Volvo XC60 Plug-in Hybrid

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A Volvo apresentará o conceito XC60 Plug-in Hybrid no Salão de Detroit esta semana. (Testamos a XC60 normal aqui) O modelo possui o novo motor quatro cilindros da nova plataforma VEA (Arquitetura Ambiental Volvo), que estará disponível no mercado em alguns anos.

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Energia Híbrida – Três carros em um

O motorista pode escolher entre três modos de condução: Pure, Hybrid ou Power:

  • Pure: O veículo é impulsionado somente por um motor elétrico até sua máxima autonomia. A capacidade é aproximadamente 56 quilômetros (varia de acordo com o ciclo de condução) com zero de emissões de poluentes. Já a autonomia no ciclo de condução européia NEDC é de 45 quilômetros.
  • Hybrid: O padrão quando o veículo é ligado, no qual o motor a gasolina e elétrico funcionam juntos de forma a obter a melhor relação consumo X força X emissão de acordo com a conução. Segundo a certificação Européia para condução NEDC, as emissões de poluentes são de 53g/km e autonomia de aproximadamente 50 km/l. Usando a certificação norte-americana, que inclui a emissão de poluentes da produção de energia elétrica, essa economia pode chegar a 23 km/l, o que garante uma autonomia total de 960 km.
  • Power: Prioriza a performance (jura?), o motor a gasolina de 280 cv e 38,75 m.kgf de torque trabalha junto do elétrico de 70 cv e 20,39 m.kgf de torque garantem um excelente desempenho, como a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

“É hora de pararmos de contar os cilindros”

É o que diz Peter Mertens, vice presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo sobre a solução usada nesse XC60. O motor 2.0 4 cilindros Turbo impulsiona as rodas dianteiras, auxiliado por uma nova transmissão de oito marchas, inédita na marca, que junto do motor elétrico de 70cv, produz 350cv e 59,14 Kgfm de torque. Pra se ter idéia da força que isso representa, não custa lembrar que o Audi A8L 6.2 W12 que publicamos ontem tem 500cv e 62,5Kgfm. É muita força, equivalente a um motor V8, com a vantagem do consumo e índice de poluentes consideravelmente menores.

Redução de peças, peso e consumo de combustível

 

A família VEA será composta de motores movidos a gasolina, com injeção direta, e diesel com injeção common rail. Além do sistema de ignição, os novos propulsores utilizarão turbo de geometria e pressão variável para maior flexibilidade, oferecendo mais desempenho em diversos níveis de torque, combinado com o menor consumo.

Esse formato, denominado modular, foi baseado em um padrão de 500 cc com câmara de combustão aperfeiçoada para melhorar a termodinâmica do processo. Essa tecnologia ainda permite o desenvolvimento de um motor de três cilindros.

A plataforma VEA possibilita as seguintes vantagens:

  • Número de peças reduzido em 60%, o que permite melhor eficiência de fabricação, qualidade e adaptabilidade.
  • Motores 90 kg mais leves
  • Economia de combustível em até 35%
  • Motores com baixíssimos níveis de emissões para atender as leis de poluentes até 2017

Gerador de Ignição integrado

O motor do XC60 Plug-in Hybrid não possui partida convencional ou alternador. Ao invés disso, é equipado com um gerador de ignição integrado (ISG) conectado ao virabrequim, localizado entre o motor e a transmissão. O ISG é capaz de entregar 45 cv extras durante a aceleração e também carregar as baterias durante as frenagens.

Conectado

O sistema Volvo Sensus mantém o condutor constantemente atualizado para simplificar o trajeto, por exemplo:

  • Melhor rota para o destino, dependendo da prioridade do condutor, como menor consumo de energia, rota mais rápida ou menor distância
  • Zona de baixa emissão de poluentes, lembrando que é necessário estar com a capacidade máxima da bateria
  • Estações de recarga com acesso a energia renovável
  • Lugares durante a rota com acesso as estações de recargas rápidas
Há também a possibilidade de se conectar com o veículo por meio de aplicativos no celular, que trará informações como nível de bateria, autonomia restante, local e viabilidade para a próxima estação de recarga e também se o cabo de recarga está conectado e o sistema de climatização está ligado durante essa operação.

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