Test Drive – Volvo C30 Elétrico

4
255

A Volvo nos deu a oportunidade de dirigir um C30 elétrico, por um curto percurso, e aqui estão nossas impressões

O C30, carro que é realmente bonito (diferente de vários outros modelos elétricos), foi equipado com um motor que gera 82kw. Estranho falar em kilowatt para carros, mas isso equivale a 111cv. Parece pouco para um modelo (que começa com mais de 140cv a gasolina), mas, como todo o torque do motor (que é de 22,4 kgfm, maior do que grande parte dos gasolina 2.0) está disponível o tempo todo, o carro acelera bem.

Clique aqui para ler mais

As baterias, que pesam 280 kg no total, garantem uma autonomia de 150km – e podem precisar de aquecimento no frio inverno europeu, e por isso contam com um aquecedor movido a etanol para colocarem as baterias na temperatura ideal de funcionamento.  O silêncio do carro é tanto que chega a ser perigoso para os pedestres distraidos, que, ao não ouvir o motor, podem entrar na frente do carro (e isso realmente aconteceu durante um dos testes!)

Mas deixando o “problema” da falta de ruído de lado, o carro é realmente gostoso de dirigir, acelera com decisão , sem se importar com os 4 passageiros que levava, além dos 1600 kg do carro. A aceleração de 0 a 100km/h é feita 10,9s, e a velocidade máxima é limitada a 130km/h.  Como o centro de gravidade mais baixo por causa do peso das baterias, o carro faz melhor as curvas do que o modelo a gasolina (que testamos e podemos dizer, com todas as letras, que faz muita curva!). Infelizmente o percurso foi curto demais para testarmos esse aspecto.

Realmente legal rodar com um carro com placas da Suécia em plena Itajaí, em Santa Catarina. Chama MUITA atenção!

O jornalista viajou a convite da Volvo

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui