Olá amigos, demorei mas voltei.

E de novo com algo bem legal para vocês.

Na semana passada, fui até o Hopi Hari, para conhecer o lançamento da Volvo o S60.

O carro tem mais tecnologia e botões embarcados do que uma nave espacial 🙂

O Volvo S60 tem alguns recursos muito interessantes, e vou destacar e alertar spobre confiar demais no carro.

Bom após a apresentação do carro, que falarei no fim do post, fomos todos convidados para dar uma volta com o carro, em uma pista preparada e tambem na rodovia dos Bandeirantes.

Meu passeio começou no aeroporto de Jundiai, e já no começo resolvi usar alguns dos recursos do carro.

Uma coisa muito interessante e que gostei bastante é o alerta do “ponto cego”, o carro avisa com um sensor em vermelho ao lado do espelho que existe algo do seu lado, mas que você não pode ver pelo espelho, desta forma você consegue saber se tem algo do seu lado antes de trocar defaixa evitando um acidente.

O outro recurso que é muto interessante, mas para quem gosta de dirigir, não é nem um pouco agradavel hehe, é o piloto TOTALMENTE AUTOMATICO. Sim você leu direito!!!

Esse recurso permite que você defina a velocidade que você quer andar, a distancia do carro da frente, e o carro anda e frea sozinho.

Ou seja, em uma estrada, por exemplo, você define a velocidade 120 km/h e uma distancia de 40 metros do veículo que venha estar na frente, e o carro anda a 120 km/h no momento que um carro entra na sua frente ou você se aproxima de um carro que já esteja na sua frente, ele diminui a velocidade e passa a acompanhar o carro que está a sua frente até o momento que ele saia da sua faixa, e nesse momento seu carro volta a acelerar normalmente.

Acho um recurso muito legal, mas eu em particular prefiro ter o carro 100% na minha mão, não me agrada muito deixar um carro , mesmo sendo um VOLVO, decidir que horas eu acelero ou que horas eu breco, pois mesmo sabendo que o sistema foi testado mais do que o limite, vai que na minha vez esse sistema resolve ficar meio louco e não  funciona direito, o meu tempo de reação pode não ser rápido o suficiente para evitar um desastre, mas claro que dificilmente o sistema vai falhar, mas eu sou chato então nao conta muito!!!

Ainda temos 2 recursos inovadores no carro,  que vou mostrar no video abaixo, e um fato curioso.

O primeiro recurso do carro é um “detector de Pedestre”, sim você leu direito mesmo, o Volvo S60 está sempre alerta para que possa tentar evitar um atropelamento.

Durante o teste na pista montada, pude testar o sistema 2 vezes que funcionou com maestria, acelerei o carro até o limite imposto pelo fabricante, que diz que até a velocidade X o carro evita o atropelamento.

Bom quem me conhece ja sabe né? Adoro ir um pouco além para realmente testar o que está sendo posto a prova.

Acelerei o carro até 35 km/h indo direto ao nosso boneco pedestre (que tem um coração muito bom, pq não deve ser fácil ficar ali prado vendo todo mundo tentando te atropelar hehehe) o carro travou as rodas e parou sem encostar no boneco. Não satisfeito dei ré e acelerei agora até quase 50 km/h e novamente o carro após emitir avisos sonoros e visuais, travou a roda e parou antes de atropelar nosso boneco.

Nota 10 para o recurso. fiquei realmente muito impressionado com a qualidade e precisão do sistema, que não chegou nem perto de machucar nosso boneco.

O Segundo sistema é um tipo de “anti acidente”, segundo a Volvo ele “Frea” o carro ao chegar perto de um obstaculo que apareça na frente do carro.

Segundo a Volvo esse sistema é 100% garantido até 25 km/h, o que acredito que seja muito pouco, já que com pedestres a tolerancia é maior, no meu caso tentei o teste a 35 km/h e o sistema falhou.

Sim, no video que vocês poderão ver no fim do texto, poderão ver o momento que faço todos os testes, e nesse caso, foi colocado uma barreira e o carro teoricamente para antes da colisão, mas no meu caso estava a 35 km/h e o carro, viu a barreira, avisou da barreira, mas só “pisou no freio” depois de ter batido, e a barreira já estar embaixo do carro.

O que me faz levantar uma questão:

Até que ponto se pode confiar na tecnologia de um carro ?

Claro que um Volvo é um Volvo, é um dos carros mais seguros do mundo, e que se for pra você bater feio com um carro, que seja dentro de um Volvo que suas chances irão melhorar e muito de ficar vivo, isso é fato.

Eu em particular adorei o carro, que tem mais de 300 CV, lindo, grande e espaçoso, e claro, muito, muito rapido.

Durante o teste não resisti e pisei fundo no acelerador e em segundos estava a mais de 200 km/h e o carro não estava nem com metade do motor cheio, o ronco do carro é um show a parte.

Bom nada melhor que um vídeo para mostrar tudo não ?

E antes que eu esqueça o valor do carro é a partir de R$ 169,900,00

Abraços a todos e segue as fotos do evento e do carro, e os videos.

Richard

Fotos – Se seu navegador não abrir as fotos abaixo acesse: https://picasaweb.google.com/richard.max/EventoVolvo?feat=directlink

Video – Para ver o Video acesse http://www.youtube.com/watch?v=zbnxgSk5zMc

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Rafa Liziero disse:

    O comentário sobre “até que ponto vale a pena confiar no carro” é desnecessário.
    Se o fabricante te diz que o sistema só funcionará até 25KM/h, testá-lo acima do limite e julgar o mecanismo como ruim é ridículo.
    é o mesmo que dizer que um pneu que tem por especificação 30 libras e estoura ao colocar 42 libras é ruim.

    My 2 cents