18
fev
09

Como seria o Dodge Viper, se tivesse sido lançado em 1967?

Postado em Carro Conceito, Classicos por Gilberto "Knuttz" Soares Filho - Comments

Esta semana quando eu estava navegando em alguns sites de carro na gringolândia, eu topei com uma prova de conceito em que o designer transpôs 30 anos no tempo, levando ao passado, o Dodge Viper.

Tive a agradável surpresa de ver que o projeto era de um brasileiro, entrei em contato com ele, e descobri que trata-se de um engenheiro e designer graduado pela FAAP, em São Paulo, que atualmente mora em Milão na Itália, chamado Rafael Reston, de 29 anos. Ele já fez trabalhos para a Renault America Latina, Speed Design e The Underground World e The OSD. Tem inclusive um livro de design automotivo publicado, chamado “Do Sketch ao Concept, o básico do design automotivo” -2008.

Pedi-lhe que escrevesse algumas linhas sobre seu trabalho, para publicar junto com as renderizações do conceito, segue abaixo o seu texto, e em seguida mais renderizações que podem ser encontradas na extensão da postagem.

O projeto do viper concept 1967 surgiu da idéia de como seria o carro se ele tivesse surgido nos anos 60, para concorrer com o corvette entre outros, por exemplo. A partir dessa idéia, realizei uma grande pesquisa sobre os materiais e as técnicas construtivas da época, para que o carro fosse o mais fiel possível ao que poderia ser feito em 1967. Grandes faróis circulares, rodas aro 15, muito cromado, e superfície do carro com bastante curvas, seguindo a tendência de design da época. Estao presentes no conceito também, um pouco da linha dodge da época, mas sempre fugindo para um lado mais esportivo, de um carro que não existia naquela época na própria dodge, alem das linhas tradicionais marcantes do viper dos anos 90, como o teto abaulado, enorme capo, com o motorista dirigindo praticamente sobre o eixo traseiro, entrada de ar no capo, e saída de ar lateral em formato de arco, alem dos temas de lanternas e farois. Sob o capo, coloquei o 440-MAGNUM que era utilizado no challenger R/T, porem modificado para ganhar alguns HP a mais, deixando de lado assim o V10, que seria, ao meu ver, um pouco inviável na época da produção, elevando muito o custo do projeto e impossibilitando o carro de realmente brigar pelo mercado de super-esportivos em 1967.

No interior, utilizei muito cromado e couro, com madeira mogno no volante, sempre respeitando o que seria possível colocar de luxo em um carro como esse em 1967, e tendo em mente, que, acima de tudo, viper e um carro essencialmente para gerar emoção, e não propriamente um carro de luxo.

Nas opções de cores, predominam os tons quentes, como nos primeiros viper dos anos 90, com vários tons de amarelo, vermelho e laranja, alem dos clássicos preto (nesse caso, um preto perolado, e tons tradicionais da época, como azul metálico, verde escuro e chumbo, alem do vinho, que ao meu ver, identificaria o viper 1967 assim como o vermelho o identifica hoje em dia.

Segundo meus estudos, o preço base do carro em 1967 seria de $ 4.110 dolares, o que o tornaria realmente um grande concorrente ao Chevrolet Corvette.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Davi disse:

    SENSACIONAL! BMW, contrata esse rapaz aí! =)

  2. Moy disse:

    Lindo !!! Linhas perfeitas. O cara se garante mesmo!

  3. Eu diria que ficou muito mais bonito do que o Viper atual.

  4. koch67 disse:

    Pra mim, pareceu mais um Corvete.
    As linhas do Viper são únicas e não se parecem com nenhum outro carro.
    Assim, na década de 60 ele também não deveria se parecer com nenhum outro

  5. Rubens disse:

    É um put@ carrão.
    Merece, no mínimo, entrar em alguma versão de Gran Turismo, nem que seja como carro bônus.

  6. madger disse:

    embra esse tenha ficado bem bonito, e o trabalho impecável, eu ainda prefiro o viper atual, achei a lateral dele BEM parecida com a do corvete, não que seja ruim, mas simplesmente prefiro o atual

  7. Cacá disse:

    Legal, muito original, já que só vemos carros conceitos prevendo o futuro e não conceitos de “como seria”.

  8. Lucas disse:

    o q mais impressiona eh onde a computacao grafica chegou

  9. RR disse:

    violento ..show msmo..ql progama usou auto cad ?

  10. marco disse:

    Genial.

  11. Jader Pires disse:

    Morri -http://tinyurl.com/c4e6bt

  12. Renbrant disse:

    uma obra de arte!

  13. Marcus Vinicius disse:

    Bonito mesmo, parabéns…

  14. Daniel Consorti disse:

    As linhas são parecidas com o do corvette por uma unica razão: era o estilo dos carros esporte da época!
    Mas o carro ficou sensacional. Realmente seria um carro esportivo que como o corvette teria sobrevivido até hj.

  15. Taiguara disse:

    Cara, que show, muito bom!!
    parabéns!!
    abraço