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Avaliação – Chevrolet Spin LTZ Automática

Postado em Avaliação por Danilo Ferreira - Comments

Testamos por 5 dias a nova Chevrolet Spin, lançamento que substitui a Meriva e a Zafira e aqui vão nossas impressões. A Spin, arma da GM para combater as  asiáticas Livina e JAC J6 (e em menor número a Fiat Idea, que é menor), é baseada no (nem tão) compacto Cobalt, o que lhe confere um ótimo espaço interno e um acerto de suspensão que garante firmeza nas curvas

Clique aqui para mais fotos e detalhes

Abaixo as rodas de liga-leve do modelo LTZ, topo de linha. São de aro 15, calçadas em pneus 195/65. Altura e largura apropriadas para o modelo, garantem boas curvas e baixo nível de ruido. Infelizmente o estepe não é da mesma medida, sendo para uso apenas até o conserto (mesmo tipo dos adotados no Cobalt e Cruze).

O carro é equipado com um motor 1.8l, o mesmo que equipava a Meriva, Montana e Corsa, com alterações que o deixaram com uma curva de torque que melhor serve ao modelo, que pesa 1255kg. A potência é de 108cv e o torque de 17.1kgfm, suficientes para empurrar o carro (mas não para uma condução esportiva).

O modelo substitui a Zafira, mas não tem alguns dos requintes da antecessora, como ar condicionado digital, porém custa cerca de 15 mil reais a menos (na versão mais completa de 7 lugares), o que a torna uma opção mais racional. Tudo está lá – ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, airbag duplo e abs desde a versão básica. A completa, além dos 7 lugares, conta com retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, rádio mp3 com bluetooth (viva-voz para o celular), faróis auxiliares de neblina, piloto automático e um moderno câmbio automático de 6 marchas (o mesmo usado no Sonic e no Cruze), que garante baixíssimas rotações na estrada (culminando também em baixo consumo)

Abaixo, o bom rádio/cd/mp3 player, que também tem informações de temperatura externa. A qualidade do som é boa para um carro dessa faixa de preço, e os comandos no volante tornam mais seguro o uso. A única ressalva é a posição do botão de sintonia, se ficasse do outro lado seria melhor para não confundir com o botão de volume (mas posso estar exagerando, não é mesmo?)

Abaixo o detalhe do ótimo acabamento das portas, em veludo, junto com os comandos dos vidros/retrovisores elétricos

 

Os bancos dianteiros são muito confortáveis e o espaço para os passageiros da frente é ótimo. A posição de dirigir, mais no estilo minivan/SUV, é ótima e garante a boa visibilidade.

O tamanho dos retrovisores externos deveria ser exemplo a ser seguido em outros modelos.

Abaixo, o conhecido motor 1.8 da Chevrolet. O cofre do motor tinha muito espaço livre, quem sabe o carro irá oferecer um 2.4 ou mesmo um 6 cilindros? Talvez não para o mercado brasileiro, mas que cabe, cabe.

Os 2 bancos extras da versão 7 lugares, a exemplo dos concorrentes,é confortavel para 2 pessoas, mas tem pouco espaço para as pernas – 2 adultos sofrem em viagens prolongadas. Mas a criançada gosta de “sentar no porta-malas” e o espaço é suficiente para eles, então a tendência é ser mesmo utilizado pelos pequenos.

Abaixo o sistema de levantamento do banco para acesso dos passageiros

Falta o cinto de 3 pontos para o passageiro do meio do banco de trás, o que é ruim, mas a solução para “esconder” o cinto demonstra bom acabamento, como pode ser visto na foto abaixo.

Abaixo, a foto de um dos 32 porta-trecos da Spin. Eu não contei quantos eram, 32 é o que a Chevrolet diz, mas por todos os lados há espaço para as tralhas, o que é ótimo para um carro família desses. Interessante também a alça para segurar o cinto de segurança (e evitar possíveis tropeços dos passageiros de trás ao sair do carro.

O câmbio é um capitulo a parte – trocas macias de marchas em uma tocada leve, e responde bem na tocada mais puxada. Ao frear (por exemplo em uma avenida para reduzir de 80 para 50 ou 40) ercebe-se as reduções como se estivéssemos reduzindo manualmente, o que passa uma gostosa sensação de controle. Na estrada a rotação a 120km/h na 6a marcha fica em cerca de 3000 giros, e o silêncio a bordo impera (pelo menos por parte do carro, porque a trilha sonora é garantida pela família!). O que me incomodou no câmbio é a relutância dele para reduzir e acelerar, por exemplo quando freamos para virar em uma rua, por diversas vezes ao acelerar ele relutava cerca de 3 segundos antes de reduzir e seguir em frente com força, o que foi um dos poucos pontos negativos que percebemos no modelo.

O consumo do modelo ficou em 14km/h na estrada a 100km/h (bendita 6a marcha) e cerca de 7km/l na cidade.

O design do modelo lembra o Agile, que é a identidade da marca, mas as semelhanças com o compacto param aí – os carros não dividem plataforma, motor nem suspensão. O carro chamou atenção nas ruas, e o tamanhão avantajado ajuda nisso.

Esse carro pelo visto irá fazer a alegria das grandes famílias, taxistas (inclusive um amigo que é taxista já estava se preparando para comprar uma em substituição da sua Zafira) e das forças policiais. Sim a Polícia vai gostar desse carro em substituição da Blazer – grande, confortável para a patrulha, mais estável que uma SUV e (principalmente) barato, tem grande visibilidade e cabem bem uns 4 presos no porta-malas.

O modelo testado, topo de linha completo, custa R$54.690 (3000 reais mais barato do que a concorrente Grand Livina). Básica, com 5 lugares, custa R$44,590, um ótimo preço pelo pacote e pelo tamanho. A Chevrolet acertou no preço e no tamanho do veículo.

Ah, e a campanha da televisão? Fazia tempo que não via uma tão divertida (veja o vídeo abaixo)

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Comentários

  1. Jair Toledo disse:

    Só uma pergunta qual é a cor do veículo testado nas fotos?

    1. marcio disse:

      ola estou querendo comprar uma spim mas estou com duvudas sobre o carro sera que este cambio altomatico e bom mesmo, ele é economico, porque estou em duvida com tres tipos de carro COROLA, HONDA FIT ou a SPIN LT, ( este foi o que me chamou mais a tenção)

  2. weiglii disse:

    GRANDE DANILO. ÓTIMA MATÉRIA. E MUITO SHOW A ÚLTIMA FOTO. GRANDE ABRAÇO.

  3. Rony de Souza disse:

    Frente bonita, traseira feia, espaço interno muito bom. Ele preto com umas rodas 18 ficaria melhor 😉

  4. Caio Cesar disse:

    realmente é um ótimo carro ^^ meu pai comprou um na cor branca é realmente muito bonito nessa cor

  5. marcello disse:

    primeira reportagem sobre este carro que falam realmente os prós e contra, parabéns ao Danilo eu já estava com vontade de trocar a minha zafira aut. por esse carro, depois desta reportagem “fotos” não tenho mais dúvidas. concordo quando dizem que a traseira é feia, ninguém consegue agradar todo mundo.

  6. Silvia Giovani disse:

    Tenho um space fox I motion que acabou de fazer dois anos e já começou a dar problemas no cambio lê-se embreagem. Foi o que eles disseram na concessionária. Será que o spin automatizado também vai dar esses rpoblemas pois é também um lançamento.

    Obrigada

    1. Silvia Giovani » A Spin é automática não automatizada, e usa o mesmo câmbio já usado no Cruze e Sonic, então não deve sofrer de problemas (que ja foram resolvidos nos outros carros)

  7. ANTONIO MEIRA disse:

    Parabéns Danilo reportagem ótima porem faltou alguns detalhes, Tenho uma MERIVA e acabei de comprar um SPIN ltz automática 7 lugares cor branca, achei que seria um carro com mais conforto, os vidros não sobem quando travamos o carro, foi retirado o alarme sensor interno de movimento, não tem visor no sensor de ré apenas um bip que vai modificando a medida que se aproxima da parede, o encosto da cabeça dos bancos dianteiros deixa a desejar, e o que mais me decepcionou não tem trava elétrica na tampa do combustível, até o CORSA tem, ou seja opcionais a menos e carro mais barato, questionei sobre a falta destes opcionais e o vendedor apenas disse foram tirados por ser uma nova norma Europeia.

  8. Donizete disse:

    Tenho 01 meriva 1.4 maxx 2009 2009 e estou pensando em troca-la pela spin ltz. Mas fica tanta duvida sobre o motor ser beberrao, pois o da meriva é beberrão. Tem alguns opcionais no spin que mim agrada e outros que faltam que sao decepcionantes como trava eletrica do tanque de combustiveis e acionamento automatico dos vidros quando aciona o alarme.
    Pergunto: qual é melhor a spin ltz automatica ou a livina x-gear?

  9. Adriano Célio Alves Machado disse:

    Sou advogado em Presidente Prudente/SP. Uma cliente do meu e escritório comprou o Spin para uso da empresa dela e está completamente decepcionada. O carro apresentou sérios problemas desde o início e diversas vezes deixou o motorista na mão. Simplesmente desliga e não liga mais. Todos perderam a confiança no carro. Em pouquíssimo tempo de uso, é a terceira vez que o carro volta para a concessionária de Presidente Prudente e ninguém consegue resolver o problema. Vamos ter que acionar judicialmente a concessionária e o fabricante. Fiquem atentos!!!!

  10. Franciele disse:

    Achei o carro lindo e bem completo, estou pensando seriamente em comprar uma.
    A única coisa que senti muita falta e não vi comentário algum foi o tampão do porta-malas que ainda não está disponível.

  11. Raimundo Nonato disse:

    Estou muito decepcionada a spin que comprei não tem estabilidade ja reclamei deversas vezes, nas revisoes feitas e nada resolvido , ate agua ja entrou no carro e niquem sabem por onde foi. o carro balanca muito