30
jan
13

JAC entra no mercado de comerciais com o T140

Postado em Caminhões por Danilo Ferreira - Comments

A Jac Motors acaba de lançar seu primeiro comercial leve – o T140. Com 1570kg de carga útil, tem o peso bruto total de 3490kg, que, aliados ao tamanho dentro da legislação e rodagem simples na traseira, o coloca no segmento de VUC – veículo urbano de carga, segmento em plena expansão.

Clique aqui para ler mais e ver mais fotos

O carro vem equipado com um valente motor Cummins de 140cv a 3600rpm e torque  de 28,6 kgfm, disponíveis já a 1600rpm, combinados a um câmbio ZF de cinco marchas. Isso se traduz em andar com carga com desenvoltura – testamos um modelo carregado com 1000kg (mais a carroceria, que assumo que pese ao menos 200kg), e o caminhão acelerava muito bem. Conta também com freio motor, acionado na mesma alavanca do limpador de para-brisas, e é ótimo para grandes descidas, como a de uma serra, para poupar os freios. O freio motor funciona bloqueando os gases do escapamento, e “segurando” o carro, evitando o aumento da velocidade.

o T140 pode ser guiado por quem tem carta B, pois seu peso total fica abaixo dos 3500kg. Mas a robustez do veículo permite até mais carga que isso, mas aí passa do limite da lei. É equipado com direção hidráulica e volante regulável, freios ABS (ótima adição para um veículo de carga!), CD player com MP3, travas e vidros elétricos e alarme com controle na chave.

Outra grande vantagem do T140 é a manutenção – por ter a cabine basculante, facilita muito o acesso ao motor, diferente dos concorrentes HR e Bongo, cujo acesso é feito por uma abertura embaixo dos bancos. A JAC motors oferece garantia de 3 anos ou 100.000km para o T140 (o que ocorrer primeiro).

O primeiro lote de 500 T140 foi fabricado na China, mas o modelo será fabricado na fábrica da JAC em Camaçari, na Bahia, a partir de 2014. Está prevista a produção de até 10.000 unidades por ano na fábrica, e, em 2014, já devem ganhar air-bag e motor com EURO5, por força de lei. O motor atual é EURO4 (padrão de emissão de poluentes). O Ar-condicionado pode ser instalado na revenda.

O preço do T140 é de R$69.900. Um pouco acima dos concorrentes Kia Bongo e Hyundai HR, mas se trata de um caminhão maior e com mais potência. Vai dar trabalho para a concorrência.

Ficha técnica do T140

Tração: 4×2

Motor
Combustível: Diesel
Modelo: Cummins 2.8
Cilindrada (cm³): 2800
Potência cv (kW): 140 cv a 3600 rpm
Torque mkgf (Nm): 28,6 mkgf a 1600 rpm

Sistema Elétrico: 12V  –  100Ah

Transmissão
Marca/modelo/tipo: ZF / 5S400 / Mecânica
Relação de Redução: 4.875

Embreagem
Tipo: Seca, com platô mola
Diâmetro do disco: 310 mm

Direção 
Modelo/Tipo: Hidráulica
Diâmetro de giro: 7,0m

Rodas e Pneus
Rodas: 16pol
Pneus: 7.00R16 12PR

Freios
Marca/Tipo: Hidráulico com ABS
Estacionamento: Mecânico

Capacidades (litros)
Cárter: 5
Caixa de mudanças: 2,8
Direção: 1,8
Sistema de arrefecimento: 10
Combustível: 65

Dimensões (mm)
Entreeixos: 2490
Largura: 1720
Comprimento máximo: 4725
Altura: 2194
Bitola dianteira/traseira: 1440/1395
Balanço dianteiro/traseiro: 1065/1170

Pesos (kg)
Eixo dianteiro: 1550
Eixo traseiro: 1940
Carga útil + Carroceria: 1570
Peso Bruto Total (PBT): 3490
Capacidade Máxima de Tração (CMT): 0

Suspensão
Dianteira: Feixe de molas parabólicas do tipo semi-elípticas, com amortecedores de dupla ação.

Traseira: Feixe de molas parabólicas do tipo semi-elípticas, com amortecedores de dupla ação.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Renan disse:

    Pelo visto esse caminhãozinho é muito bacana. O motor Cummins é super tradicional, e a transmissão ZF também… É bom que a JAC tenha tido esse preocupação.

  2. Rubens disse:

    Com certeza é um produto interessante pra quem trabalha na área comercial. A jac deve apostar com firmeza nesse setor…

  3. Everaldo disse:

    ola voces fazem ela financiada 100%

  4. Júlio César Souza disse:

    Olá amigos!
    Acabei de adquirir o T-140. O motor, caixa e diferencial foram decisivos
    para fechar o negócio, espero ter feito um bom negócio, mas desde já
    recomendo pela motorização e o custo benefício.

  5. Lula disse:

    ola voces fazem ela financiada 100%