Hofstetter

25
2619

Clássico nacional fora-de-série

Criado por Mario Richard Hofstetter, era um esportivo fora-de-série com portas asa-de-gaivota e faróis escamoteáveis.

Os vidros não abaixavam, existia uma escotilha em cada vidro lateral.

O carro era baseado no esportivo italiano Bertone Carabo – mas que lembrava mesmo uma Lamborghini Countach

Bertone Carabo

Lamborghini Countach 1982

O modelo 1984 contava com um motor AP 1.8 turbo, de 140 cavalos, que levava o modelo a cerca de 195km/h

Em 1988, passou a ter motor de Santana , com turbo e intercooler e 210 cavalos, que levava o carro a mais de 230 km/h

Era caríssimo – custava quase 4 vezes o preço de um Ford Escort XR3, que era um dos esportivos mais conceituados a venda no Brasil. Acabou deixando de ser produzido por conta disso – os importados chegaram com mais novidades e tecnologia e as vezes custando até menos.

Teve menos de 300 unidades fabricadas, deixando de ser fabricado em meados de 1990, o que o torna um carro disputado entre colecionadores.

25 COMENTÁRIOS

  1. Todos sao feios pra pacas, bom sempre vai ter um idiota que vai falar que é inveja minha, mas fala serio esses carros parecem desenhados com uma regua de 30 centavos. Inspirados num bife esmagado.

  2. ANos 80 meu amigo, q mais vc podia esperar ?
    foi a época mais brega de todos os tempos!
    até o porsche dirigido por Scarface era horrível!
    qto mais um carro brasileiro querendo ser um lamborghini ou um bertone carabo!
    eu gostei, me lembrou o lotus delorean!
    huahuahuahuauhauhahua

    • Só prá voce saber. Lotus é Lotus, Delorean é Delorean. Um é ingles, e o outro Irlandes. A única coisa em comum, é que ambos os criadores, já falecidos, falavam a mesma lingua.

  3. Mesmo para a época era feio essa coisa, além de ser uma IMITAÇÃO dos carros italianos, o que piora muito a coisa.

  4. quem acha que é feio, porque não faz um melhor? O Hofstetter foi um dos últimos sopros dos fora-de-série nacionais, e era um carro que chamava a atenção na época. É interessante observar no entanto, que a maior parte dos fora-de-série começou à desaparecer antes da vinda dos importados, por diversas mudanças no cenário brasileiro.

  5. Bem, pelos coemtarios desta turma, me parece tratar-se de uma geração bem nova o que justifica os ataques a mais um classico da história automobilistica brasileira.
    Provavelmente são adeptos e cultuam modelos como o New Civic, New Beatle etc. O que prova a falta de conhecimento.
    Assim gostaria de contribuir com a turma e dizer que esses modelos mencionados são nada menos do que copias sofisticadas de veiculos que outrora estiveram em alguama evidencia. Como o Fusca(New Beatle). Assim como o Honda e todos os modelos que hoje são considerados carros de luxo, foram copiados dos carrões americanos!
    Portanto srs, Este é sim um modelo bem interessante e merecedor de todo respeito e atenção dos que forem autenticos aficcionados por carros.
    Mas somente aos que estiverem nesse patamar.

    Abs.

  6. OLA PESSOAL FORAM FABRICADOS SOMENTE 18 HOFSTETTER SENDO QUE TEM NO BRASIL 16 HOFSTETTER E 2 FORAM PARA O USA E FICARAM POR LA =>> QUALQUER PERGUNTA SOBRE CARROS DE FIBRAS E REPLICAS SERAO BEM VIDAS E SO ENYRAR NO E-MAIL OK ABRAÇOS E OBRIGADUUUU ” PIMENTA “

  7. ESTOU COMPRANDO CARROS DE FIBRAS E REPLICAS EM QUALQUER ESTADO DE CONSERVAÇAO OK E SO ENTRAR NO MEU E-MAIL ( CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM ) TIPO DE CARROS ; MINI DACON 828, XEF DA GURGEL HOFSTETTER REPLICA DO ALFA ROMEU P3 AVALLONE,BIANCO, MOTO MACHINE DA GURGEL, FARUS CONVERSIVEL, CONCORDE,ART DA EMIS, REPLICA DA FERRARI DIMO, NICK PAG DACON, MP LAFER, PORSCHE CHAMONIX E A 356 ENVEMO, BUGGY COOPER UIRAPURU, REPLICA DO JAGUAR E LOTUS SEVEM, ETC ETC ABRAÇOS e OBRIGADUUU ‘ PIMENTA BUG NICK MP “

  8. Concordo com o Humberto Biamco! Os cometários negativos a respeito do Hofsteter são realmente de pessoas que curtem os carros atuais os Civics, Corollas, Puntos, Astras etc e claro tem de ser prata ou preto tudo bem igual tudo bem sem criatividade. Dizer que os anos 80 foram a época mais brega é para alguem que nunca viu um carro “tunado” ou assistiu o filme Velozes e furiosos, isto sim é ser brega, ou criar os New Beatle, PT Cruiser, Novo Mustang, Camaro etc.E as coisas que saem do programa “Pimp my ride” ou “Lata velha” Isto sim é ter mau gosto!

  9. Olá!

    Tenho um Hofstetter 1987 a venda! Ele é lindo, apresenta-se ainda TODO original, inclusive os pneus, com apenas 23.000 km rodados. Ele está impecável, com bancos de couro, praticamente ainda zero!
    Vocês conhecem alguém que tenha interesse em comprá-lo? Estou colocando a venda, se souberem de alguém, por favor, comuniquem comigo!
    E-mail para contato: f.imports@yahoo.com.br

    Aguardo contato de vocês!

    • Ola Amigo :
      Tenho INTERECE na Compra Deste HOFESTETTER
      Qual e o Valor R$
      Aceita Possivel Troca
      Teria Como Mandar Foto Para o Meu E-Mail ( FBI.PEPER@GMAIL.COM )
      Voce Esta Em Que Lugar do Nosso Brasil
      Que Cor e o Carro
      A Mecanica e 1.8 ou 2.0 Alcool ou Gasolina
      Ele Esta TODO ORIGINAL Ate Com as Rodas ESTA !!!!
      Eu * PIMENTA * Estou em Sao Paulo Capital Zona Sul

      Desde JA Agradeço

      ABRAÇOS * PIMENTA *

  10. senhores, ou deveria dizer jovens e foi um dos grandes momentos da nosssa pequena fabrica de sonho dos anos 80, eu acho que o mario poderia muito bem coloar de novo ele para ser fabricado pois o que me dizem do lobini e do edra e novo miura e o chamonix são legais.
    um abraço a todos.
    há eu ia me esqueçendo quem sabe eu não realize meu sonho e compre a puma para nos termos de volta as gtb e gt gtc. ia ser legal

  11. o verdadeiro carro que deu origem ao carro do mario foi a masserati boomerang carro conceito, não esse carabo como falam

  12. Tenho muito respeito pelo pensamento alheio, desde de que não denigrão a imagem de alguém ou alguma coisa. Nos anos 60/70/80 foram de pura coragem para brasileiros, que tinham idéias de construir carros, para tentar suprir a falta de opções em nosso mercado de automóvel.
    O sonhador e visionário Dr. Amaral Gurgel, defensor dessas empresas. Mesmo sendo elas concorrentes, tentou por no cenário alguns modelos que rodam até hoje. O Hofstetter não foi diferente. Se eu cita todas as marcas, não hávera espaço, pois vários brasileiros que gostam de desafio, estão tentando construir a sua própria identidade. Se os nossos amigos, falam em imitações, não estam no todo erados. Pois os carros de grandes marcas, imitam as concorrentes. Essa geração do MTB evo/ lance/tunning/nitro, não sabe o que é pega um carro que foi feito prara CURTIR. Pesquisem mais sobre o assunto antes de falar o não se sabe.

  13. Na verdade foram fabricados menos de 30 (trinta) unidades, e não 300 como na matéria, uma raridade, e bela raridade que se eu tivesse grana estaria na minha garagem hoje. Vi uma matéria de um desses branco por R$ 125.000,00 (caro para a maioria dos mortais, mas para quem pode pagar talvez seja só uma coceira no bolso).

  14. Nossa,quando vi estas fótos me lembrei da época em que morei na vila olimpia local onde se produzia estes veiculos fora de serie e a alguns meses passado andei por lá e ate perguntei a algumas pessoas se eles sabiam o que aconteceu com a pequena fabrica dos carros,eu me lembro bem eles faziam testes pelas ruas do bairro era muito legal ver estes carros rodarem por lá e a respostas sempre eram as mesmas que nunca tinham ouvido falar desta fabrica,tambem em 1980 quem poderi saber hoje senão quem viu isto de perto na época como eu?foi muito bom relembrar.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui