Ford Modelo T, o carro mais importante da história chega aos 100 anos [varias fotos]

21
2381

Há pouco menos de 100 anos atrás, em primeiro de outubro de 1908, era produzida a primeira unidade para venda daquele que seria o carro mais importante da história da indústria automobilística, e um produto que marcaria para sempre a maneira como as coisas são produzidas, estou falando do Ford Modelo T.

Sua importância para a indústria de modo geral, deve-se ao fato de que em 1913, cinco anos após seu lançamento, Henry Ford mudou a forma como as coisas funcionavam em sua fábrica depois de ver o funcionamento de um açougue em Chicago, lá os bovinos eram levados por ganchos e esquartejados por açougueiros a medida que passavam por suas estações de trabalho.

Ford adequou aquilo à produção de seus automóveis, e convencionou-se dizer que ele é o inventor da linha de produção. Aliás, o artigo em inglês na Wikipedia a respeito de linhas de produção é muito interessante e eu aconselho a leitura aos mais curiosos, ele traça o início deste processo desde a criação do Exército de Terracota, na China em 215 AC, até sua formatação final e atual, com Henry Ford.

Mas polêmicas à parte, o Ford Modelo T é um marco. Abaixo alguns números interessante a seu respeito:

  • Em 1908, quando teve sua primeira unidade vendida, o Ford T custava US$ 825,00. Em 1925 o preço era de US$ 260,00
  • O Modelo “T” pode ser considerado o primeiro carro “universal”, em 1957 ele representava 57% da produção mundial de automóveis, era fabricado em vários países e tinha revenda em todos os continentes.
  • Foi o Modelo T que tornou padrão o uso de direção do lado esquerdo em grande parte do mundo.
  • O ditado que o Modelo T poderia “ser encomendado em qualquer cor, desde que preto”, vem em parte do fato de que 12 das 15 milhões de unidades produzidas eram pretas, e que as outras três milhões, produzidas em verde, vermelho e azul, eram tão escuras que dificilmente distinguiam-se dos pretos.
  • O Ford Modelo T Runabout foi a primeira pickup produzida, em 1925. Havia também um modelo TT com capacidade de carga de 1 tonelada.
  • Seu primeiro motor foi o primeiro quatro cilindros de bloco simples com cabeçote removível, tinha 2,9 litros e 20cvs de potência, a velocidade máxima do carro era de cerca de 70km/h e seu consumo variava entre 5 e 9 km/l.
  • Ao longo dos quase 19 anos em que esteve em produção, saíram das fábricas da Ford um total de 15 milhões de Modelos T, número que só viria a ser batido em 1972 pelo VW Fusca.
  • Em 1999, um painel de 126 jornalistas de 32 países, escolheu o Modelo T como carro mais influente do século XX.

Na extensão da postagem mais de vinte fotos de um desfile em comemoração ao centenário do Modelo T, e sim, você verá alguns coloridos 😉

Fontes: Wikipedia e Ford (1 e 2)
Fotos: divulgação “Ford Model T Centennial”

21 COMENTÁRIOS

  1. opa primeirão uauhahua rapaz quem diria q essa porcaria ai na época era moda hj isso dai n valhe nem uma menta e um big big! lol

    • RaroFael, você nem sabe de suas origens, não diga ( ou fale, escreva, resumindo, nunca menosprese ninguém )

  2. Rafael só demonstra seu total desconhecimento acerca de carros. Garanmto que isso anda mais do que a Merivinha que a sua mamãe usa para te levar no shopping.

  3. Gostei muito de ver estas maravilhas que o homem pode fazer, e acho que o brasileiro deveria acreditar mai nas invenções que são possiveis de realizar. Como é bom seber que voce ainda preserva estas riliquias. obrigado.

  4. Avendo críticas ou não sobre Henry Fordy, ele revolucionol todo um processo, jamais antes elaborado por nínguém, uma coisa simples, mas que deu muito certo. Penso que ele é um gênio, espertalhão.

  5. Antigamente os carros eram muito feios;assim como os seres humanos;porém nós evoluímos e os carros também.O fato dessa evolução dos carros fez com que as pessoas o quisessem,esse aumento está causando problemas ao planeta.Os Humanos também sua parcela de culpa nessa história,porém não admitem.
    Exponha para mim o seu ponto de vista.Estarei esperando ansiosamente.

  6. Esse carro e bem antigo manu brow,mais uma referencia de outro carro,o motor do BUG,é o do Fusca =) e é muito bom em terra o BUG

  7. Se nao fosse henry ford . Os carros nao evoluiriam tanto e nem teriam tantas tecnologias como sistema gprs e computador de bordo

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui