Mercedes-Benz apresenta sistema que permite controle de combustível em frota de caminhões

0
17

Mercedes-Benz Actros

A Mercedes-Benz está apresentando o sistema FleetBoard, que permite gestão de frota e monitoração do consumo de combustível. Um caminhão extrapesado Actros 2546 6×2 “Estradeiro” está sendo usado para teste do aplicativo na BR 101.

Nesta segunda-feira, sétimo dia do percurso, o consumo médio do veículo, com 45.000 kg de Peso Bruto Total – PBT, chegou a 2,5 km/l, uma melhora de 25% sobre os 2,0 km/l do primeiro dia de viagem.

A melhora no consumo é fruto da interação entre o caminhão e a equipe do FleetBoard, que vem fazendo o acompanhamento diário do Actros nesse longo test-drive. “Nosso time se comunica com o motorista e reporta a ele os pontos de melhoria na condução”, diz André Weisz, gerente sênior do FleetBoard Brasil. “Eles fornecem dados e informações que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo”.

O FleetBoard permite acesso on line às informações da frota, via Internet, podendo ser utilizado no computador da empresa e também no iPhone ou iPad.

Ainda de acordo com André, outro resultado significativo proporcionado pelo uso dessa avançada ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. “E as vantagens não param por aí. Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga”, diz ele.

Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme determina a nova legislação da profissão.

Mercedes-Benz FleetBoard

Mercedes-Benz FleetBoard (2)

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui