Centenário da Audi – Audi quattro

16
701

Continuando a comemoração do Centenário, a Audi divulgou diversas fotos do seu  consagrado modelo Audi quattro (isso mesmo, com o q minúsculo), que é um modelo baseado no Audi Coupé, da familia Audi 80. Foi o primeiro carro de Rally a obter vantagem de ter tração integral, vantagem permitida pelas recém mudadas regras no campeonato de Rally. Tração essa que deu origem ao nome – Quattro, derivada da palavra italiana para quatro, designando tração nas quatro rodas. Pouquissimos carros sairam como Audi Quattro (com Q maiúsculo), o que o transformou em um raro item de colecionador.  O carro ficou famoso pelas vitórias no Rally e por ser um carro incrivelmente bom de curvas – e é belíssimo. Lembra muito nosso saudoso Passat. Foi fabricado de 1980 a 1991, oferecido com motores que iam do 2.1 turbo com 197cv até o 2.2 com 217cv, levando o carro a 230km/h. A versão de pista chegou a monstruosos 591cv, um dos carros mais potentes que já competiram nas pistas de Rally.  Clique nas imagens para ampliar.

Clique aqui para ver mais fotos

O Painel, lembra muito o da familia BX (Gol / Voyage / Paraty / Saveiro) pré G2

16 COMENTÁRIOS

  1. O pessoal em geral banaliza muito o passat…
    assim como os audis antigos [como este], deve-se ver tambem o enredo por traz do metal.

    Nao duvide de pessoas que ridicularizam o passat, e acham este bonito…

    isso apenas por obter as “quattro” argolas.

    Particularmente, consigo ver ouro em qualquer lata (descente é claro)

    pode ser brasilia, fusca, fiat 147 e até mesmo romisseta [gosto até de ladinhas! mas em sua originalidade, ou modicaçoes bem feitas, claro].

    restaurados, fazem parte de uma historia!

  2. É igual mesmo o passat e o golzinho quadrado.
    Eu nunca ví um desses de perto, mas acho que um golzinho quadrado GTI é muito mais presa que um audi desses ai.

    Abraço!

  3. o bruno .pelo amor de Deus falar que “golzinho” é mais que um AUDI QUATTRO meu amigo voce não conhece nada mesmo……
    como tem gente besta……
    fica quieto.

  4. são bem parecidos mesmo, porém eu acho a traseira do passat mais bonitona, mas naõ negaria ter um passat (inteiro né, pq hj só se vê sucata andando por aí) assim como não negaria um audi desse ahahaha

  5. Esse carro é demais, a tração 4X4, os seus 220cv (se eu não me engane), e ainda tem gente que compara com o Gol e o Passat, faça-me o favor né.

  6. Realmente a frente é idêntica ao nosso antigo Passat… muito legal. Também concordo que as linhas laterais lembram bastante o Gol antigo. Mas também pudera, a Audi faz parte a décadas do grupo VW.

  7. pessoal, até acho parecido com o nosso antigo Passat, mas não seria BEM mais parecido com o nosso Santana, da primeira geração?
    sem dúvida um carro que marcou história.

  8. A versão de corrida desse carro tem um dos roncos mais insanos que eu já ouvi na vida,além de ser quase tão potente quanto carros de muito mais prestígio(temos que lembrar que é um carro dos anos 80,onde poucos esportivos conseguiam ter mais de 300cv),é sem dúvida um marco na história do automóvel.

  9. carros ,como gol, passat,santana,sao derivados da engenharia e tecnologia alemã,para a américa latina,sendo eficiente ,mas la na alemanha esse modelo quatro é muito superior,pois se destacou em rallys europeus e norte americanos,nao acredito que os nossos fazeriam o mesmo.

  10. a semelhança com os vvw e devido a esta de adquirido a audi no final dos anos 60 e pegou seus projetos como o primeiro passat que na verdade era um Audi 80 com traseira cortada e o o primeiro Polo que era quase um gemeo do Audi 50 a unica diferença era no acabamento, superior no Audi .
    Quanto ao quattro a semelhança com os vw era so na aparencia pois foi ums dos pioneiros a desenvolver a tração nas 4 rodas em carros não off o que era vista com desconfiança , esse modelo e considerado uma lenda principalmente nos rallys

  11. a semelhança com os vvw e devido a esta de adquirido a audi no final dos anos 60 e pegou seus projetos como o primeiro passat que na verdade era um Audi 80 com traseira cortada e o o primeiro Polo que era quase um gemeo do Audi 50 a unica diferença era no acabamento, superior no Audi .
    Quanto ao quattro a semelhança com os vw era so na aparencia pois foi ums dos pioneiros a desenvolver a tração nas 4 rodas em carros não off rod o que era vista com desconfiança , esse modelo e considerado uma lenda principalmente nos rallys

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui