitáveis.

  45. feio é pouco……. são orrorosos.
    acho que falta sensibilidade criativa para embelezarem os modelos.

  46. carros elétricos não são nem um pouco verdes… energia elétrica raramente é limpa (mesmo aqui no brasil… as hidrelétricas sempre causam um grande dano ambiental). Sem falar nas baterias, muito bem lembradas pelo autor, de baixa vida útil e cheias de metais pesados difíceis de eliminar…
    A “alternativa verde” é muito menos tecnológica que cultural. Deve se mudar a cultura de uso e gasto. Não vai mudar mt se cada pessoa de 70 kg tiver seu carrinho eletrico com 300 kg de baterias de lítio sendo trocadas todo ano…

  47. Isso é uma sacanagem com os carros elétricos, pois existem alguns modelos de carros elétricos e híbridos que são bonitos, um exemplo é o Chevrolet Volt. E eles são feios pois ainda não se tornaram populares.

  48. Feio é pouco………..eles são é horríveis, falta sensibilidade criativa das pessoa que os criam. Um dia quem sabe possamos ter modelos elétricos parecidos com os que achamos bonitos hoje.

  49. Como você pode falar que o Tango até mesmo do lado do George Clooney fica feio?? De jeito nenhum!
    O carro ficou lindíssimo ao lado do Gatíssimo George Clooney!

  50. Gente!Falar mal é fácil!
    Quantas pessoas passaram noites sem dormir pensando em como salvar o planeta e um bobão desse quer criticar!
    Aparecer ás custas dos outros é fácil

  51. Por que precisamos de destruir todo o planeta para construir Porsches, Alfas e Ferraris? para simplesmente termos o prazer de acelerar 320 Km/h? para mostrarmos que somos endinheirados e idiotas? Isso é uma estupidez, prefiro o que vocês estão chamando de “Bizarros”.

    Qualquer iniciativa essencialmente sustentável não deve ser criticada em prol do narcisismo humano.

    Somos brasileiros subdesenvolvidos, deveríamos ao menos ficar satisfeitos com estes protótipos.

  52. Mas que polêmica, de vocês….
    Eles são diferentes, exóticos, inusitados, irreverentes.
    Esqueceram que vivem neste planeta, e que precisam fazer sua parte para salvá-lo!!!!!!!!!!!!!!!!!! É o ar que vc respira.

  53. FAZER ALGO PELO PLANETA SIGNIFICA FAZER ALGO EM SEU BENEFÍCIO, O CALOR QUE ESTAMOS VIVENDO, CHUVAS TORRENCIAIS QUE DESTRÓEM, MATAM, NEVE EM EXCESSO, PESSOAL, AS CALOTAS LÁ EM CIMA ESTÃO DERRETENDO, OS ANIMAIS TAMBÉM ESTÃO SOFRENDO. VAMOS TODOS ESTUDAR, ESTUDAR E PRATICAR EDUCAÇÃO AMBIEMTAL!!!!!!!!!!!!!!!!! E EXORTAR UNS AOS OUTROS NESTA ÁREA!!!!

  54. Só fazendo uma correção, a foto correspondente ao Mini C.A.T. está errada. A que foi colocada é do C.A.T., a versão maior dele. O Mini é mais feio ainda. Nesse site tem as diferentes versões e configurações dos 2: http://heartofamericamdi.com/htmlSite/SelectYourCar.html

    Mas gostei da idéia de um carro movido a ar comprimido. Obter o combustível é mais fácil que o hidrogênio, o gargalo, segundo os fabricantes, foi produzir um tanque à prova de explosão (é de fibra de carbono).

  55. POIS EU AMEI TODOS…DE VÁRIAS FORMAS E MOTIVOS.ELES SÃO ECOLÓGICAMENTE CORRETOS E ISSO É TUDO DE BOM! PARA NÓS E O PLANETA,QUE ESTÁ TÃO SURRADO POR PESSOAS NADA…NADA ECOLÓGICAMENTE CORRETAS! EU USARIA O(MINIC.AT) PARA LEVAR MINHAS NETINHAS NO CINEMA,DEPOIS MAC E PLAY DE SHOPPING..TUDO DE BOM! JÁ O (GM EV1)VERMELHO PARA PASSEAR NA CIDADE ,SOZINHA FAZENDO TIPO NOS SHOPPING E DEIXAR AS AMIGAS ROXAS! O RIVA/G.W1Z)AZUL USARIA PARA IR NA CHÁCARA PASSAR O FIM DE SEMANA OU FERIADO COM A FAMÍLIA…EXCELENTE! O ( ZAP XEBRA) BRANCO USARIA NO DIA-A-DIA PARA BUSCAR MINHAS NETAS NA ESCOLA,LEVAR NO BALLET,NATAÇÃO E OUTROS CURSOS!AH! O( TANGO)PRETO,ESSE TENHO MINHAS FANTASIAS MAIS INDRESCRITÍVEIS E COM O GEORGE CLOONEY JUNTO…RSRS NÃO ACEITO SEM ELE.TENTARIA IR PARA UMA LUGAR ONDE SÓ COUBESSEM EU O GEORGE E O TANGO..CERCADO DE ÁGUA POR TODOS OS LADOS. E EM NOSSA CABANA ENCIMA DE PILARES DE TRONCOS….HUM.HUM.HUM.PREFIRO NÃO COMENTAARRRRR! KKKK

  56. Soube que a Citroën pretende criar um novo DS… Taí uma dica para postar sobre um dos carros mais revolucionários da indústria automotiva. O primeiro a utilizar suspensão pneumática e pneus sem câmara! Abraços!

  57. Nossa quanta bobagem!

    Em primeiro lugar, vc é designer?
    O design é muito mais do que desenho, sua tradução significa algo próximo de “projeto”. Isso esses carros tem, é inegável.
    Parece que virou lugar comum odiar o “diferente”.

    Em segundo lugar, o que é carro bonito?
    Um Astra, um Golf, um Stilo? Todos esses “carrões” com quase dez anos de mercado e que nem se fabrica mais na Europa e que os brasileiros adoram “melhorar” fazendo um xuning.

    Esse blog podia ser um pouco mais informativo.

    • Bonito e feio é uma questão de gosto, e não é preciso ser designer para taxar algo de um ou de outro. Se eu estivesse falando de escolas, que Giugiaro é melhor que Pininfarina, que carros em cunha são mais isso ou aquilo que os mais quadradões, sua assertiva ainda teria algum sentido, mas não é o caso.

      Astra e Golf, na minha opinião são carros que não cheiram nem fedem, não são feios, nem algo cuja beleza se exacerbe. Existem carros lindos que não são carrões, o nosso SP2, um carro que era bonito na década de 1970 e ainda o é hoje.

      Aliás, você precisa evoluir um pouco mais, ataque o argumento, não o argumentador, é mais evoluído. Que vergonha para o nome!

      • @Gilberto “Knuttz” Soares Filho,
        Na Realidade o SP2 nada mais é que um filho do Porsche 924 desenvolvido com a Porsche e a VW, porém, o Porsche tinha motor dianteiro, o mesmo do Passat alemão.
        Uma configuração bem próxima foi tentada pela VW do Brasil com o SP3, que foi um projeto com o motor do Passat nacional; porém questões econômicas levaram ao abandono do projeto pelo VW.

        • Ricardo,

          ao que me consta, o SP2 foi um projeto nacional, chegou inclusive a ser considerado o carro mais bonito da época da VW.

          Quando li seu comentário, resolvi fazer uma pequena e rápida pesquisa aqui, e olha as datas… o SP1 começou a ser desenhado em 1969, e entrou em produção em 1971, em 1972 foi substituído pelo SP2 e última unidade saiu da fábrica em 1976… O 924 foi produzido à partir de 1976, à partir de um projeto que a VW abandonou em 1973, e a Porsche comprou para substituir o 914. Me parece muito tempo, para aquela época em que mesmo no Brasil um carro saia da prancheta à linha de montagem em dois ou três anos.

          Eu sempre li que o SP2 havia sido um design inteiramente nacional, feito graças à independência que a unidade brasileira tinha da alemã, será que neste caso não aconteceu justamente ao contrário? O modelo desenvolvido no Brasil influenciou de forma definitiva o processo de criação do 924?

          Quanto ao SP3, que seria o substituto do SP2, me pareceria, aí sim, que a VW resolveu dar mais força ao seu carro, depois de desenvolver o novo modelo Porsche, mas aí é só especulação 😉

  58. Não podemos esquecer que esses são em sua mairoia carros conceito. Dessa forma ao serem criados muitas vezes buscam formas que tentam ser mais chamativas. Fala que o volt da GM é feio… Se pensarmos nos nossos carros atuais se fossem apresentados na década de 50 ou 60 com certeza seriam classificados como feios ou pobres de adornos. Evolução, a industria precisa de inovações.
    Quanto a matéria penso que seria mais interessante comparar diferentes tecnologias.
    Comparar carros de célula de energia e elétricos que não poluem mais precisam de baterias que ,essas sim, poluem.
    Ou de onde tiraremos energia elétrica para abastecermos esses carros. De hidroelétricas (com grande impacto ambiental) de termoelétricas (que queimam gás) de termonucleares (como Angra). Analizar o álcool como combustível que não libera mais Co2 na atmosfera (já que as cadeias de Carbono utilizadas no combustível são “recicladas”). Ou ainda se o carro é realmente verde… visto qual impacto na produção de um carro e descarte dos antigos.
    Bons assuntos não faltam. E tudo que importa é design…

  59. tem razão todos esses carros são feios exceto aquele carro azul, o g-wiz!, ele é bem bonitinho e simpático, um bom carro urbano e “verde”(no bom sentido) fala sé rio olha bem o g-wiz, só pra dizer ele é o modelo simples, pesquiza “g-wiz” no google imagens, tem vários deles e tô louco pra ele vir pra cá e vê essa foto desse carro que começou a ser vendido inicialmente em são paulo, o smart fortwo e bota ele na lista de carros econômicos, falando sério ele é mais económico que o fiat mille economy!

  60. Sua avaliação dos carros é estética, vaga e pouco crítica. Não é por acaso que os carros elétricos são “feinhos”. Há muitos interesses em abafá-los, assim como as fontes renováveis de energia. Assista ao documentário “Quem Matou o Carro Elétrico” e tenha uma noção dessa máfia sanguessuga. Não espere um carro bonitinho de uma montadora, faço você mesmo! Instale painéis solares e energia eólica na sua casa. Declare independência!

  61. Fala sério…

    Vá ver o documentário “Quem matou o carro elétrico” e ouço que o GO da Toyota na área de carro à hidrogênio falou: “Essa técnologia é para daqui 10 anos, e daqui dez anos será para daqui mais dez anos, … há graves problemas de durabilidade em muitas peças, corrosão, etc”

    Procure em sua locadora ou veja no Youtube

    Abraços

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui